.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Deus não estava no vento-Alexandre Soledade

25 de Outubro de 201- Terça - Evangelho - Lc 13,18-21


Bom dia!

Certa vez os fariseus perguntaram a Jesus quando veriam ou viria o reino de Deus. Ele responde algo inusitado: “Ele já esta no meio de vós”!

“(…) Os fariseus perguntaram um dia a Jesus quando viria o Reino de Deus. Respondeu-lhes: O Reino de Deus não virá de um modo ostensivo. Nem se dirá: Ei-lo aqui; ou: Ei-lo ali. POIS O REINO DE DEUS JÁ ESTÁ NO MEIO DE VÓS”. (Lucas 17, 20-21)

Vamos tentar somar as pistas:

“Ele esta no meio de nós”;

Parece um “grão de mostarda”;

É o fermento a ser espalhado na massa…

Uma observação: Fico imaginando sovar massa para espalhar esse fermento de forma homogênea. Alguns estudiosos fazem uma analogia dessas três medidas de fermento às virtudes teologais: A fé, a esperança e o amor.

Muitas vezes (mais de 90 vezes) o fermento é usado na bíblia como símbolo de algo mal, algo a ser evitado, (…), mas Jesus apresenta, nesse exemplo, um reino de Deus (fermento) que paira ou reside homogeneamente dentro dessas três medidas; Ele é algo tão pequeno, mas que consegue fazer crescer a massa ao ponto de não sobrar espaço na fôrma; é algo que preenche por completo nossas vidas.

O reino de Deus esta dentro de nós e intimamente ligado a nossos valores mais íntimos. Ele esta também no irmão que persevera na fé, na esperança e no amor ao próximo. Ele não esta apenas em uma virtude, mas como diz a analogia da palavra, sovado e pulverizado entre elas, sendo assim, não faz diferença quantos talentos ou dons tem, pois o que importa é o quanto ele esta sovado na massa

O reino de Deus esta na fé perseverante de quem insiste em levantar, mesmo que o dia, o momento, a situação lhe pareça adversa; Ele esta na esperança que resiste ao tempo, aos prognósticos, as suposições, superstições; Ele também esta no gesto de amor ao próximo simbolizado pelo perdão, na caridade verdadeira, nos gestos de carinho, no afago, no preocupar-se, (…).

Deus esta na lágrima de quem assiste a um programa de TV e chora a toa; é Ele que nos move a levantar no ônibus e ceder o lugar a alguém que precisa mais que eu; É Ele que nos ensina o que falar a quem mais precisa ouvir. Ele esta na criança contente; no sorriso do meu (do seu) filho (a), na paz lá de casa. Ele assiste nossas falhas, vê nossos erros; dá-nos sinais, se revela no outro; ensina-nos, nos guarda, nos protege, (…) Deus esta em todo lugar. Sovado nessa massa!

“(…) Que comparação poderei usar para o Reino de Deus”?

Deus esta na criança pobre que consegue estudar; no velho que consegue ainda ter forças para ajudar seus filhos a criar seus netos; é a força que nos faz superar a depressão, o pânico, (…); Ele esta na alegria por uma meta cumprida; na aprovação do vestibular, na força de tentar mais uma vez após um insucesso.

Deus esta na “dó” (misericórdia) que temos por uma árvore cortada ou arrancada, no sentimento de um animal ferido; no grito de um faminto. Deus esta no mendigo deitado na calçada, no irmão protestante, no ateu, no judeu…

Na tempestade, Deus não estava no vento, mas no recomeço; Na morte, Deus não estava dor, mas agarrado as lágrimas; Na cegueira, Deus não esta nos olhos, mas num coração que mesmo assim encontra o caminho de casa; Na favela, Deus não estava na bala perdida, e sim ao seu lado como sempre estará

Realmente. Deus esta sovado na massa!

Quem é essa massa preparada com tanto esmero?

“(…) O Senhor Deus FORMOU, POIS, O HOMEM DO BARRO DA TERRA, e inspirou-lhe nas narinas um sopro de vida e o homem se tornou um ser vivente“. (Genesis 2, 7)

Deus sovou seu amor dentro de nós! Agradeçamos por um instante pelo dia de hoje.

Um imenso abraço fraterno.



Um comentário:

  1. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir