.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 24 de julho de 2017

17o Domingo do Tempo Comum - Ano A-Jorge Lorente

Evangelhos Dominicais Comentados

30/julho/2017 – 17o Domingo do Tempo Comum

Evangelho: (Mt 13, 44-52)

Disse Jesus: O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo. Quem o encontra esconde-o de novo e, cheio de alegria, vai vender tudo o que tem e compra o campo. O reino dos céus é também semelhante a um comerciante à procura de boas pérolas. Achando uma preciosa, vende tudo o que tem e a compra. O reino dos céus é também semelhante a uma rede de arrastão, que é lançada ao mar e recolhe peixe de toda espécie. Quando fica cheia, os pescadores arrastam-na para a praia, sentam-se, recolhem os peixes bons nos cestos e jogam fora os que não prestam. Assim será no fim do mundo: os anjos sairão para separar os maus do meio dos justos e os lançarão na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes. Entendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”. E Jesus lhes disse: “Por isso, todo escriba instruído na doutrina do reino dos céus é como o pai de família, que tira de seu baú coisas novas e velhas”.

No evangelho deste domingo, novamente Jesus nos fala em parábolas. São três as parábolas de hoje; a do tesouro escondido no campo, a do comerciante que encontrou a pérola que tanto procurava e por fim, a história da rede de pesca que quando é lançada ao mar, apanha qualquer tipo de peixe.    

No tempo de Jesus havia muitas guerras, invasões de tribos e de povos estrangeiros. Quando atacados, os habitantes tinham que fugir às pressas, levando consigo somente o necessário. Por isso, era muito comum enterrarem suas economias, joias e até mesmo, verdadeiros tesouros no quintal, antes de abandonarem suas casas e fugir.

Evidentemente, essas famílias imaginavam poder voltar um dia e reaver a sua fortuna, porém nem sempre isso acontecia. As terras ficavam abandonadas até serem ocupadas por outras pessoas que, ao prepará-las para o cultivo, acabavam encontrando o tesouro escondido.

Já pensou? Vender tudo desfazer-se de todos os bens, para comprar aquele terreno ou aquela pérola... e se a pérola não for legítima e tão valiosa quanto se espera? E se o tesouro não for tão compensador quanto parece?

Com essas parábolas Jesus nos revela como é valioso o Reino de Deus. Diz que é preciso ter confiança. Afirma que é compensador deixar tudo de lado e colocar o Reino em primeiro lugar. Colocar todo restante em segundo plano.

Vender tudo significa renunciar ao poder e ao dinheiro; renunciar à ganância, à corrupção e à exploração, enfim, abdicar à tudo que nos impede de viver a Palavra de Deus. Vender tudo significa mandar para bem longe todas as coisas que nos impedem de viver o amor. 

Esse é o preço da pérola, esse é o custo do tesouro que tanto almejamos. Preço altíssimo, mas que vale a pena! Vale o sacrifício. Será compensadora a alegria de vislumbrar a beleza e o esplendor de jóias tão raras. Como disse São Paulo, maravilhas que os olhos humanos jamais viram. 

Finalizando, Jesus nos fala da rede que ao ser lançada no mar apanha todas as espécies de peixes, bons e ruins. Alguns de excelente qualidade, outros impróprios para o consumo. Exatamente como a Rede do Amor de Deus que, também é lançada sobre todos os seus filhos, sem restrição nem discriminação.

Como todo pescador, Nosso Pai ficaria muito feliz se pudesse aproveitar cem por cento dessa pescaria. Mas, infelizmente não é assim, haverá um processo de seleção e, na hora certa, eles serão separados pelo Pescador. Os bons serão preservados e conservados em local arejado e fresco. Os maus serão deixados na praia, ficarão expostos ao sol escaldante e irão deteriorar-se em meio aos detritos.

(3598)














Um comentário:

  1. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir