.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 10 de julho de 2017

XV Domingo comum Ano A-Helena Serpa

16/07/2017 - XV Domingo comum – 1ª Leitura – Isaias 55, 10-11 - “ para enfrentar com serenidade  os desafios do nosso dia a dia”
Uma simples leitura e meditação de qualquer trecho da Sagrada Escritura faz aumentar em nós a confiança nas promessas de Deus. Nesta leitura o próprio Deus nos assegura a eficácia da Sua Palavra e nos garante uma boa colheita. Se fizermos a experiência de nos abrir aos ensinamentos bíblicos em todas as situações da nossa vida iremos perceber quão mais fácil será enfrentar com serenidade os desafios do nosso dia a dia. A chuva e a neve que caem do céu retornam para lá em forma de vapor a fim de que, depois, sejam novamente enviadas para  fecundar a terra. Essa ação divina faz com que germinem as sementes para o plantio de onde nascem as plantas, trazendo  flores que enfeitam a nossa vida e frutos que nos alimentam.   A Palavra de Deus nunca é vazia, pois Ele tem um propósito definido para a Sua ação. A Sua finalidade    é nos alimentar na nossa caminhada terrena, nos ajudando  a dar passos firmes em busca da vontade de Deus.  A Palavra tem poder para fazer com que a vontade do Pai se realize aqui na terra, como no céu. Nunca podemos menosprezar nenhum preceito ou ensinamento da Bíblia nem tão pouco, fazer ouvidos de mercador ao que nos é proposto, pois, corremos o risco de definhar durante a nossa caminhada humana e espiritual.   – Qual é o efeito que a Palavra de Deus tem produzido em você? – Você confia nas promessas do Pai que são expressas na Palavra? – Você costuma orientar os seus passos tomando a Palavra de Deus? – Qual é o testemunho que você dá disso?

Salmo 64 – “A semente caiu em terra boa e deu fruto!”
Os rios de Deus que caem do céu trazem para nós fartura de bênção e de graças. Tudo isso se faz notar na nossa vida quando acolhemos com alegria o que vem para nós da parte de Deus. Assim o homem a prepara a terra para o plantio esperando cair a chuva do céu, de tal modo também  Deus age no nosso coração preparando a nossa humanidade e regando a nossa vida com a alegria e a paz. Todo trabalho do Senhor é espiritual e é na terra boa do nosso coração que nós acolhemos as Suas graças que nos fazem dar frutos bons.

2ª. Leitura – Romanos 8, 18-23 – “ O maior anseio do nosso coração é a eternidade”
Nesta leitura são Paulo nos asseguro que o homem e toda a criação, gemem como em dores de parto, aguardando a adoção filial e a libertação do seu corpo. Com efeito a criação de Deus geme e espera pela sua libertação enfrentando momentos de sofrimento e de penúria. Porém, a esperança de um dia sermos libertados da força do mal e do pecado, já nos antecipa um estado de felicidade que a nada se compara. O maior anseio do nosso coração é a eternidade, o estado de liberdade que os fará viver longe do jugo a que o pecado nos submete.  As nossas ações têm grande influência no conjunto de elementos criados por Deus e, contribuem para que haja ou não, harmonia no mundo. São Paulo nos fala do ser humano que tem em si os frutos do Espírito.   Se tivermos consciência disso, nós poderemos continuar a nossa lida desde já cantando vitória e provando aqui mesmo na terra as primícias de uma vida de filhos do Deus Criador. O nosso corpo ainda está sujeito à vaidade e a corrupção pelo pecado que habita nos nossos membros, mas o nosso espírito experimenta desde já a glória que um dia deverá ser revelada em nós. Precisamos, então, desde agora cultivar em nós a vivência do fruto do Espírito Santo que nos fará experimentar uma qualidade de vida melhor e mais plena. O fruto do Espírito é: caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança. – Você também anseia por esta liberdade? – Você já se considera filho (a) de Deus? – Você tem experimentado viver o fruto do Espírito? – Qual a característica do fruto do Espírito que é mais difícil de você viver?

Evangelho Mateus 13, 1-23 – “uma vida frutuosa e cheia de bênçãos”
Neste Evangelho Jesus nos revela que o segredo para que a nossa vida aqui na terra seja frutuosa e cheia de bênçãos é ouvir a Sua Palavra, de coração aberto. Assim sendo, Ele fala claramente que o conhecimento dos mistérios do reino dos céus só é dado àqueles (as) que têm um coração sensível para acolher a semente da Palavra de Deus. Quem ouve a palavra com má vontade, com pressa e desatenção tem naturalmente o seu entendimento obscurecido e, consequentemente, olhando, não vê, e ouvindo, não escuta nem compreende. Às vezes nós nos perturbamos diante das afirmativas de Deus por meio dos Seus ensinamentos ou ficamos meio “tontos” sem entender a mensagem das Parábolas e das comparações que Jesus nos apresenta no Seu Evangelho. Dizemos que a Bíblia é muito difícil de compreender e a deixamos de lado, não temos a paciência de pedir que o Espírito Santo nos revele o que para nós é tão complicado. Assim fazendo, nós estamos fechando os nossos olhos e ouvidos e não conseguimos compreender com o coração, portanto, a nossa conversão se torna mais difícil de acontecer. Ao contrário, quando  nos deixamos envolver pela luz do Espírito Santo e nos abrimos às Suas sugestões  percebemos que Deus nos fala das coisas simples e corriqueiras que fazem parte do nosso cotidiano. Fala de pássaros, de flores, de frutos, de sementes, de nuvens, de chuva, de sol, de felicidade, de alegria, de paz, etc...  Não precisamos nos empenhar muito para assimilar o que a Palavra nos quer transmitir, basta que abramos o coração e deixemos que Deus nos fale por meio das figuras e das expressões. Felizes somos nós quando conseguimos agir assim, pois os nossos olhos veem e os nossos ouvidos ouvem claramente o que muitos profetas e justos, que não tinham o Espírito Santo, desejaram e não conseguiram. – Você também deixa a Palavra de lado porque acha difícil de entendê-la? – Você tem pedido o auxílio do Espírito Santo? – Você racionaliza a palavra de Deus? – Como está o terreno do seu coração atualmente? -


3 comentários:

  1. joao lessa candido de morais16 de julho de 2017 às 05:17

    NOSSO DEUS E NOSSO PAI PERDAO POR MEUS PECADOS E PELOS PECADOS DO MUNDO,OBRIGADO POR TUDO QUE SOU POR TUDO QUE TENHO,IRMAOS E IRMAS QUE A PAZ ESTEJA COM TODOS AMEM

    ResponderExcluir
  2. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir