.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 4 de julho de 2017

-Um paralítico deitado numa cama-José Salviano

6 de Julho de 2017
Cor: Verde
Evangelho - Mt 9,1-8


Naquele tempo:
1Entrando em um barco,
Jesus atravessou para a outra margem do lago
e foi para a sua cidade.
2Apresentaram-lhe, então, um paralítico deitado numa cama.
Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico:
'Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!'
3Então alguns mestres da Lei pensaram:
'Esse homem está blasfemando!'
4Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse:
'Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações?
5O que é mais fácil, dizer:
'Os teus pecados estão perdoados',
ou dizer: 'Levanta-te e anda'?
6Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem
tem na terra poder para perdoar pecados,
- disse, então, ao paralítico -
'Levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa.'
7O paralítico então se levantou, e foi para a sua casa.
8Vendo isso, a multidão ficou com medo
e glorificou a Deus,
por ter dado tal poder aos homens.
Palavra da Salvação. (CNBB).

Jesus, em vez de primeiro curar o paralítico, perdoou os pecados daquele pobre homem, justamente para provocar uma reação aos seus oponentes ali presentes. Assim, Ele acabou demonstrando que de fato, todo o poder lhe foi dado no Céu e na Terra.
Jesus transferiu o poder de perdoar os pecados aos seus apóstolos, e por conseguinte aos nossos padres. Tenhamos fé, e confiança, neste poder dado por Jesus aos sacerdotes, e recorremos a ele sempre quando caímos em tentação. O padre é um homem sim, porém, com poderes de perdoar os nossos pecados. Ou nós acreditamos, ou nos condenamos!
Muitas pessoas quando ficam doentes, preocupam-se em primeiro lugar com a cura do corpo. Procuramos o médico, tomamos os medicamentos prescritos por ele, e a última coisa que pensamos é na cura da alma. Principalmente quando a doença é algo muito grave que possa representar perigo de morte. Morte em estado de pecado. Neste caso, o verdadeiro cristão deve procurar imediatamente fazer uma boa confissão por via das dúvidas, para o caso de um possível óbito, para morrer na amizade com Deus. Assim também, antes de uma viagem, o cristão deve cuidar para que esteja em estado de graça, pois a viagem é uma aventura passível de possíveis acidentes fatais.
No Evangelho de hoje aparece essa realidade da natureza humana. Jesus respeitando a cultura daquele povo que acreditava que qualquer doença era causada pelos pecados cometidos pela pessoa, perdoa os pecados do paralítico. Mas, na verdade, Jesus prioriza ou valoriza em primeiro lugar a cura da alma. “Homem, teus pecados estão perdoados.”

Um outro motivo pelo qual Jesus perdoa os pecados daquele homem antes de qualquer coisa, foi porque Ele sabia o que os seus oponentes iriam pensar, e pretendia ou esperava com isso, gerar uma polêmica, pois além de não ter medo dos líderes judaicos, Jesus forjava sempre uma oportunidade para facilitar a explicação da BOA NOVA.

Notamos que na cura do paralítico, a importância maior é dada para a cura do corpo, ao invés da cura ou purificação da alma. Isso, de certa forma, é uma inversão da verdadeira hierarquia de valores, na qual colocamos nos valores perenes e temporais mais importância do que nos valores espirituais e celestes.

Prezados irmãos. Precisamos valorizar em primeiro lugar, a saúde da nossa alma, da nossa consciência, da nossa espiritualidade, e depois a saúde do nosso corpo. Mesmo porque, o nosso corpo, por mais cuidado que tenhamos, vai a cada dia se degenerando. E a nossa alma precisa estar pura na hora de nos apresentar a Jesus. Isso não quer dizer que vamos desleixar, que não vamos cuidar do nosso corpo, pois afinal, é ele que carrega a nossa alma para anunciar Cristo ao nosso irmão. Concluindo, devemos cuidar dos dois, só que a alma em primeiríssimo lugar.

Tenha um bom dia. José Salviano.


2 comentários:

  1. CONCORDO COM O DIZERES ACIMA POREM UMA COISA, QUANDO VC FALA QUE JESUS DEU PODERES AOS SACERDOTES COMO OS PADRES CLARO QUE SIM, MAS TEM MUITAS PESSOAS QUE NÃO E UM PADRE OU UM FREQUENTADOR DE IGREJA QUE TAMBEM TEM O PODER DE NOS CURAR ESPIRITUALMENTE ATRAVES DE GESTOS DE CARIDADE, ALEGRIA E DE ESPIRITO DE SOLIDARIEDADE, ENTÃO TEM MUITOS PADRES, PASTORES QUE NÃO FAZ A METADE QUE UMA PESSOA "COMUM" FAZ DEIXANDO TUDO DE LADO E AJUDANDO O PROXIMO. NÃO E CRITICA AOS PADRES E PASTORES POIS TENHO VARIOS AMIGOS DESTA NATUREZA.

    ResponderExcluir
  2. JESUS DISSE: SE TIVERES FÉ PODEREIS FAZER TUDO O QUE EU FAÇO E AINDA MUITO MAIS.

    ResponderExcluir