.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

São Judas, rogai por nós!-Alexandre Soledade

28 de Outubro de 2016- Sexta - Evangelho - Lc 6,12-19


Bom dia!
Hoje é dia do Santo Padroeiro do meu irmão Thadeu.
São Judas Tadeu, filho de Cleófas (Alfeu), conhecido também como irmão de Tiago, era primo-irmão de Jesus, ou seja, seu pai era irmão de São José, pai adotivo de Jesus. Sua família parecia ser muito próxima a Jesus, algo, creio eu, muito além do parentesco.
Seu pai, segundo historiadores, provavelmente era um dos discípulos de que caminhavam para Emaús; a mãe dele também provavelmente era uma das “Marias” que acompanhavam de perto Jesus durante o calvário e Simão, seu irmão também foi um dos discípulos.
Gostaria que ressaltar que Jesus era primo de Judas. Alguém do convívio próximo que talvez tenha crescido junto com ele. Alguém que no inicio da sua pregação, questionavam quem era “aquele” ou “não é o filho do carpinteiro”, a família de Judas Tadeu já acreditava e punha assim por terra a idéia que “santo de casa não faz milagres”.
Um dia fui indagado por um colega de trabalho o porquê Jesus fora àquele casamento em Caná da Galileia. Segundo relatos de estudiosos em história judaica, aquele era o próprio casamento de Judas, ou seja, Judas era o noivo que ficaria sem vinho (alguns dizem que poderia ser o de Simão). Caso seja verdade a hipótese, isso denota muito proximidade a alguém que Jesus, mais tarde escolheu para ser seu discípulo.
Muito mais que o “santo das causas impossíveis” ou dos “casos mais desesperados”, São Judas Tadeu representa um laço familiar um tanto que esquecido na nossa sociedade. Como podemos notar, não somente sua pessoa acreditava ou procurava estar perto de Jesus. É muito clara a presença de seus irmãos, pai e mãe também na caminhada, sendo isso pouco comum nos dias de hoje.
São Judas deve ter uma dura lida no seu dia. Imagino o número de pedidos impossíveis e “desesperados” sendo feito hoje (…)
Imagino muitos lares às 19 ou 20 horas… O filho na rua medindo o tamanho do meio fio (pra não dizer que não esta fazendo nada) ou jogando na LAN HOUSE, a filha no Orkut, o pai sentado no sofá assistindo jornal e a mãe na igreja rezando por eles. E nas dificuldades que possam ocorrer, a santa mãe novamente será a “única” culpada, pois não parava em casa… (hunf!)
“(…) Recorda-lhes isto, para que sejam irrepreensíveis. Quem se descuida dos seus, e principalmente dos de sua própria família, é um renegado, pior que um infiel”  (I Timóteo 5,7-8).
Imagino em muitos bares… Muitos pais de família enchendo a cara, pondo a culpa no chefe pelo salário que tem, por não ter o carro, a casa, a vida, (…) que merece e que chega em casa tonto, brigando com os filhos, batendo na mulher e procurando pelo filho que esta no grupo de oração, na catequese, na crisma, pedindo a Deus força para libertar seu pai.
“(…) Estai alerta para que ninguém deixe passar a graça de Deus, e para que não desponte nenhuma planta amarga, capaz de estragar e contaminar a massa inteira”.  (Hebreus 12, 15)
Imagino nos estádios… Uma porção de homens barbados (risos) pedindo pelo flamengo (padroeiro do time), que consiga conquistar o “caneco”; que ele o defenda da torcida “inimiga” e que ele me perdoe por sair de casa pensando besteira enquanto não tenho o mesmo amor e empenho por minha família, meu trabalho, minha vida…
Vamos apresentar esses “pedidos” acima à machadinha da imagem de São Judas (risos). Vamos pedir sua intercessão e seu exemplo familiar para todos nossos lares, pois talvez seja essas as “causas mais desesperadas” do momento.
São Judas, rogai por nós!
Um imenso abraço fraterno.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário