.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 28 de julho de 2017

ENCONTRAR JESUS É ENCONTRAR UM TESOURO! Olivia Coutinho

 
17° DOMINGO DO TEMPO COMUM.
 
Dia 30 de Julho de 2017
 
Evangelho de Mt13, 44-52
 
Ouvimos falar de um reino, de um reino de justiça, de amor e de paz! Sentimos atraídos por este Reino, afinal, já estamos cansados dos "reinos" deste mundo, reinos da mentira, da enganação, reinos dos que não tem compromisso com a vida! É Jesus quem vem nos trazer a proposta deste Reino de justiça e paz, um Reino que está ao alcance de todos, e que já podemos vivenciá-lo no aqui e no agora! 
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, apresenta-nos três parábolas.
Na primeira parábola, Jesus, ao comparar o Reino dos céus com um tesouro escondido e que fora encontrado, nos fala da importância da busca pelo o Reino, a darmos prioridade aos bens eternos. 
A vida nova, que Deus nos oferece, em Jesus, não pode ser sacrificada por nenhum outro bem, pois é nesta vida nova, ou seja, é em Jesus, que consolida a nossa intimidade com Deus!
A porta de entrada para esta vida nova, que Jesus chama de Reino dos céus, é Ele próprio, Jesus é a porta aberta do Reino dos céus, quem se achega a Ele, já faz parte deste Reino! 
Na segunda parábola, Jesus compara o reino dos céus, com um comprador, que procura pérolas preciosas, chamando a nossa atenção para o valor supremo que devemos dar a salvação, nos conscientizando, da importância, busca-la incessantemente, afinal, nenhum outro “valor,” supera este bem maior!
Tanto na parábola do Tesouro escondido, como na do comprador de pérolas preciosas, podemos perceber, que só encontra o Reino dos céus, quem o procura!
A terceira parábola, é a parábola da rede lançada no mar! A mensagem que Jesus quer nos passar, através desta parábola, é semelhante a da parábola do joio. Ela vem nos dizer, que para Deus, não existe caminho sem volta, e nem ponto final para uma história de amor! O nosso Pai amoroso é paciente, Ele não quer que nenhum de seus filhos se perca, por isto, Ele lança a sua rede no mar da vida humana, permitindo que pessoas (peixes) boas ou más, se misturem. 
Um pescador, ao lançar a rede no mar, não tem como evitar que peixes bons e não bons, entrem na rede, pois ele não tem controle, do que acontece nas profundezas do mar, ele só podendo fazer a seleção dos peixes, depois de retirar a rede das águas. Deus também é assim, Ele não controla as profundezas do mar humano. Ele nos deixa livres para fazermos as nossas escolhas, Ele respeita a nossa liberdade, só fazendo a seleção, entre maus e bons, no tempo certo, o seu tempo.
Ao permitir que bons e maus se misturem, Deus dá a todos, um tempo suficiente, para que todos possam buscar a salvação, através de um processo contínuo de conversão.
Podemos comparar o nosso tempo de vida terrena, com a rede lançada por Deus no mar humano, este tempo presente, é o único espaço sagrado que Deus nos concede, para buscarmos em Jesus, a nossa salvação.
Estamos todos na ampla rede de Deus, somos os peixes atraídos por Jesus, o que não nos isenta de passarmos também por uma seleção. Não nos compete julgar o outro, e nem achar que já estamos salvos, é Jesus quem fará esta seleção. Mt25,32-34.
No final do evangelho, Jesus acrescenta: “Assim, pois, todo mestre da lei, que se torna discípulo do reino dos céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”. Com essas palavras, Jesus ressalta a importância do Antigo Testamento. A novidade trazida por Ele, não apaga o valor do Antigo Testamento, pelo o contrário, é a ligação entre o Novo e o Antigo, que fortalece a base do Reino. 
Jesus não veio mudar as leis antigas e nem criar novas leis, Ele veio revesti-las de uma nova interpretação. Um exemplo: no antigo testamento, está escrito, “Não Matarás,” Jesus diz o mesmo, usando uma só palavra: “Amem-se." Evidentemente, que, quem ama não mata!
Quem encontrou o Reino dos céus, encontrou um Tesouro de valor incalculável, encontrou Jesus, a pérola mais preciosa que existe, e não a troca por nada deste mundo.
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook

2 comentários:

  1. Senhor, Obrigada pela vida e sabedoria concedidas a Olivia Coutinho, que em suas reflexões tanto nos faz Bem! Amém.

    ResponderExcluir
  2. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir