.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 31 de julho de 2018

A busca do reino de Deus requer de nós paciência e esmero-Helena Serpa


2 DE AGOSTO DE 2018

5ª. FEIRA DA XVII SEMANA DO

TEMPO COMUM  
 Cor verde
1ª. Leitura – Jer 18, 1-6

Leitura do Livro do Profeta Jeremias 18,1-6
1Palavra dirigida a Jeremias, da parte do Senhor:  2'Levanta-te e vai à casa do oleiro, e ali te farei ouvir minhas palavras'. 3Fui à casa do oleiro, e eis que ele estava trabalhando ao torno; 4quando o vaso que moldava com barro se avariava em suas mãos, ei-lo de novo a fazer com esse material um outro vaso, conforme melhor lhe parecesse aos olhos. 5Fez-se em mim a palavra do Senhor:
6'Acaso não posso fazer convosco como este oleiro, casa de Israel? diz o Senhor. Como é o barro na mão do oleiro, assim sois vós em minha mão, casa de Israel. Palavra do Senhor.

Reflexão – “nós somos apenas o barro, o Senhor é o Oleiro”
O Senhor hoje também nos manda levantar e nos dirigir à Sua casa, para nos falar. Ele quer trabalhar para realizar em nós a obra que nos foi predestinada desde a eternidade e que a vida e o pecado têm deformado. Assim também como o oleiro toma o barro em suas mãos para fazer um vaso “conforme melhor lhe parecer aos olhos”, Deus também quer fazer conosco. Ele nos convida a nos deixar ficar em Suas mãos, pois, deseja nos instruir, nos orientar, nos remodelar. O barro é, nesse caso, a nossa vida, nossa essência, nossas experiências, nossa maneira de pensar e agir, enfim, nossas características. Deus não joga fora o barro que somos, mas nos transforma e nos modela na forma que for mais bela aos Seus olhos. O modelo, só Ele é quem tem e não nos compete escolher o melhor modo de sermos. Ele é o Oleiro, nós apenas o barro. Mesmo que estejamos nos sentindo defeituosos (as), trincados (as) ou mesmo quebrados (as), precisamos manter firme a esperança de que o Oleiro tem o poder para nos restaurar e nos transformar em um vaso novo. – Você tem ido à casa do Oleiro? – Você tem conseguido entregar-se “nas mãos do oleiro”? – Como está o barro que você oferece ao Senhor para remodelar?
  
Salmo 145,1-2. 3-4. 5-6 (R.5a)

R. Feliz quem se apoia no Deus de Jacó!
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1Bendize, minh'alma, ao Senhor!+
2Bendirei ao Senhor toda a vida, *
cantarei ao meu Deus sem cessar!R.

3Não ponhais vossa fé nos que mandam, *
não há homem que possa salvar.
4Ao faltar-lhe o respiro ele volta
para a terra de onde saiu;*
nesse dia seus planos perecem.R.

5É feliz todo homem que busca
seu auxílio no Deus de Jacó, *
e que põe no Senhor a esperança.
6O Senhor fez o céu e a terra, *
fez o mar e o que neles existe.R.

Reflexão - O Salmo 145 nos convence: “É feliz todo homem que busca seu auxílio no Deus de Jacó e que põe no Senhor a sua esperança”! Daí, podemos dimensionar o tamanho da nossa felicidade. Estamos colocando a nossa esperança em Deus ou estamos esperando mais das pessoas ao nosso redor, nos governantes? A quem estamos entregando a nossa vida, o nosso sustento? Para quem nós trabalhamos e a quem prestamos culto?

Evangelho – Mt 13, 47-53

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 13,47-53
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 47O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. 49Assim acontecerá no fim dos tempos:
os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos,
50e lançarão os maus na fornalha de fogo. E ai, haverá choro e ranger de dentes. 51Compreendestes tudo isso?' Eles responderam: 'Sim.' 52Então Jesus acrescentou: 'Assim, pois, todo mestre da Lei,
que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas.' 53Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali.
Palavra da Salvação.

Reflexão – “a busca do reino de Deus requer de nós paciência e esmero.”
Neste Evangelho Jesus compara o reino de Deus, a uma rede jogada ao mar que apanha peixes de todo tipo ou como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas. Em todas as duas situações percebemos que as coisas boas e novas se confundem com as coisas más e velhas e só um perito espiritual poderá nos ajudar a fazer o discernimento. O reino de Deus acontece no interior do nosso coração. Dentro de nós há o velho e o novo, o bom e o ruim. A “intervenção plástica” da nossa alma só quem pode realiza-la é o Espírito Santo que perscruta o âmago do nosso ser e sabe aferir o que se passa dentro de nós.  Somente Deus Pai que é o Oleiro é quem poderá nos ajudar pelo poder do Seu Espírito a nos despojar de tudo que nos é inútil e está apodrecendo dentro de nós. Só Ele tem o poder de fazer valer em nós, os sentimentos que são procedentes do Seu coração e nos trazem a felicidade, a concórdia e o amor. Por isso, a busca do reino de Deus requer de nós paciência e esmero a fim de que, gradualmente, nós possamos deixar com que o Senhor nos transforme no modelo que Ele projetou.  Precisamos, então, ter consciência de que antes que chegue ao fim dos tempos nós poderemos nos deixar esclarecer pelo Espírito Santo que nos dará a consciência exata de tudo o que o Pai concebeu para nós.    
– Você tem buscado o auxílio de Deus para suas dificuldades?
– Você percebe as coisas boas e más que estão dentro do seu coração? – Você acha que Deus tem poder para transformar você num vaso novo? – Peça, então, cantando a melodia do Vaso novo: Eu quero ser Jesus Amado, como um barro nas mãos do oleiro, rompe-me a vida faz-me de novo, eu quero ser (2x) um vaso novo.


6 comentários:

  1. Eu quero ser um vaso novo, quero ser transformada, quero retirar de mim todas as coisas velhas. Que Deus me conduza. Amém.

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  3. José Maria Nascimento2 de agosto de 2018 às 07:18

    Obrigado Senhor, obrigado Helena por compartilhar suas belíssimas reflexões!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Amiga Helena Serpa; Que DEUS te abençoe e ilumine todos vocês desta equipe. Um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  5. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir