.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 26 de julho de 2018

17° DOMINGO DO TEMPO COMUM-Adélio Francisco



REFREXÃO DO EVANGELHO DO DIA 29/07/2018
-João 6,1-15
17° DOMINGO DO TEMPO COMUM 
"O SENHOR NOS SACIA COM OS BENS ETERNOS "

Se continuássemos a seqüência do Evangelho de Marcos, leríamos hoje a multiplicação dos pães, na versão de Marcos (Mc 6,35-44). Mas a Liturgia interrompe a leitura dominical de Marcos para nos propor, em domingos seguidos, o capítulo 6° de João, ponto alto da auto-revelação de Jesus e momento decisivo de fé dos discípulos. O capítulo 6°de João começa exatamente com a multiplicação dos pães, dando assim certa continuidade às leituras dos últimos domingos. 
A multiplicação dos pães hoje lembra duas narrações de fatos milagrosos que falam de comida num momento de fome e descontentamento do povo, mas com perspectiva de reconstrução da vida: o maná do deserto, e o banquete messiânico para os pobres, símbolos dos bens trazidos pela salvação libertadora. O novo maná, que Jesus chama de "pão da vida" (Jo 6, 35), faz mais que matar a fome física: garante a imortalidade (Jo 6,27 - 50). Pela boca de Isaías, Deus perguntava ao povo: "Por que gastais dinheiro com pão que não alimenta?" E garantia: " Vinde a mim, escutai-me e vivereis". Jesus, com outras palavras, ainda mais claras e incisivas, diz a mesma coisa ao longo do capitulo 6° de João.
Os quatro Evangelistas contam a multiplicação dos pães. João a faz ponto de partida do discurso eucarístico e como seu sinal. 
     A parte principal, portanto, não está no trecho que lemos hoje, mas no dos próximos domingos.
A multiplicação dos pães realizada por Jesus pode ser vista sob dois ângulos.
De uma perspectiva humana: Jesus tem consciência das nossas necessidades materiais. Os pães que ele multiplicou para saciar a fome da multidão são um sinal de sua solidariedade para com o pobre e o necessitado. A vida física, vinda pelo pão, é o símbolo da consciência de Deus de que toda pessoa deve ter uma vida humana em todas as suas dimensões temporais.
De uma perspectiva espiritual: o pão trazido e repartido por Jesus é um sinal da vida eterna. É um simbolo do pão espiritual - o corpo de Cristo na Eucaristia.
Ambas as perspectivas, humana e espiritual, fazem parte do plano de Deus. A compaixão material e a compaixão espiritual são meios de justiça e caridade. E a missão de um cristão é a comunicação da vida que encerra o compromisso de humanizar a existência de uma pessoa.
Meus irmãos e irmãs: O milagre da multiplicação dos pães e dos peixes antecipa o mistério da Eucaristia, "pão da vida eterna e que os sacia de verdade". É o alimento que sustenta a igreja de Deus, e é sem dúvida, o melhor presente que jesus podia deixar aos apóstolos, na véspera de sua paixão e morte na cruz. Jesus, na Hóstia Santa, recebe nossa adoração e, ao mesmo tempo, nos convida a partilhar com os irmãos os benefícios de sua presença sacramental: a paz, a concórdia, o perdão, a fraternidade e a boa vontade de fazer aquele bem que nunca nos será tirado.

PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS-- Adélio Francisco 

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão do facebook:





2 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço as belas palavras que nos ajudam a refletir e propagar o evangelho as pessoas.
    Continuem com esse lindo trabalho e muito obrigado.

    ResponderExcluir