.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 19 de julho de 2018

ALEI QUE DEVE NOS REGER É A LEI DO AMOR! - Olivia Coutinho



Dia 20 de Julho de 2018

Evangelho de Mt12,1-8

A observância exagerada de normas, rituais, impede muitas pessoas de uma proximidade maior com Deus! Quem fica preso no cumprimento de preceitos  rituais, não vive as alegrias da fé, não absorve os ensinamentos de Jesus, não  a presença amorosa de Deus em sua vida!
Muitos líderes religiosos, ao invés de conduzir o povo para uma proximidade maior com Deus, os intimida, passando para eles, a imagem de um Deus vingativo, que castiga,  que está sempre a espreita, pronto para pegá-los em alguma suposta falha. Quando na verdade, não é assim, pois Deus é Pai, e como Pai amoroso, Ele só quer nos amar e nunca nos castigar!
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, começa falando  de mais um conflito entre  fariseus e Jesus, desta vez, a respeito da observância do sábado.
 Embora conhecedores das Escrituras, os fariseus, na prática, estavam bem distante do amor propagado por Jesus, o amor que gera vida! Essas autoridades colocavam pesados fardos nos ombros das pessoas, leis, normas, que deveriam ser cumpridas rigorosamente, como o Jejum, ritos de purificação, observância do sábado e tantas outras regras, que eles mesmos criavam e que nada mais era,  do que, um pano de fundo para cegar o povo diante  seus direitos.
Ficou claro, que os fariseus queriam pegar Jesus num casuísmo legal, já que o fato dos discípulos estarem apanhando espigas de trigo para saciar a fome, não poderia ser atribuído como roubo. 
Determinados a escandalizar Jesus, esses fariseus, procuraram outra forma para incriminá-lo, alegando que  seus discípulos estavam infligindo a lei que proibia o trabalho em dia de sábado, desconsiderando assim, a necessidade da sobrevivência deles.
Criticado pelos os Fariseus em nome da Sagrada escritura, Jesus responde essas criticas, usando a própria escritura: “Por acaso nunca lestes nas escrituras o que Davi e seus companheiros fizeram quando passara necessidade e tiveram fome?...”Mc 2,25
Não é difícil perceber que até nos dias de hoje, presenciamos situações semelhantes, na realidade, o legalismo, é um instrumento de alienação e de opressão, que tem como objetivo desviar a atenção do povo. Enquanto o povo está voltado para a observância rigorosa de tantas leis, os donos do poder sentem-se livres para praticar seus atos ilícitos.
As leis de organização social e religiosa, só podem ter validade se forem  em favor da vida, e Jesus veio para libertar e fazer desabrochar a vida!
 Em todos os seus ensinamentos, Jesus sempre deixou claro, que a vida deve estar  em primeiro lugar, e a necessidade de sobrevivência, acima de toda e qualquer lei.

Para um verdadeiro seguidor de Jesus, não existe dia e nem hora para cuidar da vida!

Foi apanhando espigas de trigo para matar a fome, que os discípulos, apoiados por Jesus, começaram a abrir caminho para uma nova mentalidade, afirmando,  que a lei que deve nos reger, é a lei do amor.

 

FIQUE NA PAZ DE JESUS  - Olivia Coutinho

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

https://www.facebook.com/groups/552336931551388/

4 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Você é o Máximo Olivia. Porque suas Reflexões São bem contundentes.

    ResponderExcluir
  3. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir