.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 13 de junho de 2017

--Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito-José Salviano

20 de Junho de 2017
Cor: Verde
Evangelho - Mt 5,43-48

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
43Vós ouvistes o que foi dito:
'Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!'
44Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos
e rezai por aqueles que vos perseguem!
45Assim, vos tornareis filhos
do vosso Pai que está nos céus,
porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons,
e faz cair a chuva sobre justos e injustos.
46Porque, se amais somente aqueles que vos amam,
que recompensa tereis?
Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa?
47E se saudais somente os vossos irmãos,
o que fazeis de extraordinário?
Os pagãos não fazem a mesma coisa?
48Portanto, sede perfeitos
como o vosso Pai celeste é perfeito.'
Palavra da Salvação.(CNBB).

Jesus neste Evangelho disse mais uma daquelas falas difíceis de serem seguidas por nós. Ele disse para sermos perfeitos como o Pai do Céu é perfeito. É claro que nunca tingiremos a perfeição total, muito menos seremos perfeitos como o Pai o é. 
Jesus está nos dizendo que isso seria o IDEAL. Seria muito bom se fôssemos perfeitos de verdade.
Infelizmente, a nossa justiça não é igual a justiça de Deus. Valorizamos sempre de acordo com os valores da sociedade, os quais, visam sempre satisfazer o nosso egoísmo, conduzindo-nos a aproveitar o máximo os prazeres dessa vida, como se nunca fôssemos envelhecer, como se nunca tivéssemos de morrer.
Se pararmos para pensar que que tudo o que temos nos veio de Deus, e que Deus é o nosso Pai, logo teríamos o bom senso de que devemos partilhar, e que o outro e a outra são nossos irmãos.
Assim como o Pai manda o sol e a chuva para todos, bons e maus, por que nós, nos achamos no direito de discriminar, de rejeitar, abandonar e prejudicar os nossos irmãos?
Não devemos, portanto, copiar o modo de ser das outras pessoas, principalmente aquelas que não seguem o Evangelho.
Ou seja, o nosso modo de agir não deve ser moldado nas atitudes das outras pessoas, mas sim, deve ser baseado nos ensinamentos de Cristo Jesus.


O amor de Deus nos fará superar toda forma de vingança, toda ira contra o irmão, toda atitude perversa que possamos ter contra qualquer pessoa, mesmo aquelas que nos ofendem, aquelas que se portam como nossos inimigos. Rezemos por eles. Disse Jesus.   
E agindo dessa forma, estaremos contribuindo para esse mundo seja melhor. Estaremos contribuindo para que a sociedade que começa na nossa casa, não viva uma mentira. Para que as pessoas não sejam falsas, nem mentirosas e busquem uma convivência partilhada, e com mais ajuda do que exploração.
Para nós católicos seguidores do Filho de Deus, resta-nos que nos contentamos em buscar sempre a perfeição.  Que tentamos diariamente atingir a plenitude da verdade, e da santidade. O nosso esforço será contabilizado por Deus. Ele, em sua misericórdia infinita, valorizará, com certeza, a nossa luta contra os nossos defeitos, contra nossas inclinações erradas, nossos vícios, nossos desvios de conduta, o nosso egoísmo, etc.
Você já reparou que fazemos sempre o contrário do que Jesus nos ensinou? Nos reunimos para comer e beber com quem?
Com aqueles e aquelas que são do nosso agrado, que nos são simpáticos, que nos interessam, e dos quais gostamos e amamos.
Sobre isso Jesus nos adverte que não teremos nenhuma recompensa, se buscarmos a companhia das pessoas da nossa simpatia. Pois os maus também assim o fazem.

O certo é que imitemos ao Pai, o ideal é que façamos como ele. Buscar a perfeição,  procurar sermos perfeitos como o Pai é perfeito, embora isso nunca tingiremos. Porém, pelo menos tentemos.

Jesus não está dizendo que abracemos e beijemos os nossos inimigos. o que Ele quer dizer é que amar o seu inimigo é desejar para ele o mesmo que você deseja para si próprio. Você não deseja que ninguém seja violento consigo, então não seja violento com ele. Você não deseja que ninguém seja vingativo com você, então não seja vingativo com o seu inimigo. Você gosta de ser perdoado? Então perdoa o seu inimigo.
Mas como pode? Um homem cristão, piedoso, ter inimigos? Tem, sim. E isso é tão possível que é o próprio Jesus quem está falando. "... amai vossos inimigos...   então  inimigos de cristãos, existem. Os profetas eram perseguidos, e até mortos pelos seus inimigos. Aqueles que não gostavam do que os profetas falavam ou denunciavam. Os fariseus e  doutores da Lei eram os principais inimigos de Jesus Cristo, o Santo o puro, o Filho de Deus.
Busquemos, então, viver no caminho certo, no caminho que nos levará um dia para a casa do Pai. E nos esforcemos sempre para sermos verdadeiros, para NOS APROXIMAR CADA DIA MAIS DA PERFEIÇÃO, e assim poderemos contar com a misericórdia de Deus.

Tenha um bom dia. José Salviano.




Um comentário:

  1. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir