.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

“PORÉM UMA SÓ COISA É NECESSÁRIA”. Olivia Coutinho

 
Dia 04 de Outubro de 2016
 
Evangelho de Lc10,38-42
 
Estamos no mês de outubro, mês em que a Igreja nos convida a refletirmos sobre a importância de nos tornarmos missionários!
Ser missionário é colocar-se à disposição de Deus como instrumento a ser usado por Ele, como e onde Ele quiser, é além das palavras, dar testemunho de Jesus com a própria vida! 
A nossa correria do dia a dia, nos rouba de Deus, da família, dos amigos e até de nós mesmos, nossa preocupação em fazer, fazer e fazer, nos impede de “ser”, de ser amigo, de ser pai, mãe, esposo, esposa, filhos... E assim, vamos distanciando do principal, deixando de lado valores essenciais!
O evangelho que a liturgia de  hoje nos convida a refletir, chama a nossa atenção para a importância de dedicarmos tempo na escuta da palavra de Deus! É a partir desta escuta, que vamos nos inteirando do querer de Deus!
O texto nos coloca em Betânia, na casa de duas amigas de Jesus: Marta e Maria, duas irmãs, que se alegram ao receber Jesus em sua casa!  As duas, querem acolher bem Jesus, mas cada uma a seu modo, Maria, faz opção pela escuta atenta da sua palavra, já,  Marta, se ocupa com os afazeres, talvez, por querer oferecer ao amigo, uma alimentação gostosa, uma boa estalagem!
A narrativa nos diz que Maria, sentou-se para ouvir Jesus, o que caracteriza a postura do discípulo que quer aprender com o seu Mestre! Aquele momento para ela, certamente, era um momento muito especial, por isto, ela quis aproveitá-lo ao máximo, afinal, não era todo dia que ela tinha uma visita tão importante como a visita  de Jesus!
Em Maria, temos o exemplo de como deve ser a nossa postura diante de Jesus, que é a postura da escuta!
Por outro lado, Marta, embora muito agitada, nos dá também um exemplo, um exemplo de dedicação ao serviço, que é também muito importante!
Certamente, ela também, desejava ouvir Jesus, só que ela inverteu, colocou  os afazeres antes do mais importante, que era ouvir Jesus!  Com isso, ela deixou de desfrutar das maravilhas que aquela  visita de Jesus poderia lhe proporcionar e  que Maria não abriu mão! 
A desvantagem de Marte  em relação a irmã, no aproveitamento daquela visita, não foi por causa da sua  dedicação ao serviço e sim, por ela  querer desempenhá-lo antes de ouvir Jesus!  Quando ela reclama da irmã com Jesus, Ele, com uma suave repreensão, acalma-a dizendo: “Marta, Marta tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada.”
Com estas palavras, Jesus alerta  Marta e a nós também, para  a importância de fazermos bem as nossas escolhas!  É importante, que nós priorizemos as coisas de Deus, que  antes de iniciarmos as nossas atividades diárias, dediquemos um tempo na escuta da sua  palavra!
Deixemo-nos pois, de nos preocupar com tantos afazeres, paremos um pouco para ouvir Jesus, Ele nos fala a todo instante, nos fala através das escrituras, dos acontecimentos, das pessoas...
Hoje, Jesus continua a nos dizer: "Só uma coisa é necessária..." Para o mundo, pode ser difícil definir o que é necessário, mas para nós, que queremos seguir  Jesus, deve estar claro: o necessário para nós, com certeza, é "ouvir Jesus" é saber o que Ele quer de nós! Se assim fizermos, tudo fluirá bem em nossa vida! "E tudo mais nos será acrescentado."
O nosso envolvimento com Jesus, começa pela a escuta da sua palavra, é  a partir desta escuta, que vamos aprendendo a servir melhor, a viver de acordo com a vontade de  Deus! 
Não esqueçamos: A eficácia de todos os nossos feitos, está em nos deixar orientar pelas palavras de Jesus, ouvindo Jesus, teremos êxito em tudo que fizermos! 

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook

4 comentários:

  1. É preciso setarmos aos pés de Jesus no Sacrário e deixar Ele falar, muitas vezes falamos tanto que não deixamos o Messias se pronunciar.Obrigado pela reflexão.

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir
  3. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir
  4. Precisamos escolher a melhor parte que nos complete e nos faça feliz, sem nos afastar de Deus.

    ResponderExcluir