.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 20 de julho de 2018

“VINDE SOZINHOS PARA UM LUGAR DESERTO..." Olivia Coutinho


16º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Dia 22 de Julho de 2018

Evangelho de Mc6,30-34

Todos nós, necessitamos de descanso, de fazermos, vez por outra, um repouso restaurador, desacelerando  da correria do dia a dia, para repor as nossas energias.
Devemos respeitar os nossos limites e, se insistirmos em não fazermos estas pausas no cotidiano de nossas vidas, corremos o risco de não sermos  produtivos no que fazemos.
De nada adianta fazermos muitas coisas, se elas não são feitas com qualidade. Um equilíbrio entre trabalhar e descansar, é fundamental para a qualidade daquilo que fazemos.
Em nossas comunidades, devemos ter o cuidado de não nos tornarmos simplesmente, fazedores de coisas, nos considerando insubstituível. O trabalho de comunidade, dever ser distribuído, assim, todos terão tempo para o descanso.    
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, começa dizendo,  que Jesus, percebendo o cansaço dos apóstolos, ao retornarem de uma missão, os convidou  a um  descanso restaurador: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco”.
O texto coloca diante de nós, duas situações que deixaram Jesus sensibilizado diante a necessidade humana: de um lado, a necessidade de descanso dos apóstolos, do outro lado, a carência de um povo que buscavam neles, um norte para suas vidas!
Conhecidos, pela a convivência contínua com Jesus, os apóstolos haviam ganhado  a confiança do povo, que passaram a confiar neles, na mesma intensidade que confiavam em Jesus!
 A procura pelos os apóstolos tomou uma dimensão tão grande, que eles já nem tinham mais tempo para se alimentarem.
Embora felizes com o sucesso   da missão, o cansaço desses homens, era visível, tão visível, que deixou Jesus sensibilizado, à ponto Dele convidá-los a se retirarem sozinhos para um lugar deserto, longe da multidão, onde eles pudessem descansar, repor as  suas energias, para dar continuidade a missão, que estava apenas começando! 
Porém, o descanso planejado por Jesus, não lhes fora possível, pois muitas pessoas os reconheceram de longe, e foram ao encontro deles! A compaixão de Jesus, pela a multidão, que era como ovelhas sem pastor, falou mais forte ao seu coração, do que a necessidade do descanso dos apóstolos!  
Os apóstolos tinham pão, mas não tinham tempo para comer, já,  a multidão, tinha todo o tempo do mundo, mas não tinha o pão, nem o pão material, nem o pão do amor, que eles estavam encontrando em Jesus e nos seus apóstolos.
Jesus e os apóstolos,  rendendo-se à necessidade do povo, o local, que deveria ser um  lugar de descanso para Jesus e os  apóstolos, tornou o local de mais uma das pregações de Jesus. 
Ao contrário da insensibilidade, presente no mundo de hoje, em que o trabalhador é visto como máquina, com a única finalidade de gerar lucros, Jesus prioriza a necessidade humana, Ele se compadece daqueles que não tem seus direitos respeitados. 
Assim como Jesus, nós também, devemos ter compaixão do outro, o que é completamente diferente do que ter pena, ter compaixão, é tomar para nós, a dor do outro, é chorar com ele, é inteirar-se das suas necessidades e nos colocar pronto  para  ajuda-lo no que for possível.
É no mais profundo do nosso ser, que realizamos o nosso encontro com Jesus, e é a partir deste encontro, que vamos aos poucos, aprendendo a viver como Ele viveu, a fazer o que  Ele fazia.
FIQUE NA PAZ DE JESUS  - Olivia Coutinho

Um comentário:

  1. Que maravilha esta reflexão do santo evangelho;como é bom escutar,praticar,evangelizar,repeitar e amar profundamente a palavra de Deus que Ele mesmo seja louvado!

    ResponderExcluir