.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 27 de julho de 2017

“PORQUE TU FALAS AO POVO EM PARÁBOLAS”? – Olivia Coutinho

 
Dia 27 de Julho de 2017
 
Evangelho de Mt13,10-17

Por onde Jesus passava, Ele atraía multidões, mas nem todos que  aproximavam Dele, estavam dispostos a  segui-lo. Alguns, aproximavam Dele, por curiosidade, outros, para confrontá-lo como era o caso dos doutores da lei e fariseus.
Firme, no compromisso que assumira com o Pai, de cuidar do seu rebanho,  Jesus servia-se de meios humanos  bem simples  para falar do Reino dos céus, que seria ser implantado por Ele aqui na terra!
Na sua imensa sabedoria, Jesus criava histórias, a partir  do cotidiano do povo simples, as tão conhecidas parábolas!
Falando em parábolas, Jesus fazia um passeio amoroso no coração dos pequenos, que entendiam facilmente  a sua linguagem, afinal, eles viviam as realidades  das historinhas que Jesus contava!
Uma parábola, tanto pode revelar, como esconder. Para quem busca os ensinamentos de Jesus, com o propósito de coloca-los em prática, elas revelavam os mistérios do Reino. Já, para aqueles, que analisam os seus ensinamentos, a partir da lógica humana, as parábolas, não dizem nada, não passam de histórias que apagam logo da memória.
Quem tem o coração duro, não consegue  assimilar as parábolas de Jesus, com a vida, não capta a mensagem oculta dentro de uma  parábola!
Com essa pedagogia, Jesus trouxe um jeito novo de ensinar, um jeito  totalmente diferente dos lideres religiosos que o povo estava acostumado a ouvir, líderes, que não tinham o interesse   em edificar vidas, apenas, colocar pesados fardos nos ombros do povo.
Esta forma diferente  de ensinar através de parábolas, despertou  curiosidade nos discípulos, que perguntara a Jesus: “Porque tu falas ao povo em parábolas?” Jesus respondeu: “Porque a vós, foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado. Pois à pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem. É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não veem, e ouvindo, eles não escutam, nem compreendem”... Com esta explicação, Jesus diz aos discípulos, que a eles, Ele podia falar abertamente do Reino, já  no meio da multidão, Ele tinha que falar do Reino, de maneira que só entenderia,  aquele que de fato, queria entender.
Através das parábolas, Jesus falava no meio de todos, mas  só para os que  estavam interessados em acolher e a viver os seus ensinamentos, que eram os pequenos.
Quando Jesus diz: “eles”, Ele está se referindo aos fariseus e doutores da lei, estes, tinham o coração endurecido, não o reconhecia, como enviado do Pai, por isto, nada do que Jesus falava, entrava nos corações deles.
Os ensinamentos de Jesus, são graças de Deus acessíveis a todos, mas nem todos estão dispostos a acolhê-los.  Aos que os acolhe, com o propósito de os colocarem em prática, lhes é dado o dom da sabedoria, para que eles  possam entendê-los bem, aos que se fecham à graça de Deus, lhes é tirado até mesmo o pouco de entendimento que possam ter.
A parábola é sempre um convite a reflexão, Jesus quer que nos aproximemos Dele, livremente, não por imposição!
A todo aquele que crê em Jesus, que está aberto para acolher a sua mensagem, é dado a graça de conhecer os mistérios do Reino. 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir
  2. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir