.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 2 de julho de 2018

“MEU SENHOR E MEU DEUS!” – Olívia Coutinho



Dia 03 de Julho de 2018

Evangelho de Jo20,24-29

Hoje, a Igreja celebra a festa do Apóstolo Tomé!
Sempre que a Igreja faz memória a um Santo, ela quer chamar a nossa atenção para o seu testemunho, e o testemunho de São Tomé,  retrata a fragilidade humana. 
Nós não somos tão diferentes do apóstolo Tomé, assim como Ele, nós  também, por algum momento, vacilamos na fé, o que não significa incredulidade. Não podemos afirmar que Tomé era incrédulo, ele teve sim, um  vacilo na fé, mas quem de nós não está sujeito a estes momentos de fraquezas?
A figura de São Tomé,  ficou marcada muito mais pelo seu vacilo na fé, do que  pela sua  profissão de Fé!
        Tomé, que fazia parte da comunidade dos apóstolos,  tinha muitas  duvidas no coração, ele  não acreditou na ressurreição de Jesus. E nem  mesmo  quando os seus irmãos de comunidade, atestaram terem visto Jesus, ele  não aderiu a fé, exigindo  uma constatação pessoal para acreditar que Jesus  havia realmente  ressuscitado: “Se eu não vir as marcas dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”. Para acreditar que Jesus havia mesmo ressuscitado,  Tomé pretendeu  não somente, uma constatação visual, como também, tocar  nas suas chagas. E esta constatação, Tomé pode ter, oito dias depois, quando Jesus Ressuscitado,  aparece novamente para a comunidade dos apóstolos,  onde  ele estava presente. Neste encontro, Jesus não repreendeu Tomé, apenas  mostrou-lhe as mãos, e pediu-lhe que tocasse  no seu lado, em seguida Jesus  faz a ele um apelo, que serve para todos  nós: “Não sejas incrédulo, mas fiel!”.  
São Tomé representa muitos de nós, que às vezes vacila na fé, principalmente nos momentos  de sofrimento.
Não foi somente Tomé que  ficou  descrente depois da morte de Jesus, houve uma desestruturação geral na comunidade dos apóstolos após a morte de  Jesus, pois  tudo aquilo, era muito difícil para a compreensão deles. Os apóstolos  tiveram  muitas dificuldades para entender  o que Jesus havia lhes dito à respeito da sua ressurreição. Alguns, já haviam desistido, e voltado para o seu  lugar de origem,  como os discípulos de Emaús e o próprio Tomé.
A incredulidade  de  Tomé, nos  ajudou a crescer na fé! Podemos interpretar este episódio, como sendo uma providencia Divina para nos alertar sobre a importância da fé e do testemunho! Como disse S. Gregório Magno: “A incredulidade de Tomé foi mais útil à nossa fé do que a fé dos discípulos crentes.”
Como podemos constatar no evangelho, Jesus não repreendeu Tomé, apenas o alertou, convidando-o  a crer  e a  ser fiel a Ele. O que vem nos mostrar,  que  para Jesus,  não importa o nosso passado, o que vale  para  Ele,  é o que nos propomos a ser a partir do nosso encontro com Ele! Tomé conviveu com Jesus por um bom tempo,  mas foi no encontro com o Ressuscitado, que ele abraçou a fé: ”Meu Senhor e meu Deus!”
Como São Tomé, nós também, somos sujeitos às crises de fé, mas não podemos esquecer:  tropeçar, cair, faz parte de quem está numa caminhada, enquanto que,  ficar no chão ou levantar, depende do nosso querer! Tomé caiu, mas não permaneceu no chão, ele  levantou e reconheceu Jesus como o único  Deus  e Senhor de sua vida!
“Felizes os que creem sem terem visto!”  Estamos incluídos  nesta Bem aventurança,  porque nós acreditamos na ressurreição de Jesus, e acreditamos, graças ao testemunho dos apóstolos, principalmente do testemunho de Tomé.
Tomé vacilou na fé, mas depois do seu encontro com o Cristo Ressuscitado, ele nos deu um grande exemplo de conversão, fazendo  a belíssima profissão de fé: “MEU SENHOR E MEU DEUS”! Profissão de Fé, que hoje nós  fazemos durante as celebrações Eucarísticas.
As pessoas de todos os tempos e lugares encontram nas Escrituras o testemunho dos discípulos, mas isto não dispensa a necessidade de termos um encontro pessoal com Jesus, pois  é a partir deste  encontro, que  abraçamos a fé.

FIQUE NA PAZ DE JESUS  - Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir