.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 9 de outubro de 2016

-Dai esmola e tudo ficará puro para vós-José Salviano

11 de Outubro de 2016-Ano C
Evangelho - Lc 11,37-41

-Dai esmola e tudo ficará puro para vós-José Salviano
O fariseu censurou Jesus por não ter lavado as mãos para comer. Jesus mostrou a ele que não adianta estar lavado externamente se no interior há muitas maldades, roubos e todo tipo de injustiça.
Em seguida, jesus disse: Antes, dai esmola do que vós possuís 
e tudo ficará puro para vós.” 
Meus irmãos, minhas irmãs. Neste Evangelho, mais uma vez Jesus nos fala que a caridade é tão forte que é capaz de eliminar os nossos pecados.  A pureza da alma que estava faltando aos fariseus, por causa do egoísmo, e de outras maldades, poderia ser recuperada com a prática da esmola.
É bem verdade que não podemos ficar acomodados, e cometer pecados a vontade, e depois é só dar uma boa quantia em dinheiro aos pobres e tudo ficará resolvido. A coisa não é bem por aí.
Pois em tudo o que fazemos, o mais importante é a intensão. Pecados acontecem sempre em nossa caminhada. Procuremos evitá-los com todas as nossas forças e roguemos a ajuda do Pai para viver em sua presença. O que queremos informar, é que quando caímos, podemos começar a nossa volta ao Pai, pela esmola, pela caridade. Fica bem claro, que dependendo da gravidade das nossas faltas, é bom também recorrermos a absolvição que será dada pelo sacerdote.
Outro ponto de reflexão sobre o Evangelho de hoje: Jesus nos esclarece que é preciso haver uma sincronia perfeita entre os nossos atos (exteriores) e o nosso interior.  Em outras palavras, as nossas atitudes, devem corresponder ao que realmente somos por dentro. O nosso sorriso não pode ser apenas exterior, falso, e as nossas gentilezas não podem ser fingidas.
O nosso modo de tratar o irmão, a irmã, deve corresponder ao que realmente estamos sentindo, deve corresponder ao nosso amor ao próximo. É impossível fingir que é honesto, justo e correto. Um dia vão desconfiar, e perceber que somos uma mentira. Que vivemos uma mentira, pois os nossos atos e palavras não revelam nada daquilo que pensamos, daquilo que cremos, daquilo que valorizamos.
A mentira tem duas conotações. Mente-se por palavras: pessoas que vivem inventando histórias, que falam coisas que não aconteceram, levantam falsos testemunhos, e assim por diante.
Mente-se por atitudes: são pessoas falsas, pessoas que vivem uma mentira, fingindo ser o que realmente não o são. Uns fingem ser seu amigo, outros se mostram como ricos, outros fingem ser importantes, como acontece muito na alta sociedade, e isso é muito bem demonstrado nas festas.  Tais pessoas podem até engar por algum tempo, porém não enganam todo o tempo. Pois algumas coisas são impossíveis de serem simuladas: as principais, são: é muito difícil ou impossível fingirmos que sabemos um certo assunto, é impossível fazer-se passar por sábio. Assim como é muito difícil fingir-se ser santo. Pois a santidade transborda pelos nossos atos, pelos nossos poros, pelo nosso olhar, e principalmente nas nossas atitudes.
Cuide da higiene para evitar as doenças, cuide do seu exterior. Mais não se esqueça do seu interior.

Tenha um bom dia. José Salaviano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário