.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Interpretar o tempo presente-Helena Serpa

21/10/2016 – 6ª. Feira – XXIX semana comum -  Efésios 4,1-6 – “viver na unidade do Espírito Santo promovendo a paz”
Preso em Roma pela causa de Cristo, São Paulo escreve aos habitantes de Éfeso exortando-os a caminhar na vocação que receberam das mãos do Senhor. Acolhendo as palavras de São Paulo, nós também podemos refletir que recebemos do Pai a vocação do amor e a vivência desta vocação implica no compromisso de exercitar a humildade e a mansidão uns com os outros. O suportar uns aos outros com paciência é a característica principal de quem vivencia o amor. Suportar é dar suporte, é promover, é apoiar e tudo isto nós só poderemos praticar se nos refugiarmos à sombra do Espírito Santo que é quem opera em nós a unidade interior de que precisamos para viver a paz nos nossos relacionamentos. Só podemos guardar esta união pelo vínculo da paz que Jesus veio nos trazer.  Nessa perspectiva da unidade formamos uma família que professa uma só fé, um só batismo e nos submetemos ao um único Senhor que é Deus e Pai de todos nós e que age em todos nos fazendo semelhantes a Ele e parecidos uns com os outros. Embora tenhamos dons diferentes, características próprias de temperamento e personalidade nós podemos afirmar que temos um só ideal e objetivo: viver na unidade do Espírito Santo promovendo a paz.  – Como é a sua vivência do amor em comunidade? – Você tem suportado os seus  irmãos e irmãs  com caridade? – Existe diferença nos seus relacionamentos em comunidade para os seus relacionamentos em família? – Você se identifica melhor com as pessoas da sua casa ou da sua comunidade? – Por quê?

Salmo 23 – “É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel”

A geração dos que buscam a face do Senhor é a família que reconhece a Deus como seu Criador e provedor de todas as suas necessidades. É aquela que caminha na vida com o objetivo claro de fazer com que a vontade de Deus se realize. A vontade de Deus é que sejamos santos e participantes da vida eterna conquistada por Jesus. Sobre essa geração desce a bênção do Senhor e a recompensa da salvação. O homem e a mulher que têm mãos puras e coração inocente, são justamente aqueles (as) que buscam as coisas do alto e não se detém a praticar atos que satisfazem a carne. Esse (a) poderá subir até o monte do Senhor e habitar na casa do Senhor. O nosso desejo de santidade atrai para nós a bênção do Senhor e nos faz participantes da natureza divina.  A geração dos que buscam a face de Deus, Criador do céu e da terra é abençoada e receberá a herança eterna.


Evangelho - Lucas 12, 54-59 - "interpretar o tempo presente"


Uma das características de quem segue os passos de Jesus é estar atento aos Seus sinais, por meio da Sua Palavra e da nossa vivencia diária. Por meio dos fatos e acontecimentos nós podemos decifrar o sinal de Deus para a nossa vida da mesma forma como distinguimos os sinais aparentes que a natureza nos revela em relação ao clima, e outras ocorrências, que nos ajudam a nos prevenir e assim nos proteger das intempéries. Portanto, saber "Interpretar o tempo presente" é saber fazer uma reflexão do modo como estamos vivendo, das ações que estamos praticando, da justiça ou injustiça que estamos promovendo diante dos nossos irmãos.  Assim como percebemos as mudanças climáticas, as rotações das estações do ano, e detectamos se vem chuva ou sol, nós também precisamos estar atentos (as) aos sinais de Deus para interpretar o tempo presente da nossa vida. Por meio das diversas situações que passamos o Senhor nos dá os meios para que possamos praticar a justiça e o amor. Portanto, o nosso momento presente é também um presente de Deus para nós, porque representa uma chance que temos para pôr em prática, concretamente, o que o Senhor nos ensina na Sua Palavra. Nós só temos um tempo para tomar decisão: é o tempo presente. Se não soubermos avaliar agora, a nossa vida, talvez mais tarde já não tenhamos tempo para arrependimento. Portanto, a hora é essa, se você está passando por algum momento difícil de sofrimento ou de doença, se você não está compreendendo nada do que tem sucedido na sua vida ou com a sua família, dê um voto de confiança ao Senhor e, procure perceber os sinais que são evidentes. O Espírito Santo quer conduzir-nos na melhor direção e, além do mais, Deus deve estar querendo construir em nós, um homem  novo, acrisolado, purificado. Confiemos Nele e tudo passará!- Você tem procurado tempo para meditar sobre a sua existência à Luz de Deus? - Os acontecimentos da sua vida presente têm tido algum significado para você? - Qual é para você a perspectiva do seu futuro em relação ao que tem vivenciado no tempo presente? - Você sabia que a dor com Jesus, se transforma em amor?

7 comentários:

  1. SENHOR EU TE AMO E TE ADORO,PERDAO SENHOR PELAS VEZES QUE NAO SEI ITERPRETAR AS COISAS HA ENTENDENDO DE FORMA DIFERENTE,SO MESMO COM A LUZ DO TEU SANTO EXPIRITO E QUE PODEMOS NOS DIRECIONAR COM EXATIDAO.PEÇO TE PAI NOSSO QUE ESTE POVO DE CABEÇA DURA TENHAMOS JUIZO.AMEM

    ResponderExcluir
  2. MAIS UMA VEZ HELENA SUAS SABIAS INTERPRETAÇÕES DAS PALAVRAS DIVINAS NOS OFERECIDAS PELAS SAGRADAS ESCRITURAS, NOS TRAZ UM ENTENDIMENTO DO TEMPO PRESENTE, DE FATOS QUE ESTÃO ACONTECENDO EM NOSSA VIDA, MUITO OBRIGADO E QUE DEUS CONTINUE TE OFERECENDO ESSE DOM DIVINO.

    ResponderExcluir
  3. José Maria Nascimento21 de outubro de 2016 às 05:36

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  4. Grata amigo Paulo Fiuza e Helena por todas Liturgias diárias.
    São bálsamos para meu dia a dia ler a Palavra de DEUS.
    Bom dia!!!

    ResponderExcluir
  5. Grata amigo Paulo Fiuza e Helena por todas Liturgias diárias.
    São bálsamos para meu dia a dia ler a Palavra de DEUS.
    Bom dia!!!

    ResponderExcluir
  6. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir
  7. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir