.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Fariseu Sangue Bom-Diac. José da Cruz

30º DOMINGO DO TEMPO COMUM 23/10/2013
1ª Leitura Eclesiástico 35,15b-17.20-22
Salmo 33(34).7 ”Vede, este miserável clamou e o Senhor o ouviu.O Senhor livrou a alma de seus servos”
2ª Leitura 2Timóteo 4,6-8.16-18
Evangelho Lucas 18, 9-14

                                                   “Fariseu Sangue Bom...”
A palavra Fariseu quer dizer separado e eu sempre afirmo que, se ele pudesse avançar pela linha do tempo e visitar nossas comunidades, todos iriam gostar pois o Fariseu é um Sangue Bom”, um tipo de cristão que anda ali, no caminho do Justo e é muito difícil pegá-lo em alguma contradição. Trazendo para os nossos tempos poderíamos dizer, é Católico de carteirinha, se puder, vai na missa todos os dias e comunga. Faz longas orações no Santíssimo, reza o terço ou o rosário com frequência, é pessoa íntegra, de reputação e moral inabalável, extremamente simpático com todos e na Pastoral ou Movimento é um Trator para trabalhar. Frequenta Sacramentos com frequência, é batizado, crismado, confessa-se toda semana e enfim...é o tal que, prá ir para o céu, só falta mesmo morrer....Tê-lo em nossa comunidade seria uma honra e ficaríamos envaidecidos pois ele seria uma referência muito positiva de Cristão!
Mas qual é o problema do nosso “amigo”, será que o evangelista São Lucas tinha problema com algum Fariseu e ao escrever o seu evangelho aproveita para lhe dar umas “cutucadas”? Claro que não! Reparem bem na oração que ele faz e já vamos descobrir qual é o problema. Quero prevenir o leitor que o tal de Publicano não passaria no teste de “Bom Cristão”, era um tipão assim de Católico de “Meia Tijela” desses que ás vezes gostamos de dar umas indiretas nos cursos de Noivos ou na Pastoral de Batismo. Pode ser que seja até um desses recasados que não podem receber a Eucaristia e na Missa, não falta quem o olhe de lado...com uma certa desconfiança. Na minha comunidade proibiram um coitado de Segunda União, até de ofertar o Dízimo, porque não era casado na Igreja. Bom, para não esticar muito a prosa, ninguém iria querer um Publicano na comunidade...Pois esse tal tinha todos esses defeitos que comprometiam sua moral e sua relação com a Santa Igreja, mas o danado sabia fazer uma oração coisa mais linda, daquelas que derretem  o coração de Deus lá no céu, porque é extremamente sincera.
O Fariseu, em pé, para não perder a “pose”, arrotava suas vantagens e virtudes diante de Deus, principalmente porque não era como os  “outros”, ladrões, injustos e adúlteros. E ao olhar com o canto dos olhos, viu o Publicano lá no último banco, ajoelhado, cabeça baixa, e não resistiu “Olha Senhor, principalmente esse tipo que está aí atrás e não se enxerga, tendo a ousadia de vir nas celebrações...”.
O Publicano talvez até tivesse o Fariseu como modelo e referência, talvez quisesse ser como ele, Justo e Temente a Deus, fiel á Lei Divina, prestigiado na comunidade pelo seu ótimo exemplo, mas sabia que não conseguiria mudar sua vida, via-se como um Caso perdido, como diziam a seu respeito. Restava-lhe o último banco onde se ajoelhou, tinha vergonha de levantar a cabeça ou rezar alto, atrapalhando a prece piedosa do Fariseu, lá dentro do seu coração cochichava “Tem piedade de mim Senhor, que sou pecador!”. Reparem bem, que nesta curta oração, ele não disse que queria se converter, só clamou por piedade, sentindo-se impotente diante dos seus pecados. Pronto!  É Essa a mais linda oração que Deus escuta na mesma hora pois o seu amor e a sua misericórdia iria alcançar aquele homem e sua Graça Santificante e operante, iria mudar a sua vida, porque ele havia afirmado em sua oração que somente a Graça Divina para ter piedade dele e quem sabe...mudá-lo.
Quanto a oração do Fariseu, o Email voltou... pois de oração pautada pela soberba e arrogância, a Caixa de Correspondência do Céu está abarrotada e volta tudo. Sair justificado do templo, significa que, o Publicano voltou para casa com a certeza de que Deus o ouviu. Já o Fariseu...

Diácono José da Cruz
Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim SP



Nenhum comentário:

Postar um comentário