.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 2 de outubro de 2016

-E quem é o meu próximo?-José Salviano

3 de Outubro de 2016-Ano C

Evangelho - Lc 10,25-37




O meu próximo é todo aquele que semelhante a mim, é um filho de Deus, o meu próximo, é um ser humano igual a todos nós. O meu próximo pode até se encontrar geograficamente distante, pode até ser meu rival, ou mesmo meu inimigo.
O importante é que eu devo amar o meu próximo igual a mim mesmo, desejando para ele o mesmo que desejo para a minha pessoa. Tratando-o como eu gostaria de ser tratado por ele. Porém, esse desejo deve sair da teoria, da emoção, e entrar na prática. Porque dizer que amamos, é coisa muito fácil. O difícil é demonstrar que amamos. Talvez fosse até melhor não ficar dizendo a todo instante: te amo, te amo, e sim dizer que amamos através de atos e atitudes. Porque, cão que muito late não morde. Diz o ditado popular. E o amor dito apenas por palavras, não significa nada. Pois o verdadeiro amor é demonstrado por gestos, pelo olhar, e pelas emoções, as quais têm origem no nosso cérebro, e não no coração, como costumamos dizer. Até ficou universalmente conhecido o desenho de um coração como símbolo do amor. Isso, porque o nosso coração acelera suas batidas com as emoções do amor. Porém, na verdade, o amor não acontece no coração, e sim no cérebro.
A palavra amor tomou várias conotações no decorrer dos tempos. Houve uns tempos que a frase “fazer amor” significava fazer sexo. Mesmo que essa prática fosse apenas uma união carnal, uma atitude de puro descarrego da pressão instintiva, um ato apenas relacionado com o corpo, e não acompanhado das emoções do amor verdadeiro.
O verdadeiro amor não é isso!  Muitas vezes, o amor mesmo entre um casal, pode não ser acompanhado de atração física. Assim como o amor de amigos o amor entre irmãos, ou o amor de mãe.
Temos dois amores: o amor das emoções, aquele que acelera o coração, o amor entre um jovem e uma jovem, entre um homem e uma mulher.  É o amor acompanhado da atração física, é o amor criado por Deus para procriação, para a preservação da espécie humana. É uma mor forte, e Deus o fez assim, para que ele compensasse as dores do parto, para compensasse as dores das ingratidões dos filhos, as dores outras todas advindas do relacionamento familiar, como é a dor de perder um filho, uma filha, como é a dor de trabalhar duro para sustentar a família, e assim por diante.
O outro tipo de amor que temos, é o amor fraterno. O amor ao próximo, que neste Evangelho é explicado por Jesus em atitudes. O bom samaritano, ao contrário daqueles que ignorando o homem caído seguiram os seus caminhos, foi capaz de sair de si mesmo, do seu egoísmo, e socorrer aquele pobre homem vítima da violência. Isso é uma demonstração de amor concreto, de amor fraterno e verdadeiro, expressado em atos e atitudes, em vez de palavras.
Vai e faça você o mesmo, e assim um dia alcançará o reino do Céu.

Tenha um bom dia. José Salviano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário