.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Jesus pede apenas a nossa adesão à Sua Misericórdia-Helena Serpa


20/07/2017 – 5ª. Feira XV semana comum – Êxodo 3, 13-20 – “o povo de Deus que precisa de libertação está perto de nós”
Nesta leitura nós vimos que quando ouviu o clamor do Seu povo Deus convocou Moisés para salvá-los da escravidão do Egito. A princípio, reticente e sem entender muito o chamado, Moisés finalmente acolheu a voz do Senhor do meio da sarça e lhe respondeu: “sim, eu irei”. O Senhor, então lhe dá todas as instruções, antecipando até, o que iria acontecer, preparando-o para enfrentar os desafios, quando chegasse diante do faraó. Nós também podemos imaginar quantas vezes o Senhor se apresenta diante de nós, na nossa oração ou nos momentos em que silenciamos os nossos pensamentos humanos e nos inspira a ir à procura de alguém que necessita de ajuda.  Às vezes, o povo escravo do Egito pode ser alguém a quem conhecemos e vive em circunstância difícil, porque está doente ou em situação financeira precária e na nossa oração nós nos lembramos dele. Outras vezes, são pessoas deprimidas ou que sofrem pela perda de um ente querido e precisam de consolo e uma palavra amiga! São também aqueles que precisam de alguém que os ouça, que lhe deem um conselho ou uma palavra de ânimo. Portanto, precisamos ter consciência de que nós hoje, somos o Moisés, e o povo de Deus está perto de nós, dentro da nossa casa, na nossa família. O Senhor nos chama para libertá-lo e também nos orienta e nos previne de que “o faraó” também irá opor-se ao que pretendemos realizar. O faraó é a oposição a Deus, é o Seu inimigo que deseja a todo custo continuar escravizando os Seus filhos na situação de pecado, de tristeza e desamor. - Qual a resposta que você tem dado ao chamado do Senhor?  - Você tem dado atenção ao que o Senhor lhe fala nos seus momentos de “sarça ardente”?  - Nos pensamentos que lhe vêm à mente, você distingue a voz do Senhor? – Você tem se lembrado de alguém que está em situação difícil? Pergunte ao Senhor o que você deve fazer por ele!

Salmo 104 – “O Senhor se lembra sempre da aliança!”

O Senhor lembra sempre da aliança que fez conosco por meio de Jesus Cristo. Em Jesus Ele mudou o rumo da nossa vida e das gerações que nos precederão, assim como Moisés tirou o povo do Egito e mudou o curso dos acontecimentos da história. O Senhor nunca esquece cada um de nós e nos torna fortes para também enfrentarmos os nossos opressores. Por isso, nós damos graças ao Senhor e gritamos ao mundo os Seus prodígios e as Palavras de Seus lábios. 

Evangelho – Mateus 11, 28-30 –  “Jesus pede apenas a nossa adesão à Sua Misericórdia”

Jesus nos chama e não podemos deixar de aceitar o Seu convite, pois ele é conforto e segurança para nós. “Vinde a mim”! Este é o chamado que Deus nos faz por meio de Jesus quando estamos cansados (a), fatigados (a) com o peso da vida, das circunstâncias, cansados de nós mesmos (as) dos nossos desenganos e fracassos. Os nossos fardos pesam, mas quando os colocamos sob o domínio de Jesus eles se tornam leves e suaves. Ele quer nos ensinar a viver confiando na Sua proteção para que encontremos descanso para a nossa alma.  O nosso fardo mais pesado é justamente o pecado que nos encurva e tenta nos escravizar. A nossa humanidade decaída é uma carga pesada, e, por mais que nos esforcemos, na maioria das vezes, leva de vencida e nos derruba. É o nosso temperamento, a nossa maneira de ser e de agir, as nossas irreverências, a nossa rebeldia, impaciência, egoísmo e desamor que ocasionam o nosso cansaço. O fardo de Jesus é leve. Ele não exige mais do que podemos oferecer a Ele. Ele pede apenas a nossa adesão à Sua Misericórdia. O jugo é a lei e a Sua lei é a Lei do Amor.  “Aprendei de mim “ disse Ele , “porque sou manso e humilde de coração e vós encontrareis descanso”.  Está bem claro que só teremos descanso quando aprendermos com Jesus a sermos também mansos e humildes de coração.  O coração de Jesus é manso e humilde, por isso Ele é vitorioso. Por isso Ele é poderoso.   -  O que tem angustiado e feito você infeliz? – Como está a sua disposição, você sente-se cansado (a)? -  Como é o fardo do Senhor para você? – Você sente peso quando vive as coisas de Deus? –  Deus é pesado para você?  - Você também, às vezes se cansa de si mesmo (a)?

3 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir
  2. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir
  3. Deus abençoe e ilumine vocês deixam Ele agir em vocês e por meio de vocês!

    ResponderExcluir