.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 30 de julho de 2018

-A fama de Jesus amedrontava Herodes, José Salviano


04 de Agosto – Ano B

Evangelho – Mt 14,1-12



A fama de Jesus crescia dada vez mais, e isso deixava Herodes apavorado. Ele pensava que se tratasse de João Batista que teria ressuscitado dos mortos e que poderia se vingar dele.
Herodes queria matar Jesus porém, tinha medo do povo, tinha medo da reação dos seguidores e admiradores de Jesus.
Jesus foi a Luz que brilhou nas trevas e as trevas não conseguiram apagá-la.
A ação de Jesus provocara reação aos seus ouvintes. Pois diante dele é impossível ficar neutro. Uns o aprovavam e o seguiam, outros buscavam entregá-lo para o Sinédrio, a fim de matá-lo.
Jesus incomodava a muitos, ou seja, os poderosos. Herodes, era poderoso, mas tinha uma consciência que o atormentava por causa do crime que ele cometeu.
Durante a nossa vida nós traçamos o nosso destino eterno. E fazemos isso por meio das nossas escolhas, das nossas atitudes. Uns escolhem a prática do bem, outros, como Herodes, escolhem a prática do mal. E portanto, são atormentados pela dor na consciência.
Deus não nos julga, e sim, nós é que nos condenamos.
Herodes estava apavorado pelo fato de Jesus ter a sua fama crescendo, e isso lhe pareceu que João Batista estava de volta para se vingar dele.
Do mesmo modo, os poderosos que compunham o SINÉDRIO, (sumo sacerdote, doutores da Lei, fariseus, e anciãos)  estavam com medo de Jesus. Se por um lado eles pretendiam eliminá-lo, por outro, assim como Herodes, eles tinham medo da reação do povo.
Estavam com medo do crescimento do poder e da fama de Jesus, por isso disseram: “ Se deixarmos que Ele continue assim, todos vão acreditar nele!”
Então inventaram um modo de incriminá-lo. Inventaram que os romanos viriam e destruiriam o Templo e toda a nação.
Assim, com a desculpa de uma possível invasão romana, arrumaram um jeito aparentemente “legal” de efetuar a condenação e morte de um inocente, pelo fato dele defender os direitos dos pobres.
Jesus foi condenado à morte por Ele defender uma vida digna para os fracos e excluídos. E isso aconteceu porque quem defende a vida com dignidade para o povo, é considerado bandido.
O medo de Herodes foi por que a fama de Jesus havia chegado aos seus ouvidos, e então ele sofria com uma forte dor na consciência por ter matado um profeta, um homem de bem, consagrado ao Senhor.
O castigo de Herodes foi o REMORSO.  Isso porque o remorso gera o arrependimento, e no caso de Herodes, gera o pavor, o medo de ser castigado ainda em vida, e depois na vida eterna.
Que as nossas escolhas nunca nos levem a sofrer de remorso!

Tenha um bom dia. José Salviano.


Um comentário: