.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 14 de julho de 2017

“O SEMEADOR SAIU PARA SEMEAR...” Olívia Coutinho

 
15º DOMINGO DO TEMPO COMUM
 
Dia 16 de Julho de 2017
 
Evangelho de Mt13,1-23
 
A palavra de Deus é fonte de vida, é semente que trás dentro de si, uma força  capaz de romper barreiras, de quebrar paradigmas!
Do coração de Jesus,  foram lançadas as primeiras sementes no mundo, sementes, que passaram a se multiplicarem  de geração em geração!
Hoje, Jesus continua lançando sementes no mundo, através do coração daqueles  que se dispõe a trabalhar na sua  Messe!
Mesmo em meio a tantos opositores, a palavra de Deus, ainda encontra terrenos férteis, onde ela possa germinar e produzir frutos, o que está faltando, são os semeadores!
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, chama a nossa atenção sobre a importância de nos tornarmos, tanto terra boa, quanto semeadores do Reino, afinal, é nossa missão, fazer cresce, o Reino dos céus  aqui na terra! 
O texto diz que Jesus, dirigindo-se à multidão, fala da importância do acolhimento à palavra de Deus, comparando-a com uma semente lançada na terra!
Movido pelo o compromisso assumido com o Pai, de implantar o seu Reino aqui na terra, o Mestre de todos os mestres, serviu-se de meios humanos bem simples para fazer a ligação  entre o humano e o Divino, no sentido de reconstruir  a aliança firmada entres eles, uma aliança, que fora quebrada pelo  o pecado.
De um modo simples, Jesus fazia comparações do Reino, com as coisas  presentes no cotidiano dos pequenos. Com esta pedagogia, Ele falava diante de todos, para aqueles que queriam entender, para os que estavam de fato, abertos para acolher a sua mensagem. E assim, Jesus ia fazendo um passeio amoroso no coração dos pequenos, que entendiam  facilmente a sua linguagem, que era a linguagem do amor!
Uma parábola, tanto pode revelar, como esconder, vai depender da forma  de ouvi-la! Para os pequenos, elas revelavam os Mistérios do Reino, já para os “grandes” as parábolas de Jesus, não diziam nada, não passavam de meras historinhas, eles não as assimilavam com a vida,
Esta forma diferente de ensinar provocou uma curiosidade nos discípulos, que perguntaram a Jesus: “Porque tu falas ao povo em parábolas?” Jesus respondeu: “Porque a vós, foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado. Pois à pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem. É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não veem, e ouvindo, eles não escutam, nem compreendem”... Com esta explicação, Jesus diz aos discípulos, que no meio da multidão que o cercava, estavam misturados os que buscavam os seus ensinamentos e os que queriam apenas confrontá-lo, e era através das parábolas, que Ele falava com  os que estavam realmente interessados em acolher e  viver os seus ensinamentos. O que não era caso dos Fariseus e mestres da lei. Esses, tinham o coração fechado, por isto não entendiam a mensagem oculta nas parábolas de Jesus.
A todo aquele que crê em Jesus, que está aberto para acolher a sua mensagem, é dado  a graça de conhecer os mistérios do Reino! 
O crescimento de um Reino de amor de paz e de justiça, tão sonhado por Deus, depende de cada um de nós, da nossa disposição em nos tornarmos semeadores, isto é: propagadores da palavra de Deus!
A todo instante, Jesus nos chama a sermos semeadores da palavra de Deus, há muita terra fértil, corações sedentos por esta semente!  Mas é importante lembrarmos: a palavra que espalhamos, (semente) não é nossa, é de Deus, portanto, quem deve destacar, é o dono desta palavra, e não nós!
Como semeadores, tenhamos a simplicidade de um agricultor, o agricultor   não almeja em ser conhecido, e muito menos, ter algum prestígio, a sua  alegria está em constatar, que a semente  brotou.
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook

2 comentários:

  1. Olívia, que a paz de Jesus esteja sempre contigo, te iluminando e abençoando-a. Porque através da sua homilia sinto me capaz, de ser também um pequeno semeador, me fortalecendo na missão.

    Wander ( Terço Homens Telêmaco Borba, Paraná)

    ResponderExcluir
  2. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir