.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 16 de julho de 2017

Jesus veio trazer a paz ou a espada? Newton Hermógenes




Evangelho (Mt 10,34–11,1) – Segunda – Feira dia 17/07/2017
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 10,34“Não penseis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada. 35De fato, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra.
36E os inimigos do homem serão os seus próprios familiares. 37Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim. 38Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.
39Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim vai encontrá-la. 40Quem vos recebe a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. 41Quem recebe um profeta, por ser profeta, receberá a recompensa de profeta. E quem recebe um justo, por ser justo, receberá a recompensa de justo.
42Quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa”. 11,1Quando Jesus acabou de dar essas instruções aos doze discípulos, partiu daí, a fim de ensinar e pregar nas cidades deles.

Reflexão
Estaria Jesus sendo incoerente ao dizer neste evangelho que não veio trazer a paz a terra, mas sim a espada? Não é ele chamado o príncipe da paz, o Cordeiro de Deus, o Bom Pastor, a Luz do mundo? Como pode alguém com tantos títulos confortadores, e com tantas mensagens de paz, trazer a espada? A espada a que se refere o evangelho significa a divisão e o conflito, tendo de um lado o mundo que insiste em hostilizar a mensagem de Jesus, e do outro, pessoas que se dizem cristãos, mas que estão longe da prática do verdadeiro evangelho de Cristo. Sendo dúvida, Jesus por muitas vezes deixou claro a sua posição como o portador da paz, ao ensinar que devemos amar inclusive nossos inimigos, ao dizer que não devemos pagar o mal com o mal, ou revidar à violência; não foi ele mesmo quem disse quando lhe baterem em uma face ofereça a outra?  No evangelho de João 16,33 Jesus diz claramente: Referi-vos essas coisas para que tenhais a paz em mim. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo”. E no capítulo 11 de Mateus nos versículos de 28 a 30 encontramos estas palavras de Jesus: “Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve”.
Vamos tentar entender a explicação dada pelo próprio Jesus neste evangelho. Ele seria causa de divisão inclusive na própria família, entre pais e filhos e etc., quando estes se colocarem numa situação de oposição ao evangelho que ele ensinou. Aqueles que rejeitam a mensagem do evangelho ou o próprio Jesus, podem criar um clima de guerra contra os que creem e praticam a palavra. Por outro lado também os que creem, mas, se deixando levar pelo orgulho que cega, por se acharem tão perfeitos acabam excluindo os que não creem ou até mesmo, acabam excluindo os irmãos que caem no pecado, criando um clima hostil. Por exemplo, basta um irmão cometer um deslize, ou, bastam ouvir que um irmão errou, sem buscarem a verdade dos fatos, muitos partem para cima com julgamentos precipitados, e como num grande tribunal, se ajuntam em bandos, e cheios de ira condenam, sem dar chances ao outro de se defender. Esta é a espada que Jesus se refere, e que muitas vezes é empunhada por nós mesmos quando cometemos injustiças contra o outro, nos colocando em lugar de juiz chegamos a condenar como se nós tivéssemos poder para isto. Mesmo que o outro erre, não cabe a nós nenhum tipo de julgamento. Jesus alerta para a preocupação com o cisco no olho do outro quando temos nos nossos olhos uma trave, e ainda, quem for sem pecado que atire a primeira pedra.
A espada é criada pela falta de amor humano, tanto do lado dos não cristãos quanto dos cristãos, A espada surge quando não entendemos a mensagem de Jesus em toda a sua essência. Devemos tomar o cuidado para não pegar a mensagem bíblica ao pé da letra, pois a letra mata. A palavra que Deus nos deixou pelos profetas, e completada por Jesus, deve ser lida em clima de humildade, em oração, sob a orientação do Espírito Santo, para que seja entendida e colocada em prática de maneira correta.
Fiquem todos na paz de Jesus
Newton



Nenhum comentário:

Postar um comentário