.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

“EU VIM LANÇAR FOGO SOBRE A TERRA...” Olívia Coutinho

 
Dia 20 de Outubro de 2016
 
Evangelho de Lc12,49-53
 
Quando fazemos opção por Jesus, já sabemos  que vamos encontrar muitos desafios pela frente, até mesmo  na nossa  família, porque nem todos vão concordar com o nosso modo diferente de viver, que com certeza, não será o mesmo de antes!
A cruz é inevitável no caminho de quem faz opção por Jesus, quem escolhe  Jesus como  centralidade de sua vida, é sempre  criticado  por aqueles que não fizeram a mesma escolha. Mas uma coisa é certa: nenhuma força contrária consegue desestimular quem optou por Jesus!
O evangelho que a liturgia de hoje coloca diante de nós, nos desperta sobre a importância de mantermos aceso em nossos corações o ardor missionário! É o  ardor missionário  que incendeia o nosso coração,  que nos coloca no meio do mundo incendiando outros corações!
O texto que nos é apresentado, a princípio, pode nos parecer de difícil compreensão, mas se meditado com profundidade, não será  difícil entendê-lo.
“Eu vim lançar fogo sobre a terra...” De fato, Jesus veio lançar fogo sobre a terra, Ele veio purificar o mundo, permitindo que a graça e a salvação brilhe  com  todo o seu esplendor!
Entre os povos,  já estava tudo definido, de um lado os grandes  oprimindo os pequenos, do outro lado os pequenos  cada vez mais fracos. Jesus veio reverter este quadro, ao elevar os pequenos  Ele derrubou os grandes!
O fogo que Jesus se refere neste evangelho, não é o fogo da pacificação, e sim, o fogo da inquietação,  um fogo abrasador que desinstala, que incomoda os opressores e encoraja os oprimidos.   
“Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre aterra?” “Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão.” Ao nos trazer a verdade que liberta, Jesus provocou divisões. “... Daqui por diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra.”  Evidentemente, Jesus veio dividir, dividir, porque nem todos vão aceitá-Lo.  A divisão na família, a que Jesus se refere, é a consequência de aceitar ou não aceitar a sua proposta, numa mesma família, uns vão aceita-la  outros não.
A proposta de Jesus é anunciada a todos, mas nem todos a aceitam, portanto, nem todos serão salvos! 
A salvação é individual e não coletiva, não é pelo fato de pertencermos a uma mesma Igreja, a um mesmo grupo, a uma mesma família, que seremos salvos e sim, pela misericórdia de Deus concedida aqueles  que seguem  os ensinamentos de Jesus! 
Todos os que aderirem a proposta de Jesus, serão salvos porque viverão de acordo com a vontade de Deus! Já, os que optarem pelas propostas do mundo, ficarão de fora, ou seja, numa mesma família, uns serão salvos e outros não! 
Jesus não veio trazer a Paz, pelo contrário, Ele até provocou conflitos, incomodou os inimigos da Paz, aqueles  que não estavam comprometidos com a vida, que escravizavam o povo.  O que Jesus nos trouxe mesmo foi a arma para conquistarmos a Paz. O seu amor por nós manifestado na cruz, abriu caminho para a verdadeira paz, a paz, que é contrária àquela que o mundo oferece através de armas que tiram vidas.
 A paz, que é fruto da ressurreição de Jesus, é uma paz conquistada com a arma mais poderosa que existe, uma arma que gera vida, que é o amor! Esta paz, todos nós podemos ter, ainda que seja em meio as turbulências do mundo, de um mundo que ainda continua rejeitando o dono desta paz!
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook

5 comentários:

  1. DEUS te ilumine e te abençoe. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de ler essas reflexões! Que jesus lhe abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir
  4. Bela reflexão, que o fogo de Deus faça nos unirmos para que não sejamos causa de divisão e sim de comunhão com o Pai.

    ResponderExcluir