.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 9 de outubro de 2016

-Cuidado com o fermento dos fariseus-José Salviano

14 de Outubro de 2016-Ano-C

Evangelho - Lc 12,1-7



Jesus disse aos seus discípulos: Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.”
A hipocrisia é a pretensão, ou um comportamento fingido, mostrando ser o que não é. É o ato de fingir ser honesto, ser religioso, possuir virtudes, bons sentimentos, quando na verdade a pessoa não possui nenhum desses predicados.  A origem da palavra hipocrisia, vem do ato de representar. Ou seja, o hipócrita nada mais é do que um ator. E muitos deles representam muito mal, pois todos percebem que não passam de uns falsos, e que só falam mentiras.
A característica principal do hipócrita, é acusar os defeitos, os pecados dos outros, quando na verdade, eles praticam os mesmos erros, as mesmas imoralidades.
A psicanálise freudiana denominou esse comportamento de PROJEÇÃO. Isto é, o hipócrita é aquele ou aquela que projeta nos outros os seus próprios defeitos. 
Diz o ditado popular, que o macaco se senta no próprio rabo para escondê-lo, e aponta o rabo do seu colega, fazendo chacota dele, por ele possuir um rabo.
Para muitos que vivem longe da fraternidade ensinada por Jesus Cristo, a hipocrisia é um comportamento necessário e muito útil para a sobrevivência. E tais pessoas criticam os honestos, os não-hipócritas, chamando-os de INJÊNUOS.
Os filhos da Luz precisam tomar muito cuidado para não ser como os fariseus. Os catequistas, os leigos engajados, e todo o pessoa da linha de frente da Igreja missionária, precisam avaliar diariamente seu comportamento, sua conduta, procurando detectar nela possíveis atitudes de hipocrisia, por menores que sejam.
Porque É INADMISSÍVEL UM CRISTÃO HIPÓCRITA. O catequista deve ser um espelho de Cristo. Deve transpirar sua palavra em seus gestos, atos e palavras.

Meus irmãos. O Cristão deve ser fiel, autêntico, caridoso, sincero, correto, justo, simpático sem fingimento, e se possível, ter sempre um leve sorriso em suas expressões faciais. Porém, é bom observar, ou lembrar que nem sempre as sorridentes e os sorridentes são os mais caridosos.  Que nem sempre os que se apresentam como muito simpáticos, são as pessoas mais autênticas, mas leais, mais sinceras. Cuidado, para não se enganar!
A hipocrisia anda solta nos tempos de eleições. Os candidatos vão a periferia, seguram crianças pobres, apertam a mão do trabalhador, na feira livre eles comem pastéis, e sorrindo para todos querem com isso dizer nessa atuação teatral, que eles são os mais indicados para ocupar o cargo a que estão eleitos. Você acreditou. Não é mesmo?
Cuidado com o fermento dos fariseus que vivem em sua volta.

Tenha um bom dia. José Salviano.


Um comentário: