.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 25 de outubro de 2016

“Não seja o primeiro!” - Claudinei M. Oliveira.


Sábado, 29 de outubro  de 2012.
Evangelho: Lc  14, 1.7-11


Jesus observa os fariseus que tomam sempre os primeiros lugares e dá uma lição ao afirmar que:  ter de deixar o primeiro lugar por estar reservado à pessoa mais importante, imagina a vergonha! Ter de sair de um lugar que não poderia estar.

Os fariseus sempre estufaram o peito de grandeza. Colocavam-se na frente de todos e acreditavam que estavam cheios de privilégios. Esse fato incomodava Jesus. Os menos favorecidos eram esquecidos e não tinha vez diante dos “senhores”, dono da sabedoria farisaica.

Ao invés de sentar-se na primeira fileira, melhor seria ocupar o último lugar e se for o caso, passar pela honra de ser  depois convidado para ocupar o primeiro lugar.

Diante de Deus o cristão deve seguir esta regra: ser humilde para ser elevado, não querer ser o topetudo, arrogante e autossuficiente. Pode não agradar o Pai do céu pela avareza. O cristão que zela pela Palavra escuta a voz de Deus sem precisar aparecer. Tem humildade diante de todos.

Jesus notou  a falta de humildade no jantar na casa do fariseu no sábado. Alguns chegavam e procuravam o primeiro lugar para acomodar-se, não se atentavam para saber se já estava reservado para outras pessoas mais importantes. Jesus vira-se para os convidados e conta a parábola: “Quando tu fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu”.  Com estas palavras Jesus catequizava os presentes. Pois o dono da festa de casamento pode voltar-se para a pessoa que esta sentada no fundo do salão e possa convidá-lo: “Amigo, vem mais para cima. E isso vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados”.

Sabe-se que o dono da festa de casamento é Deus. Ele já reservou o primeiro lugar para os pobres e humilhados. Pessoas que sofreram pela sua condição social. Não tiveram o apreço do bom senso dos dirigentes do poder. Exploraram de forma violenta. O que sobrou para estes esquecidos foi à amargura de uma vida infeliz. Deus, com o coração bondoso e caridoso, cuida desses filhos com ternura e paixão. Oferece os melhores lugares junto do Pai. Não como prêmio, mas pela sua bondade, persistência e coragem de enfrentar uma vida dura.

Serve para nós cristãos da comunidade onde participamos. Sempre chegamos ao templo e corremos para ocupar os primeiros lugares. Às vezes chegamos bem cedo para ter a certeza de que o lugar esteja reservado. Não se preocupa com os irmãos a que vem visitar a comunidade. Não acolhemos como deveria. Ou nem cumprimentamos. Ao fazer isso será que não estamos sendo um fariseu? Será que não estamos demarcando o lugar sem levar em conta o dono da festa? O que leva o cristão a ser cego e não enxergar o irmão que precisa de um assento mais aconchegante?

Dessa forma não devemos querer ser o primeiro, mas ter a paciência e a sensatez  para ouvir e seguir os ensinamentos de Cristo. Por que Jesus mesmo disse: “quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”. Sabias palavras de Jesus. Deixar o tempo e a Graça do Espírito Santo manifestar no coração. Amar o outro gratuitamente e querer ajudar quem deve aproximar do Senhor.

Portanto, sejamos o último da fila para ter um coração puro e sem a arrogância. Amém.

Abraços
Claudinei M. Oliveira


Um comentário:

  1. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir