.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 16 de outubro de 2016

“TOMAI CUIDADO COM TODO TIPO DE GANÂNCIA...” Olívia Coutinho

 
Dia 17 de Outubro de 2016
 
Evangelho de Lc12,13-21 
 
A palavra de Deus está sempre nos convidando a darmos um sentido novo á nossa existência, a colocarmos  o reino de Deus como prioridade em nossa vida!
Jesus é a presença do Reino de Deus no meio de nós, estar com Ele, é fazer parte de um reino de amor de paz e de justiça!
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus nos alerta sobre o perigo de estarmos voltados somente para os bens terrenos e com isso deixarmos de lado, os bens eternos, os verdadeiros  valores! 
Quando deixamos nos iludir pelas coisas do mundo, damos espaço para a ganancia, e assim,  nos fechamos a partilha.  A ganancia  endurece o nosso coração, nos cega para as coisas de Deus! Quem é ganancioso (a), torna escravo de si mesmo, porque nunca satisfaz com o que têm, está sempre querendo algo mais!
Muitos, na ânsia de acumular bens, não têm escrúpulos de passar por cima do outro para adquirir o seu intento.
O texto que nos é apresentado começa dizendo que alguém no meio da multidão, pede a Jesus para interferir numa questão relacionada a uma herança.
Jesus não intervém, mas aproveita a oportunidade para nos passar um importante  ensinamento: “Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens.” E para esclarecer, Ele conta a parábola de um homem rico, que gastou a sua vida acumulando bens, e com isto perdeu a oportunidade de construir aqui na terra a sua morada no céu!
Com esta parábola, Jesus nos adverte quanto ao perigo que corremos quando depositamos a nossa segurança nos bens terrenos! O acúmulo de bens, a ostentação, nos torna pessoas frias, insensíveis, fechados no nosso mundo particular. 
Na narrativa, confronta-se a lógica do homem com a lógica de Deus: a lógica do homem é guardar, é acumular, é ter sempre mais, já, a lógica de Deus, é deixar-se, é abandonar-se é desprender-se, é dar-se...
Os ensinamentos que Jesus nos passa no dia de hoje, são desafiadores, principalmente para muitos de nós, que tem “alma de rico” isto é, que se deixa levar por atitudes egoísticas.
Jesus é a nossa maior riqueza, valorizemos este tesouro, Ele é o sinal por excelência do amor do Pai, aderir a sua proposta,  é a garantia de um dia recebermos uma  herança de valor incalculável, o único bem que não perece, o bem maior, que é a vida eterna! Vida eterna, que já podemos experimentá-la aqui na terra quando vivemos de acordo com a vontade de Deus, quando fazemos da nossa vida, uma oferta de amor e gratuidade. 
Uma vida frutuosa, não se mede por aquilo que se tem, e sim, por aquilo que se é! Não alcançamos a plenitude pelo o que temos, e sim, pelo o que somos!
É no mais profundo do nosso ser, que cultivamos o nosso bem maior: o amor infundido por Deus em nossos corações, é este, o amor que nos une como irmãos. 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook
https://www.facebook.com/ groups/552336931551388/

2 comentários:

Mariano Silveira disse...

DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.

Anônimo disse...

Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

Postar um comentário