.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 17 de julho de 2018

-JESUS INCOMODAVA OS PODEROSOS, Mt 12,14-21, José Salviano


21 de Julho – Ano B

Evangelho Mt 12,14-21


Jesus se tornou uma pessoa muito perigosa para a elite religiosa e política. Pois Ele, desmascarava os falsos profetas, os hipócritas, colocando os seus pecados e defeitos a tona para que todos ouvissem, sem nenhum medo.
Jesus estava incomodando os poderosos do seu tempo. Jesus estava atrapalhando os privilégios dos donos do poder religioso e político, e por isso Jesus precisava ser eliminado. Desse modo decidiram matá-lo!
Acontece que para matar um líder que incomoda a classe dominante, pelo fato de defender os direitos dos pobres, tem dois problemas principais:
1-Como fazer para incriminá-lo? Que crime se pode imputar a ele? Ele que é tão bom para com os desprotegidos ou indefesos? De que se pode responsabilizá-lo, como é possível culpá-lo de algum crime que ele tenha cometido?
2-O segundo ponto de difícil solução a que se tem de enfrentar, é a reação da multidão, o povo o qual o segue. Ele é um líder querido por muitos que o admiram, o idolatram, o reconhece como um defensor dos fracos.
Qual será a reação dessa gente que o considera um defensor público, um herói nacional, um libertador enviado dos Céus?
Jesus, aos olhos dos seus opositores, era um impostor, una persona non grata, que estava atrapalhando os lucros e os privilégios daqueles que dominavam toda a política e a religião em benefício próprio.
Jesus denunciava os crimes dos poderosos, e além disso, Ele era considerado um transgressor da Lei, principalmente a lei do sábado.
Por isso decidiram matá-lo. O problema era como matar um homem tão querido por quase todos?  Ele fazia o bem a muitos curando e até matando a fome deles.
Como matá-lo sem que as massas não se revoltassem contra os poderosos?
Desse modo começou um jogo de tentativas de pegá-lo em alguns deslizes que lhe custasse uma condenação e a sua vida. Pois a necessidade de se livrar dele era urgente!
Era preciso conseguir uma condenação seguida de uma execução de morte, de forma imbatível e indefensável, para todos os seus seguidores ficassem amedrontados, e calassem a boca, se voltando a sua vidinha de conformismo e de servidão.
Jesus, com muita prudência, procurou se afastar dos lugares onde poderia ser pego em flagrante, e por isso também recomendava às pessoas para não dizer quem Ele era. Pois não era bom que Ele fosse visto, ou tido como um líder revolucionário, o que atrairia a ira dos romanos.
E foi exatamente por isso que Jesus disse quando lhe perguntaram se era justo pagar imposto a César. “Dê a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”.
Todos os líderes defensores dos pobres que surgiram na História da humanidade, foram eliminados pelos donos do poder, pois se sentiram prejudicados em seus privilégios. Inventaram um crime para eles, e simplesmente se livraram deles!


Tenham um bom dia. José Salviano
  



Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir