.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 13 de julho de 2018

“ENTÃO OS DOZE PARTIRAM E PREGARAM QUE TODOS SE CONVERTESSEM.”- Olivia Coutinho


15º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Dia 15 de Julho de 2018

Evangelho de Mc6,7-13
Jesus vivia cercado pelas as multidões, as pessoas gostavam de ouvi-lo, pois Ele tinha palavras que davam animo que colocava esperança no coração dos oprimidos. Mas se por um lado, Jesus gostava de ser alento para o povo, Ele sabia também, que a sua mensagem não poderia ficar restrita a um só povo, de acordo o projeto de Deus, o anuncio  da Boa Nova Do Reino, deveria  se estender a todas as nações.  E para que isso pudesse acontecer, Jesus quis precisar de alguns colaboradores. Foi então, que Ele, orientado pelo o Pai, escolheu  12 homens,  formando uma pequena comunidade, que amadurecendo na fé, passou a ser  o embrião da sua Igreja.
 Um grupo pequeno, participando diretamente do cotidiano de Jesus, teria muito mais condições de absorver os seus ensinamentos, tanto pela escuta da palavra, quanto pelo o seu exemplo.
Preparados por Jesus, esses doze discípulos, que passaram a serem chamados de apóstolos, ( enviados)  foram enviados  para fazer as vezes de Jesus no meio do povo. O evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, narra este envio.
O texto apresenta as características centrais do discípulo, que ao ser enviado, passa a ser discípulo missionário!
No ato deste envio, Jesus passou  instruções fundamentais para que a missão deles tivessem êxito.
O envio de dois a dois, ressalta  a importância da missão realizada em comunidade, dois a dois, significa uma comunidade, além de aumentar a credibilidade do testemunho, contribui para o encorajamento de ambos, pois um, está sempre animando o outro.
Os discípulos receberam recomendações importantíssimas  para que a missão deles tivesse êxito: “Não leveis nada pelo caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. Mandou que eles andassem de sandálias, que não levassem duas túnicas.” O que significa: o missionário deve  estar totalmente livre desimpedido para o serviço. E o andar de Sandálias, que simboliza humildade, coloca o missionário na condição de servo, lembrando-o que ele não é maior do que ninguém.
Jesus ainda disse: “Quando entrares numa casa ficai ali até vossa partida.” Ao dizer estas palavras, Ele enfatiza a importância do testemunho. A eficácia da evangelização, está mais no testemunho do que nas palavras, uma estadia mais longa numa só casa, possibilitará o povo a conhecer o missionário, que não só deve falar de Jesus com palavras,  mas também com a sua própria vida. Na convivência com o  missionário, a família que o acolhe, vai querer espelhar na sua pessoa,   e assim, de evangelizada, aquela família passará a ser também, evangelizadora com seu testemunho de vida.
Para dar continuidade a missão de Jesus, o missionário precisa experimentar a pobreza total, isto é: esvaziar-se de si mesmo, para  encher-se da graça de Deus, confiando somente na sua providencia.
Todas as orientações passadas por Jesus,  deixa os discípulos, numa situação de total dependência de Deus e é justamente nesta dependência, que o missionário torna forte, afinal, é Deus quem vai agir através dele, quem vai lhe oferecer todas as condições para que ele possa exercer bem a sua missão.
Hoje, somos nós, os enviados para continuar esta missão! Deus quer salvar a humanidade contando com a nossa disposição, com o nosso serviço, por isto, Ele convoca  cada um de nós, para uma determinada missão.  Ser indiferente a esta convocação, é virar as costas para  Deus!
Para desempenharmos bem a nossa missão, precisamos primeiramente nos libertar de tudo que nos prende, dos nossos apegos, pois só assim, estaremos livres para servir!
Ser missionário do Senhor, é a melhor resposta de amor que podemos dar, à Aquele que nos amou primeiro! O mundo carece de amor, de pessoas dispostas a levar ao outro, o conhecimento da verdade que liberta.
 Propaguemos o amor de Deus no meio em que vivemos com o nosso testemunho de vida, tornando viva e atuante a presença de Jesus no mundo.
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário