.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 16 de julho de 2018

REPROVAÇÃO DAS CIDADES QUE NÃO SE CONVERTERAM-Adélio

REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 17/07/2018
-Mateus 11,20-24
 '' "

Em algumas ocasiões, Jesus reprova e ameaça: nos casos em que o pecado está tomando o aspecto de uma atitude permanente e profunda.
  Nesse Evangelho, que  a liturgia nos convida  a  refletir no dia  de  hoje,  Jesus reprova as formas de cegueira moral  ( orgulho, preconceito, incapacidade de fazer um exame de consciência ) que não permitem que se abra um espaço para recebermos em nossas vidas a presença e o chamado de Deus. Na longa corrida, o caminho para o arrependimento e a conversão fica assim bloqueado.  
   Em tom de lamentação, Jesus convida à conversão as cidades com as quais mais se havia comprometido com palavra e obra no anúncio do Reino de Deus. Corozaim, Betsaida e Cafarnaum haviam sido testemunhas privilegiadas da ação missionária de Jesus e da sua comunidade de seguidores. Não obstante, o peso das tradições e a autossuficiência impediram-nas de captar a novidade que Jesus lhes comunicava. Sua responsabilidade perante o julgamento de Deus será maior em comparação com aquelas cidades-símbolo do poder econômico e da vida pagã, Tiro, Sidônia e Sodoma.
   Jesus começa a criticar as cidades de Corozaim, Betsaida e Cafarnaum. "Cronologicamente, a invectiva contra essas cidades incrédulas deve ser, sem dúvida, colocada no final do ministério de Jesus na Galiléia. Mas, inseri-se nessa secção que trata da incredulidade encontrada pela mensagem de Jesus na sua terra ".
   Meus irmãos e irmãs :  essas palavras de Jesus não têm necessariamente um tom condenatório, mas podem ser entendidas como um convite à conversão. Nelas se encerra, também, uma advertência para a comunidade cristã, cujos membros contemplaram os sinais de Jesus.
    Mas  também devemos perceber que  a paciência de Deus supera nossa expectativa. Até o último instante da vida ele aguarda por uma resposta de amor e conversão. A pessoa nem sempre agradece a Deus pelos benefícios que recebe, e prefere, às vezes, continuar na indiferença, deixando Deus de lado. Mas meus irmãos cuidado. Nós não somos os donos do tempo, e o que não aconteceu em dezenas de anos pode acontecer num instante. Devemos estar sempre preparados, com o nosso pensamento em Deus e com a consciência limpa, por ter feito, a Deus e aos irmãos,  o que podíamos.
PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS -Adélio Francisco.
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão do facebook
https://m.facebook.com/Comentando-E-Refletindo-O-Evangelho-364442764036099/?ref=bookmarks

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir