.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 25 de outubro de 2016

“Jesus escolhe os doze discípulos!” - Claudinei M. Oliveira.


Sexta-feira, 28 de outubro  de 2012.
Evangelho: Lc  6, 12-19

           
Antes de Jesus tomar uma decisão importante , sobe a montanha e reza, pedindo ao Espírito Santo, discernimento  nas decisões. Passou a noite rezando e ao amanhecer  escolhe seus discípulos e voltou-se para a planície para encontrar a multidão.

Todos esperam algo de Jesus, seja para expulsar o demônio, curar os enfermos ou para ouvir suas palavras. Queriam estar diante de uma pessoa que não tinha pudor em mensurar belas palavras.  Suas dicas faziam a diferença no cotidiano. Mostrava um caminho que deveria ser percorrido e sentiam-se protegidos e acolhidos. 

Porém, agora Jesus  podia contar com mais doze discípulos, enviados, para a continuar a missão. Missão que continuaria levando a mensagem de fé, esperança e amor a todos que necessitassem de uma força. Jesus preparou seus discípulos para ser amigo, companheiro, visionário.

Mesmo sendo escolhido por Jesus para dar continuidade da missão libertadora, pois Jesus sabia que seria  morto pelos homens poderosos, Judas Iscariotes, aquele que viria a trair Jesus,  também fez parte da comunidade. Muitas vezes a aparência pode enganar-se. Não bastar rezar, colocar os joelhos no chão, dizer que ama Cristo e fazer sua vontade com dedicação, se não tiver fé, compromisso, ação.

O mais importante é analisarmos as nossas convicções pessoais e comunitárias, para sentir se elas refletem ou não a palavra e a ação de Jesus através de nós hoje. Sempre a auto avaliação nos faz repensar o nosso projeto. Para sentir se aquilo que estamos fazendo realmente procede no aliamento de Jesus.

Jesus não quer discípulo falso. Discípulo que aparenta ser uma pessoa dedicada, mas a qualquer momento pode lançar o projeto pessoal. Dessa forma o cristão esta usando o nome de Jesus para promover. Não tem um compromisso com a  verdade. Falta compaixão e discernimento.

Ao rezar, distanciar das coisas mundanas, é para encher de vivacidade do Cristo para renovar as energias. A batalha diária requer preparo  e entrega, Deus oferece para cristão a oportunidade de renovar no Espírito constantemente, para isso basta parar um pouco e rezar.

A missão dos discípulos  continua a nos desafiar. Levar a Palavra que enche o coração das pessoas. Ainda esta viva a chama do fervor missionário para viver numa sociedade justa e fraterna. Temos essa missão pelo batismo que nos fortalece e nos anima a sermos um instrumento do Pai.

Basta olhar para nossa comunidade. Ver se essa comunidade anunciar a Boa Nova. Se ela carrega a marca do Cristo Ressuscitado.  Ou se ela tem o fervor missionário. Caso viva numa comunidade alegre, participativa, que não mede esforço para ajudar o irmão e esta sempre disponível, essa comunidade tem a chancela do amor de Deus. Entretanto, se a comunidade é inerte, parada, sem motivação e faz as  celebrações por obrigação, logo é uma comunidade sem frutos, sem o âmago de Cristo, ainda não encontrou o caminho nostálgico de Cristo. Ao analisar estas questões pode compreender o grau de comprometimento.

Portanto, ao escolher os Seus, Jesus estava preparando sua despedida. Mas antes de partir deveria formar uma comunidade que abraçasse seu projeto. Assim, cada cristão tem o compromisso de levar o amor de Deus e a construção do Reino em qualquer lugar, porque a multidão está esperando algo de você.  Amém.

Abraços
Claudinei M. Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário