.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 26 de julho de 2018

“O SEMEADOR SAIU PARA SEMEAR...”- Olivia Coutinho


Dia 27 de Julho de 2018

Evangelho de Mt13,18-23

Mesmo em meio a tantos opositores, a palavra de Deus, ainda encontra espaço, terreno férteis que a acolhe!
A palavra de Deus é fonte de vida, é semente que traz dentro de si, uma força capaz de romper barreiras, como a força de uma semente que consegue romper a casca dura para poder germinar! 
Foi do coração de Jesus, que foram lançadas as primeiras sementes no mundo
Hoje, Jesus continua lançando sementes no mundo, através do coração daqueles que se dispõe a trabalhar na sua Messe!
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, chama a nossa atenção sobre a importância de nos tornarmos, tanto terra boa, quanto semeadores da palavra de Deus, afinal, é nossa missão, contribuir para que o  Reino dos céus possa  expandir aqui na terra! 
O texto diz que Jesus, dirigindo-se à multidão, fala da importância do acolhimento à palavra de Deus, comparando-a com uma semente lançada na terra!
Movido pelo o compromisso assumido com o Pai, de implantar o seu Reino aqui na terra, o Mestre de todos os mestres, serviu-se de meios humanos bem simples para ligar o céu com a terra, o  humano com o Divino.
De um jeito simples, Jesus fazia comparações do Reino, com as coisas pequenas, presentes no cotidiano do povo simples. Com esta pedagogia, Ele falava diante de todos, mas somente para os que queriam de fato, entender. E assim, Jesus ia fazendo um passeio amoroso no coração dos pequenos e confundindo os grandes que não viviam a mesma realidade dos pequenos.
Uma parábola, tanto pode revelar, como esconder, vai depender da forma de ouvi-la! Para os pequenos, elas revelavam os Mistérios do Reino, já para os “grandes” fariseus e doutores da lei, que não as assimilavam com a vida, as parábolas de Jesus, não diziam nada, não passavam de meras historinhas. 
Esta forma diferente de ensinar  de Jesus, provocou uma curiosidade nos discípulos, que perguntaram a Jesus: “Porque tu falas ao povo em parábolas?” Jesus respondeu: “Porque a vós, foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado. Pois à pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que ela tem.  É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não veem, e ouvindo, eles não escutam, nem compreendem”... Com esta explicação, Jesus diz aos discípulos, que no meio da multidão que o cercava, estavam misturados os que buscavam os seus ensinamentos e os que queriam apenas confrontá-lo, e era por meio das parábolas, que Ele falava com os que estavam realmente interessados em acolher e a viver os seus ensinamentos. O que não era caso dos Fariseus e mestres da lei, esses, tinham o coração fechado, por isto não entendiam a mensagem oculta nas parábolas. 
A todo aquele que crê em Jesus, que está aberto para acolher a sua mensagem  é dado a graça de conhecer os mistérios do Reino! 
O crescimento de um Reino de amor de paz e de justiça, tão sonhado por Deus, depende de cada um de nós, da nossa disposição em nos tornarmos semeadores, isto é: propagadores da palavra de Deus!
A todo instante, Jesus nos chama a sermos semeadores desta palavra de vida, há muita terra fértil!  Mas não esqueçamos: a palavra que espalhamos, (semente) não é nossa, é de Deus, portanto, quem deve destacar, é o dono desta palavra, e não nós!
Como semeadores, tenhamos a simplicidade de um agricultor, o agricultor não tem interesse de ser conhecido, e muito menos de ter algum prestígio, a sua alegria, está em semear! Para o agricultar,  o importante mesmo,  é semear, se a semente caiu em terra boa ou não, ele nunca vai saber, pois o coração de cada um, é terreno secreto...

FIQUE NA PAZ DE JESUS  - Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir