.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Tomar atitudes concretas de fé-Helena Serpa


07/11/2016 - 2ª. feira – XXXII semana comum - Tito 1, 1-9 – “conselho aos que estão na condução do mundo”
 São Paulo dá lições preciosas aos sacerdotes e a todos aqueles que estão à frente do povo de Deus para o exercício de suas funções. São conselhos que todos nós podemos assimilar, visto que também fomos escolhidos por Deus Pai para continuar no mundo a Sua obra de criação, nas mais diferentes funções que exercemos. O objetivo maior das recomendações de São Paulo é fazer com que conheçamos a verdade da piedade que consiste na nossa busca da vida eterna por meio da fé em Jesus Cristo. A piedade é um dom infuso do Espírito Santo, que nos motiva a nos unir cada dia mais nos mistérios de Deus, e nos leva a devotar amor sincero a todas as pessoas e coisas que estão de algum modo, relacionadas com a paternidade de Deus e a fraternidade cristã. Para isso, ele nos ensina a levar uma vida irrepreensível na prática da fidelidade à nossa vocação, sem arrogância, libertos dos vícios, das cobiças e das inimizades. Todos nós somos administradores (as) do reino de Deus aqui na terra, dentro da nossa casa, na comunidade, no trabalho, na Igreja e no mundo. Para que a nossa missão tenha bom êxito, é imperativo que possamos dar testemunho de justiça, de amizade, de piedade, de equilíbrio, de vivência do evangelho. Assim também, nós poderemos exortar e admoestar àqueles pelos quais somos responsáveis diante de Deus. Quem está à frente na construção do reino, há de ter a consciência de que uma parte do sucesso deste empreendimento está em suas mãos e que qualquer deslize pode confundi-lo e fazê-lo perder a noção da verdade e da justiça. Precisamos também estar atentos (as) e preparados (as) para as investidas das pessoas que são contraditórias ao projeto salvífico do Pai, pois elas muitas vezes, mesmo sem o saber estão a serviço do inimigo e não de Deus. -  Você tem consciência de que esta mensagem é para você também? – Você acha que tem responsabilidade perante de Deus pelo crescimento de alguém? – Como tem sido o seu testemunho diante da sua família e amigos (as)?

Salmo 23 – “ É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel!”

Nós buscamos a face do Senhor Deus quando temos no nosso coração o desejo constante de fazer a Sua vontade e chegar ao conhecimento da verdade. Caminhamos aqui na terra na convicção de que tudo pertence ao Senhor e nós somos Seus colaboradores, no entanto, a nossa morada está edificada no céu. Por isso mesmo, nós precisamos ter mãos limpas e um coração puro, amoldável ao jeito de ser dos que vivem junto de Deus. Nesta confiança é que nós recebemos as bênçãos do Senhor na nossa vida terrena.


Evangelho – Lucas 17, 1-6 “tomar atitudes concretas de fé”
É, nos mínimos atos praticados por nós que a nossa fé, mesmo pequenina, pode ser cultivada e exercitada para crescer e se tornar firme. Portanto, a nossa fé é medida e provada pelas ações que praticamos em favor do nosso próximo e que os ajudam a levantar-se. Por isso, neste Evangelho Jesus nos exorta a tomar atitudes concretas de fé!  Quem crê em Jesus para as pequenas coisas tornar-se-á forte para enfrentar os grandes desafios. Provocar escândalos, promover desunião, levantar falso testemunho, são atitudes que negam o nosso estágio de Fé. Os escândalos são inevitáveis, porém estejamos atentos (as) para que eles não aconteçam por nossa causa! Quando advertimos, exortamos e repreendemos as pessoas a quem amamos e torcemos por elas, nós precisamos crer que agimos assim, em nome de Deus. Jesus também nos ensina que é necessário, não somente repreender, ensinar, corrigir o nosso próximo, mas, sobretudo, perdoá-lo sempre. Perdoar sete vezes significa perdoar todos os dias e nunca deixar de assim fazê-lo. Não obstante, para pôr em prática o que Jesus nos recomenda,  necessitamos cada vez mais nos apossar do dom da fé. Somente pela fé é que poderemos exercitar o perdão, a reconciliação, a serenidade diante das dificuldades, a firmeza para não provocar escândalo e a esperança de fazer muito mais do que nós próprios temos capacidade. Por isso, quando Jesus falava sobre essas coisas aos Seus discípulos, eles o pediam “Senhor, aumenta a nossa fé!”  Todavia, o importante para nós, não é possuir uma fé grande demais, mas, tomar posse do dom da fé que já recebemos do Senhor no nosso Batismo, a fim de que sejamos capazes de  tomar atitudes concretas de fé, com amor. - Em que tem se baseado a sua fé? Na sua capacidade de acreditar ou no seu abandono ao Amor de Deus? - Você tem sido sinal de tropeço para alguém? -  Qual tem sido o seu comportamento, diante das pessoas que esperam algo de você?- Jesus nos manda repreender o irmão e perdoá-lo. Como você tem feito isto?– Você tem sabido admoestar as pessoas que causam escândalo, com amor?   – O que você faz quando vê um irmão, ou uma irmã no erro?




Nenhum comentário:

Postar um comentário