.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 25 de julho de 2017

-A semente que caiu na terra boa-José Salviano

28 de Julho de 2017
Cor: Verde
Evangelho - Mt 13,18-23


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
18Ouvi a parábola do semeador:
19Todo aquele que ouve a palavra do Reino
e não a compreende,
vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração.
Este é o que foi semeado à beira do caminho.
20A semente que caiu em terreno pedregoso
é aquele que ouve a palavra
e logo a recebe com alegria;
21mas ele não tem raiz em si mesmo, é de momento:
quando chega o sofrimento ou a perseguição,
por causa da palavra, ele desiste logo.
22A semente que caiu no meio dos espinhos
é aquele que ouve a palavra,
mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza
sufocam a palavra, e ele não dá fruto.
23A semente que caiu em boa terra
é aquele que ouve a palavra e a compreende.
Esse produz fruto.
Um dá cem, outro sessenta e outro trinta.'
Palavra da Salvação. (CNBB).

Jesus está nos explicando o significado da parábola do semeador. As pessoas são diferentes entre si, principalmente em seus psiquismos. Ou seja, somos diferentes em nossas reações, emoções, aspirações e modo de pensar ou valorizar. Assim dizemos que cada um é um diferente. Do ponto de vista fisiológico, ou seja, no que se refere ao nosso organismo, ao nosso corpo, somos mais parecidos. E isso se explica pelo fato de um medicamento aplicado para uma doença em uma pessoa, pode fazer o mesmo efeito em outra com sintomas iguais.
Na parábola do semeador, Jesus nos mostra as DIFERENÇAS INDIVIDUAIS. Ele nos mostra que cada um pode reagir de forma diferente ao ouvir a palavra de Deus.
1-Quem não compreende a palavra explicada, ou lida, é porque não se interessa, é indiferente, não se esforça para entender, não quer saber, não tem fé.
E assim, logo após ouvir o sermão do padre, por exemplo, vem o diabo e retira da mente daquela pessoa, tudo o que o padre disse.
2-Outros ouvem a palavra de Deus, com entusiasmo, e até elogia o sermão do padre. Porém, como são pessoas sociais, superficiais, logo em seguida, quando enfrentam pessoas que são contrárias a religiosidade, pessoas sem fé, pessoas que as pressionam a não seguir  o Evangelho, logo esquecem, deixam de lado tudo o que ouviu na missa.
3-Há outros e outras que ouvem a palavra, assimilam e promete segui-la. Porém, as ilusões dessa vida, a ânsia pela riqueza, os sofrimentos generalizados que fazem parte da luta pela sobrevivência, acabam sufocando tais pessoas como espinhos que lhes espetam e machucam, obrigando-as a seguir outros caminhos, outros atalhos, pensando que assim encontrarão a felicidade mais depressa. O que não é verdade. Pois acabam sempre num beco sem saída, e isso acontece porque LONGE DE DEUS NÃO HÁ FELICIDADE!
4-mas felizmente existem aqueles que são como a terra boa, na qual a semente germina, e dá frutos. Muitos frutos!
Somos nós, que buscamos a palavra escrita, falada, explicada, comentada, e procuramos entendê-la a luz do Espírito de Deus que nos ilumina.
E o resultado não podia ser outro. Nós, após assimilar e viver esta mesma a palavra, vamos semeá-la de novo em outras mentes, para que germine, e dê também muitos frutos. Para o mundo seja transformado, para que Deus governe e dirija os nossos pensamentos, nossas ações, e tenhamos um mundo menos injusto, um mundo mais habitável!
Vem você também para cá! Seja você também uma semente que caiu na terra boa! Vamos juntos transformar o mundo, vamos acreditar que podemos espelhar a beleza de Deus nos nossos irmãos e irmãs, vamos juntos ser o sal da terra, vamos ser o prolongamento das mãos e dos braços de Deus Pai que quer  a nossa colaboração na construção de um mundo justo, de uma sociedade menos violenta, de uma política com menos corruptos, de uma economia cuja riqueza seja menos concentrada nas mãos de poucos, onde os pobres possam respirar aliviados de suas dores, com menos famintos, poucos desabrigados...   


Vem para cá. Junte-se a nós. Você pode, e deve!
Seja aquela semente que caiu na terra boa!

Tenha um bom dia. José Salviano.





Nenhum comentário:

Postar um comentário