.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 4 de julho de 2017

- Quero misericórdia e não sacrifício-José Salviano

7 de Julho de 2017
Cor: Verde
Evangelho - Mt 9,9-13
Não vim para chamar os justos mas os pecadores.

Naquele tempo:
9Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus,
sentado na coletoria de impostos,
e disse-lhe: 'Segue-me!'
Ele se levantou e seguiu a Jesus.
10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus,
vieram muitos cobradores de impostos e pecadores
e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos.
11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos
discípulos: 'Por que vosso mestre come
com os cobradores de impostos e pecadores?'
12Jesus ouviu a pergunta e respondeu:
'Aqueles que têm saúde não precisam de médico,
mas sim os doentes.
13Aprendei, pois, o que significa:
`Quero misericórdia e não sacrifício'.
De fato, eu não vim para chamar os justos,
mas os pecadores'.
Palavra da Salvação.

A primeira vista realmente parecia algo muito fora de propósito, o Filho de Deus comendo com os foras da lei, daquela sociedade.  Os fariseus ficaram indignados, com aquilo, e questionaram: Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?
Jesus lhes mostrou que os sãos não precisam de médicos, mas sim, os doentes. E que Ele não veio para  chamar os justos mas os pecadores.

Quando rezamos, apelamos sempre para a misericórdia de Deus, para que Ele perdoe os nossos muitos pecados.
Porém, na nossa convivência, não fazemos como Cristo, e com a desculpa de que estamos corrigindo, de que estamos zelando pelo bem comum, pela perfeição, o que mais fazemos é criticar, apontar os defeitos dos outros, e excluir.

É muito comum ouvirmos da boca de alguém na comunidade, coisas do tipo: Eu acho que fulana não deveria participar dessa pastoral, pois o seu passado é incompatível com uma vida de santidade
Viu só? Nós vivemos pedindo perdão a Deus, recorremos a sua infinita  misericórdia, quando que na vida real, não somos lá nada misericordiosos!

O verdadeiro cristão deve estar mais disposto a desculpar, a perdoar os defeitos e pecados dos demais, do que a condená-los.
 
Outrossim, Jesus também nos diz hoje que Ele não quer  que façamos sacrifícios pelo perdão dos nossos muitos pecados, mas sim, Ele prefere, Ele quer QUE FAÇAMOS CARIDADE, que sejamos misericordiosos com os nossos irmãos e irmãs, e isso exatamente é para que o Pai seja misericordioso para conosco.

Aprendei, pois, o que significa: Quero misericórdia e não sacrifício'. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores'.

Jesus está nos dizendo que Ele quer misericórdia, caridade, em vez de promessas, penitências e sacrifícios. Então a partir de hoje, não faça mais aquelas promessas de ir da sua casa até a capela de joelhos, os quais ficam sangrando por causa das pedrinhas do caminho. Jesus não quer mais isso!

Você quer se purificar dos seus pecados leves? Faça uma caridade. Ajude alguém necessitado, um mendigo, uma idosa ou um idoso. E esse seu ato de caridade acompanhado de uma confissão, irá lavar a sua alma de todos os seus pecados.

Ah! Você apenas quer agradecer a Deus por uma grande graça recebida! Então faça uma boa caridade! Pois tudo o que damos aos pobres é a Jesus que damos. Os mendigos são a presença viva de Jesus no meio de nós. Pode estar certo disso. Não precisa esfolar seus joelhos ou seus pés em uma caminhada dolorosa!
Também não adianta muito rezar 40 terços ou ficar a manhã inteira em oração, se você ignora o irmão que lhe estendeu a mão pedindo um pouco de comida. Pois a caridade fala muito mais alto. De nada adianta furar o corpo com um objeto cortante, ou ficar 3 dias sem comer. Isso só vai prejudicar a sua saúde, só va prejudicar a saúde do corpo que Deus lhe deu. Por que? Porque Jesus quer misericórdia em vez de sacrifícios.
           
Deus perdoa você, à medida que você perdoar o  seu irmão. Deus perdoa e atende os seus pedidos, à medida que você atende aos pedidos de ajuda dos seus irmãos. Pois é impossível agradar um pai, e conseguir ajuda dele,  se maltratamos os seus filhos.

É por isso que devemos tem sempre em nossa mente: Que a prática da nossa fé tem de ser completa. Temos de amar a Deus sobre todas as coisas e amar o irmão como a nós mesmo. E o amor ao nosso irmão é expresso em obras, em ações concretas de ajuda fraterna desinteressada.  

Tenha um bom dia. José Salviano




Nenhum comentário:

Postar um comentário