.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 20 de julho de 2017

O joio em meio ao trigo-Frei Aloísio de Oliveira OFM Comv.

23 de julho -- DOMINGO - Evangelho - Mt 13,24-43

Frei Aloísio de Oliveira OFM Comv.


O joio em meio ao trigo: o problema do mal
Vivemos em um mundo onde estão presentes o bem e o mal. Nossa tendência imediata seria fazer uma rígida "purificação". Somos como os empregados da parábola que dizem ao patrão: "Queres que vamos e arranquemos o joio do meio do trigo?" (cf. v.28b).
O sábio dono da plantação tem plena noção de que esse não é o melhor procedimento. Ao arrancar o joio, pode-se arrancar também o trigo, isto é, ao preocupar-se demais em combater o mal, pode-se acabar por esquecer-se de praticar o bem. A melhor maneira de vencer o joio é cultivar bem o trigo, para que ele fortaleça suas ramagens e de boa colheita.
Como o Senhor diz no Evangelho, o campo semeado é o mundo (cf. v.38a), somos nós mesmos. Ao olharmos em torno de nós, constataremos, certamente, muitos matos horríveis no mundo e tantas contradições em nós mesmos, que nos impedem de viver a mensagem do Evangelho. Embora conscientes de tudo isso, é necessário não perdermos de vista que neste mundo onde está presente o mal também está lançada a boa semente que o Filho do Homem semeou (v.37a). Para ela, temos de dirigir toda a nossa atenção, cultivá-la bem para que cresça e dê colheita abundante. Em outras palavras, por mais que encontremos dificuldades para viver a mensagem de Jesus Cristo, não devemos nos preocupar demasiadamente em como elimina-las. Aliás, isto não é mesmo possível, no seguimento de Jesus faz parte do caminho, que se dá como o trigo que cresce em meio ao joio. Felizmente, não temos de ficar nos desgastando para eliminar nossos pecados na esperança de atingir um elevado estado de perfeição para, então, sermos dignos de seguir o Senhor, pois Ele mesmo disse ter vindo, exatamente, para chamar os pecadores e salvar o que estava perdido (cf. Mt 9,13; Lc 19,10). Portanto, podemos nos aproximar d'Ele na certeza de sermos aceitos como somos e transformados no que Ele nos deseja.

Fonte: O Mensageiro de Santo Antonio



Nenhum comentário:

Postar um comentário