.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 6 de junho de 2017

--Jesus não é filho de Davi-José Salviano

9 de Junho de 2017

Cor: Branco
Evangelho - Mc 12,35-37

Como é que os mestres da Lei
dizem que o Messias é Filho de Davi?

Naquele tempo:
35Jesus ensinava no Templo, dizendo:
'Como é que os mestres da Lei
dizem que o Messias é Filho de Davi?
36O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou:
'Disse o Senhor ao meu Senhor: senta-te à minha direita,
até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés'.
37Portanto, o próprio Davi chama o Messias de Senhor.
Como é que ele pode então ser seu filho?'
E uma grande multidão o escutava com prazer.
Palavra da Salvação.

Neste texto do Evangelho escrito por Marcos, Jesus nos explica que
Ele não é filho de Davi. Jesus estava ensinando no Tempo e no seu discurso Ele dizia: "Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é filho de Davi?"
Continuando, Jesus acrescentou: "O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou: Disse o Senhor ao meu Senhor: senta-te à minha direita..."   "...Portanto, o próprio Davi chama  o Messias de Senhor. Como é que  Ele então pode ser seu filho?" 

Acontece que os judeus não  admitiam, não acreditavam, nem aceitavam, a idéia de que Jesus fosse o Filho de Deus. Jesus para eles  não passava de um impostor, que atrapalhava os seus negócios, que dificultava as suas atividades rendosas das quais eles ganhavam rios de dinheiro, explorando a ingenuidade do povo, através das práticas religiosas, sendo a prática dos sacrifícios dos animais no Templo, o seu maior exemplo. E foi exatamente por isso que Jesus disse: "Eu não quero sacrifícios, mais sim, caridade". Porque muito dinheiro era gasto desperdiçando animais, enquanto o povo passava fome entre outras necessidades vitais básicas (como saneamento básico, assistência médica, alimentação, moradia, etc)

 

Então Jesus, dirigindo-se aos mestres da Lei,  fez a eles a seguinte declaração: “ Como os mestres da lei dizem que Cristo é filho de Davi? 

Prezado leitor: você viu isso? São as palavras de Jesus. Não são minhas.  Então, assim mais uma vez Jesus deixa seus adversários sem resposta. Veja que o Próprio Jesus responde aquela pergunta, dizendo e citando as palavras do próprio Rei David: O Senhor disse ao meu Senhor: Senta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos debaixo de teus pés. Repetindo, O Senhor disse ao meu Senhor.
Desta forma, ao dizer isso, Jesus deixa os mestres da Lei e os escribas em um beco sem saída. Jesus. O Messias não poderia ser tão somente o  “filho de Davi”, se Davi O chamou de “Senhor”.

        

Deus enviou ao mundo o seu Filho Jesus Cristo para nos salvar do pecado. Jesus era Deus e homem. PORTANTO, O QUE NOS IMPORTA MAIS É  A PESSOA DE JESUS ENQUANTO DEUS. O SEU LADO HUMANO, FEZ PARTE DO PLANO DE DEUS DE ENVIAR O SEU FILHO PARA HABITAR NO MEIO DE NÓS, MAIS A SUA DIVINDADE É QUE DEVEMOS CRER E DIVULGAR AO MUNDO.

 

E naquela referida reflexão, eu afirmei o seguinte: ...o povo hebreu se acostumou a dizer que Jesus era filho de Davi. E no evangelho de hoje, Jesus desfaz este engano baseando-se no texto de um salmo escrito por Davi (Sl 110,1). Deus e seu ungido (Jesus) são chamados de "senhor" pelo salmista Davi. Assim este ungido, com o qual é identificado Jesus, é senhor e não filho de Davi. Foi por isso que Jesus disse: “Ora, se o próprio Davi o chama Senhor, como então é ele seu filho?” (Marcos 12,35-37)



PREZADO LEITOR:
Embora na Bíblia esteja escrito em vários lugares que Jesus é Filho de Davi, isso não significa que devemos interpretar ao pé da letra, além disso,  precisamos dar crédito maior nas palavras de Jesus, aquele que veio não para destruir a Lei, mais sim para esclarecê-la... Aquele que combateu duramente os mestres da Lei por eles  terem acrescentado a essa mesma Lei, muitos outros artigos que favoreciam aos interesses da elite dominante...
E eu entendo pela iluminação do Espírito de Deus, que muito embora José tenha sido descendente de Davi, ele não teve nenhuma participação biológica na geração do Filho de Deus. Isso mesmo: O Filho de Deus, aquele que foi gerado pelo poder do Espírito Santo. No corpo de uma virgem chamada Maria.
E repito, a Bíblia não pode ser entendida ao pé da letra, nem deve ser decorada, mais sim, interpretada à luz do Espírito Santo, Este mesmo Espírito que inspirou a quem a escreveu.
Se Jesus é filho apenas de um homem por mais importante que ele tenha sido, então como se explica a nossa  fé? Como explicamos a divindade de Jesus?
O lado humano de Jesus pode até ter sido descendente de Davi, assim como analisando sua árvore genealógica, não foi somente de  Davi, mais também de muitos outros. Acontece que Davi era o mais importante daqueles tempos. Portanto, a expressão bíblica “Filho de Davi” é uma força de expressão, oriunda da cultura, ou da tradição daquele povo. Logo, repetindo mais uma vez, José não teve nenhuma participação biológica na geração de Jesus feito Homem.Maria, sim. Ela teve.  José foi apenas, e tão somente, o pai adotivo de Jesus.

 

A presença de Jesus incomodava e muito os doutores e os mestres da Lei, ou seja, a elite que comia junto com os romanos dominantes, detinha o poder da religiosidade em seu favor. Pois depois dos romanos, os saduceus administravam a coisa pública, especialmente as atividades religiosas do Templo em benefício próprio

 

Desta forma, ao fazer aquela explicação em pleno Templo, Jesus deixa os mestres da Lei e os escribas em um beco sem saída. Jesus. O Messias não poderia ser tão somente o  “filho de Davi”, se Davi O chamou de “Senhor”.

        

Repito de novo que Jesus Filho de Davi, é uma expressão popular oriunda da tradição judaica, em homenagem ao grande líder Davi. Acontece que a tradição messiânica aguardava a vinda de um ungido (messias, do hebraico; cristo, do grego) igual ao antigo rei Davi, que era chamado "filho de Davi". Esse Messias seria um líder patriota que traria aos judeus a glória e o poder como fez o rei Davi, o grande chefe de um império. Portanto, Filho de Davi, é só uma maneira de se expressar, que não corresponde à realidade.


Caríssimos. A expressão popular diz: Religião não se discute.  Realmente, religião não se discute, mas sim, aprofundemo-nos nas escrituras, praticamos e a vivemos.
Sua contribuição é de grande valia. Pode deixar seu comentário. Não se esquecendo de fazê-lo nos moldes da caridade que nós aprendemos do Mestre.  Fiquemos na paz de Jesus nosso Senhor. Amém.

Tenha um bom dia.  José Salviano



Nenhum comentário:

Postar um comentário