.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Deus fala conosco-Alexandre Soledade

28 de julho -- Sexta - Evangelho - Mt 13,18-23


Bom dia!
“(…) As sementes que foram semeadas em terra boa são aquelas pessoas que ouvem, e entendem a mensagem, e produzem uma grande colheita“. Não há o que comentar nesse evangelho. Eu não me atreveria a colocar qualquer “vírgula” na explicação do Senhor, pois como Ele mesmo diz: “(…) Quem tem ouvidos que ouça”.
Ouvir… Um pré-requisito?
Todos que se empenham em levar essa mensagem em um determinado momento também precisarão parar somente para ouvir. Vejo-nos muitas vezes como Marta do Evangelho de domingo… Inquietos. Na missa estamos no canto, nas leituras ou no comentário; nos grupos a qual participamos nos empenhamos na condução, no louvor, na intercessão, (…) A palavra que esta sendo semeada “nas pessoas” também deve atingir a nossa terra.
Lembro quando participava do núcleo do meu grupo de oração, éramos lembrados constantemente que aquele local era onde o servo deveria se reabastecer para que no grupo, no encontro, na reunião principal, estivéssemos empenhados apenas ao serviço. Ainda questiono muito isso. Se isso fosse 100% verdade não teríamos os evangelhos.
O que Jesus fazia, dizia, operava, (…) virou motivo de ser registrado. Aquilo que acontecia no pé de uma montanha, as margens de um lago ou em meio a multidão geravam um aprendizado constante. Esse evangelho de hoje é um dos poucos momentos em que se é registrado um ensino particular, onde Jesus, sondado por seus amigos, explica o significado da parábola do semeador.
A maior parte do que foi ensinado por Jesus se deu em meio ao povo, sem separações, ou distinções e é por isso que TODOS que participam, por exemplo, de uma missa ou celebração devem entender que são testemunhas de um milagre, e não os construtores dele. Um ministério de música imaturo, um comentarista aparecido que resolve “dar um show” precisam rever como anda sua terra, pois se assim o persistirem logo logo a terra não será tão fértil como antes.
Se a condição da semente é ouvir, porque não nos calamos um pouco?
“(…) Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas; no entanto, uma só coisa é necessária; Maria escolheu a boa parte, que lhe não será tirada“. (Lucas 10, 41-42)
Deus fala conosco do jeito melhor que Ele encontra para que isso aconteça, visto que encontra dificuldade em nos ver parar para escutá-lo. Às vezes uma frase solta no ar, uma mensagem num pára-choque de carro, email de internet ou até mesmo algo que ouvimos de uma pessoa que pouco conhecemos. Quantas vezes “desprezamos” a mensagem que era ensinada ou pregada por um irmão de comunidade, pois alegamos que “já sabemos” o que ele(a) vai dizer?
Jesus nos convida a apresentar nossas mazelas, sonhos, dificuldades e nos promete ajudar a carregá-las, mas por vezes também nos chama a reflexão, a introspecção, ao silêncio que brota da HUMILDADE. Conheço pessoas que não se deixaram ser curadas por Deus, pois estavam “servindo”, pessoas que cantam lindamente, mas não se deixam ser tocadas pela canção…
É claro que um padre não vai se lançar em prantos em meio a uma homilia, pois Deus sabe o momento que deve lançar a semente, sendo assim tão pouco o nosso “testemunho de bolso” ou nossa canção converterá a ninguém que não tenha sua terra revirada e adubada pela palavra. Não adianta forçar a graça se ela não acontece em mim.
“(…) Assim reunidos, eles o interrogavam: Senhor, é porventura agora que ides instaurar o reino de Israel? Respondeu-lhes ele: Não vos pertence a vós saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou em seu poder, mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo.”. (Atos 1, 6-8)
Nossas palavras, nosso canto, nossas pregações produzem frutos à medida que OUVIMOS, ENTENDEMOS e OPORTUNIZAMOS outros encontros. Com as novas técnicas da agronomia, algumas plantas crescem em um lugar, mas quando viram mudas, são plantadas em outro. Deixemos a semente de hoje virar uma muda em nosso coração para que seja plantada no coração daqueles a quem seremos enviados.
Abramo-nos mais a graça de Deus em todas as ocasiões. Deixe Deus escolher o momento de arar a NOSSA terra. Se for hoje, assim seja.
Um imenso abraço fraterno.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário