.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 23 de outubro de 2016

- - Jesus rezou antes da escolha dos discípulos-José Salviano

28 de Outubro de 2016-Ano C

 

Evangelho - Lc 6,12-19

 

- - Jesus rezou antes da escolha dos discípulos-José Salviano


Jesus não quis realizar sozinho a obra do Reino, mas chamou apóstolos e discípulos para serem seus colaboradores. Nós, ao contrário, muitas vezes queremos fazer tudo sozinhos e afirmamos que os outros mais atrapalham que ajudam. Com isso, negamos a principal característica da obra evangelizadora que é a sua dimensão comunitário-participativa, além de nos fazermos auto-suficientes, perfeccionistas e maquiavélicos, pois em nome do resultado do trabalho evangelizador, excluímos os próprios evangelizadores, fazendo com que os fins justifiquem os meios e vivendo a mentalidade do mundo moderno da política de resultados, isto porque muitas vezes não somos evangelizadores, mas adoradores de nós mesmos. (CNBB)

Jesus passou a noite toda em oração. Ele fez isso por que vivia em sincronia, com o Pai. Ele e o Pai eram um.
Qual a importância da oração? O que é rezar?  Orar ou rezar é falar com Deus. E qual é o telefone para falar com Deus?  O telefone para falar com Deus chama-se oração. Onde podemos falar com Deus?  Em qualquer lugar. Porque Deus é onipresente está em toda parte e vê tudo que fazemos até nossos pensamentos. Ele sabe tudo, por isso é Onisciente. Os principais lugares de se rezar são: em nossa casa, e na igreja. E quando devemos falar com Deus? Quando que a gente deve rezar? A todo instante basta elevar o pensamento a Deus.  Porém, os principais momentos em que devemos rezar são:
ao levantar, nos perigos, nas alegrias agradecendo, nas refeições,  antes de dormir, ou a qualquer hora.
        Por que devemos rezar?  Porque somos fracos, incompletos, limitados, etc., e por isso precisamos pedir sempre a proteção e a ajuda de Deus.
        Eu sou limitado. Exemplos:  Eu não posso parar de ficar velho... eu não posso ficar bonito, etc. Já reparou como nós somos fracos? Repare num esqueleto e você terá um idéia do como somos fracos do ponto de vista físico.
        E por sermos fracos precisamos nos apegar a uma força superior chamada Deus.
        Para que devemos rezar?  Para ficar bom de bola, para pedir saúde, proteção, para passar de ano, pela saúde da minha mãe, por aqueles que não têm comida pela paz na nossa família, etc.
        Quem falou que devemos rezar?
        O próprio Jesus. Ele disse:  se vocês soubessem quando virá o ladrão, fecharia sua porta... não sabemos a hora da morte, por isso precisamos estar preparados. E para isso devemos começar pela oração.
        Jesus disse que devemos pedir a Deus, com fé, humildade, insistência, repetindo.
        Jesus nos deu um outro exemplo: quando disse que se a sua vizinha bater a sua porta altas horas da noite pedindo um pedaço de pão insistindo por várias vezes, você irá atendê-la para não ser incomodado.
        Quando Jesus expulsou os vendilhões do templo, Ele disse em alta voz: "A minha casa é casa de oração! "
        Na parábola do fariseu e do publicano, Jesus nos mostra que devemos rezar com muita humildade, também nos disse que quando estivermos orando, não precisamos gritar como o faziam os fariseus que  gritavam em público.
        Jesus nos ensinou  a oração do Pai Nosso  que é a oração mais completa, na qual está tudo o que precisamos dizer ao nosso Pai Celeste.
        Prezados irmãos: Jesus nos ensinou rezar com confiança, humildade, fé e insistência.
        Jesus também rezava. Vocês acham que Jesus precisava rezar? Ele era Deus e homem. Enquanto Deus Ele não precisava rezar. Mas rezou várias vezes para nos dar o exemplo.
        Jesus rezava: de manhã, à noite, às refeições, na igreja(sinagogas). E suas orações eram sempre inventadas na ora, ou seja, eram espontâneas.
        Ele rezava de noite (Lc.6,12) na montanha, passou a noite toda rezando.
        Nós às vezes reclamamos pelo fato da missa demorar. Somos preguiçosos ao rezar. Jesus passava horas e horas rezando ao Pai.
        Jesus rezou nas alegrias agradecendo: (Lc 10,21) "eu te louvo ó pai porque que escondestes estas coisas dos sábios e as revelastes aos pequeninos..."
        Na tristeza (Lc.22,41) "Pai, afasta de mim este cálice."
Na agonia da morte: "Pai, por que me abandonaste?" O seu lado humano sentiu-se abandonado pelo Pai.
        Jesus rezou pelos seus inimigos, aqueles que o colocou na cruz: "... Pai, perdoai-lhes, porque não sabem o que fazem. " Porque se soubessem que eu sou o próprio Deus, não fariam isso...
        Morrendo, Jesus disse: "Pai tudo está consumado. A ti entrego o meu espírito". Meu Deus, dê-me a oportunidade de dizer isso no meu último instante!
        Por que Jesus nos ensinou a rezar? Porque Ele conhecia como ninguém a natureza humana, suas fraquezas e suas limitações.
        Durante o dia nós pecamos à noite pedimos perdão, agradecemos e pedimos mais graças. Nunca devemos pedir somente para nós, mas devemos pedir também  para os outros. Nunca reze só para você. Nós dependemos de Deus e através da oração a nossa vida fica mais fácil. Na verdade, não ficamos sem problemas, porque viver é resolver problemas. Mas com Deus, eles serão facilmente solucionados. Às vezes até milagres podem nos acontecer pela força da oração.
        Quando  paramos de rezar, a vida fica mais difícil. Os problemas parecem insolúveis. Reparem que os mendigos não rezam. Eles ficam na porta da igreja pedindo esmola, e não entram para rezar. Se o fizessem, suas vidas com certeza mudariam.
        Deus permite as dificuldades  para que voltemos a Ele através da oração. Jesus nos explica isso através da parábola do  filho pródigo.
        Tem gente que só reza quando a coisa fica preta Quando ocorre um sequestro, um incêndio, quando sete a aproximação da morte, etc.
        Jesus não precisava rezar. Mas Ele rezava para nos dar o exemplo. Para nos mostrar que  sem Deus não somos nada. Quando dispensamos a força de Deus e tentamos resolver a nossa vida do nosso jeito, tudo vai se complicando cada vez mais. Precisamos pedir a ajuda de Deus em tudo:
        Força para vencer as tentações, proteção nos perigos, a saúde, sua ajuda nas dificuldades, etc. Deus não vai fazer tudo para nós. Temos de fazer a nossa parte que nem Deus a faz.
        Nós podemos inventar nossas próprias orações falando com Deus do nosso  jeito, mas sempre  com todo respeito.
        Por que, às vezes, Deus não atende a nossa oração?
        Porque pedimos sem  a devida fé, por que pedimos uma coisa absurda ! Ex.: Deus mate o meu vizinho que está me perturbando. Ou porque podemos estar pedindo uma coisa que esteja fora do plano de Deus. Exemplo: Você pediu para Deus não deixar a sua avó morrer. Acontece que Deus havia planejado que a morte dela esse naquele ano. Então você ficou desapontado porque sua avó morreu.
        Também quando pedimos uma graça para testar a Deus, como o fez o ladrão que estava na cruz. Ele disse: Tu não és o bom? Então livra-te e a nós também.
        Jesus não atendeu o seu pedido.
        Prezados irmãos. Vamos rezar várias vezes ao dia. E podemos fazer isso a qualquer hora, em qualquer lugar. Basta pensar em Deus. Mas devemos rezar nos momentos e lugares mais adequados, como em nossa casa e na igreja, com todo recolhimento, humildade e concentração.
        Reze! Fale com Deus! Só Ele pode tudo, e é nosso Pai que nos ama!
Tenha um bom dia. José Salviano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário