.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Quem é fiel no pouco, será fiel no muito-Helena Serpa

05/11/2016 - Sábado – XXXI semana comum  - Filipenses 4, 10-19  - “ o segredo para viver em qualquer situação”
Tudo posso naquele que me dá força”!  Com estas palavras São Paulo nos revela o segredo para que vivamos em qualquer situação, enfrentando os desafios, tanto na pobreza, como na abundância. A confiança no poder do Senhor é a chave para que possamos enfrentar todas as instabilidades com as quais nos defrontamos aqui na terra. O Senhor está perto, Ele sabe do que necessitamos e a Sua força nos sustentará em qualquer circunstância. Entretanto, apesar do seu testemunho de que já aprendera a viver contente em qualquer situação de vida, São Paulo se alegrou com a oferta dos filipenses e agradece a manifestação de afeto que eles demonstraram quando o ajudaram financeiramente suprindo as suas necessidades. Recebeu os donativos, “qual perfume suave, sacrifício aceito e agradável a Deus” e elevou uma prece por aqueles que o presenteavam. Compartilhar com as necessidades dos santos é partilhar com o projeto de Deus, por isso, toda oferta que se faz de coração às pessoas que trabalham no serviço de evangelização transforma-se em oração que sobe ao céu como um perfume agradável a Deus. Muitas vezes nós não nos importamos muito com a ajuda que precisamos dar aos sacerdotes e às pessoas consagradas, achando, talvez, que elas não precisam, mas diante de Deus seremos eternos devedores.       – Você, como São Paulo, sabe viver em qualquer situação confiando na providência de Deus? – Você costuma ajudar às obras de evangelização, principalmente aos sacerdotes e pessoas que se dedicam a edificação do reino? – Você tem pago o seu dízimo? – Você tem a consciência tranquila em relação a isso?

Salmo 111 – “Feliz aquele que respeita o Senhor!”

O homem caridoso e prestativo tem o coração tranquilo e nada teme! Sua consciência não lhe pesa porque sabe que diante de Deus ele está sendo justo. Quem reparte com os pobres os seus bens, ver permanecer para sempre o bem que faz e haverá sempre fartura em sua mesa. Sua descendência será forte e abençoada. Por que não vivemos sempre assim?  - Por que não fazemos o teste?

Evangelho -  Lucas 16, 9-15 – “quem  é fiel no pouco, será fiel no muito”

Jesus continua nos orientando sobre o nosso procedimento em relação à nossa vida aqui na terra. Enquanto aqui estivermos precisaremos do dinheiro “injusto” para sobreviver. O dinheiro injusto é o dinheiro que compra as coisas passageiras, mas que não serve para nos comprar o céu. O modo como ganhamos esse dinheiro e como o usamos só poderá ser avaliado, por Deus, que sonda os nossos corações e conhece a nossa verdade. Dependendo do modo como usamos o dinheiro injusto que ganhamos, ele poderá até se converter em boas obras as quais se transformarão em riquezas que nos esperarão no céu. Por isso, Jesus continua nos ensinando a como usar das coisas do mundo tendo como motivação as coisas do alto. Não podemos separar as duas realidades. Temos que viver aqui com o sentido naquilo que viveremos depois. Uma coisa não dispensa a outra. O verdadeiro bem é a vida eterna, prometida àqueles que viverem com fidelidade a Deus, a vida terrena. “Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes”. Ser fiel no pouco é ser leal a Deus com relação à Sua providência na nossa vida, empregar bem o dinheiro que Ele nos propicia ganhar. A chave da nossa felicidade aqui na terra está na maneira como nos relacionamos uns com os outros, bem como na reciprocidade com que cultivamos o amor, mandamento maior da lei de Deus. Tudo o mais, os nossos bens materiais, a nossa bagagem intelectual e todas as coisas que adquirimos pelo trabalho, honesto, ou desonesto, com esforço ou sem empenho, são apenas instrumentos de que dispomos para desenvolver entre nós a vivência do amor. Nas nossas pequenas ações diárias  já demonstramos amor ou desamor. Às vezes, pensamos que seremos julgados (as) apenas pelas grandes “coisas” que fizermos, no entanto, para Deus não importa o que realizamos, mas, o caráter com que  praticamos essas “coisas”. “O que é importante para os homens é detestável para Deus”, diz-nos Jesus.  Desse modo, vejamos, se o que tem sido “tão importante” para nós, é abominável para Deus, porque ainda é tempo de conversão. - Você está usando o dinheiro que ganha, com justiça, ou você o tem usado só para   comprar as coisas do mundo? - Os bens que você amealha estão lhe ajudando a adquirir um tesouro no céu? -  Em que você tem investido o seu dinheiro injusto? – Você o tem esbanjado com coisas supérfluas? – Você tem ajudado as pessoas que estão precisando, porque passam necessidade?

3 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir
  2. SENHOR NOSSO DEUS E NOSSO PAI,AGRADEÇO,VOS POR TUDO QUE NOS TENS DADO.AGRADEÇO,VOS POR TODO O TEU AMOR PARA COM TODA A HUMANIDADE.AMEM

    ResponderExcluir
  3. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir