.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 16 de julho de 2018

“SIM, PAI, PORQUE ASSIM FOI DO TEU AGRADO.” – Olivia Coutinho


Dia 18 de Julho de 2018

Evangelho de Mt11, 25-27
        O anuncio do Reino, só encontra resposta naquele que se faz pequeno, que reconhece o seu nada e busca em Jesus, o seu tudo!
         Jesus se identifica com os pequenos e esta  identificação, que vem lá do seu nascimento; o Filho de Deus, nasceu pobre, seus primeiros visitantes foram os pobres, os pastores, pessoas excluídas da sociedade. 
         Enquanto caminhou por este chão, Jesus se mostrou íntimo dos pequenos, Ele sempre esteve ao lado dos mais fracos, dos rejeitados.
O seu jeito simples de falar do Reino, fazendo comparações com as “pequenas” coisas, presentes no cotidiano dos pequenos, facilitava a compreensão deles, e dificultava para os “grandes”, que não viviam a mesma realidade.
Jesus atraia multidões, mas Ele sabia que nem todos que estavam à sua volta, tinha o coração aberto para acolher a sua mensagem,  junto com o povo simples, que gostava de ouvi-Lo, estava também, àqueles que queriam apenas investiga-lo: os fariseus e os doutores da lei. A estes, Deus não se manifestou por meio  de Jesus, devido ao fechamento de seus corações.
O Mestre de todos os mestres serviu-se de meios humanos bem simples para anunciar a grandeza do Reino de Deus! Era através de pequenas histórias  (parábolas), que Jesus falava deste Reino e a sua mensagem, era entendida claramente pelos os pequenos, pois Jesus falava a linguagem deles. 
Com o seu testemunho, Jesus nos ensina, que o caminho que nos leva a salvação é o caminho da humildade, um caminho que Ele mesmo percorreu, se misturando aos pobres e sofredores.
No evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, Jesus expressa a sua alegria, ao tomar conhecimento de que o Reino dos céus, anunciado pelos seus primeiros discípulos,  começava a acontecer aqui na terra, e começava acontecer através dos pequenos!
 “Eu te louvo, ó Pai, porque escondestes essas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos pequeninos.” Os pequenos, foram os primeiros a responderem positivamente a proposta do Reino: isto é: os discípulos, pessoas simples, sem nenhuma escolaridade. Foram eles, os primeiros a aderirem à proposta de Jesus, a absorverem a sua mensagem, não, pela a  inteligência, mas pela a abertura do coração à graça de Deus, que os levou a fazer a experiência de Jesus em suas vidas, e a propagar a Boa Nova do Reino!
Ao se revelar aos pequenos, por meio de Jesus, Deus assegurou que as suas palavras permanecessem no mundo, pois os pequenos foram e continuam sendo os guardiões e propagadores da sua palavra! Jesus é a comunicação de Deus com a humanidade!
O Reino de Deus começou e continua se expandindo aqui na terra, através da fidelidade e da disposição dos pequenos de geração a geração.
“Meu Reino não é deste mundo.” Disse Jesus. (Jo18,36) O reino de Jesus, não é deste mundo, mas o seu reinado acontece  no mundo, através do coração dos pequenos, isto é: de todos aqueles, que se esvaziam de si mesmos, para se colocarem a disposição de Deus como instrumento Dele, a ser usado como e onde Ele quiser.
FIQUE NA PAZ DE JESUS  - Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:


Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir