.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 13 de junho de 2017

“NÃO PENSEIS QUE EU VIM ABOLIR A LEI E OS PROFETAS.” – Olívia Coutinho

 
Dia 14 de Junho de 2017
 
Evangelho Mt5, 17-19
 
É o amor que nos une como irmãos, que nos possibilita a viver a nossa humanidade de forma Divina! Não pode haver sintonia entre o homem e Deus, sem a vivência do amor!
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus nos ensina o caminho que devemos percorrer, se quisermos de fato, fazer parte do Reino dos Céus, que é o caminho do amor!
O texto nos alerta sobre o perigo de nos deixar contaminar pela mentalidade farisaica, uma mentalidade, ainda presente nos dias de hoje, até mesmo dentro de instituições religiosas.
Ao contrário do que muitos pensavam, Jesus não viera ao mundo para abolir as leis e sim, aprimorá-las, colocando o amor acima de tudo! 
Como sabemos, o legalismo era e continua sendo um instrumento de alienação e opressão que desvia a atenção do povo. Enquanto o povo se ocupa no cumprimento de tantas leis, normas, certas lideranças  aproveitam para manipular os seus súditos,  desconsiderando o projeto de Deus que tem como prioridade a vida.
 As leis de organização social e religiosas só podem ter validade, se forem elaboradas em favor da vida, e Jesus veio implantar a justiça, libertar e fazer desabrochar a vida!
Em todos os seus ensinamentos, Jesus sempre deixou claro, que a vida deve estar acima de toda e qualquer lei. A interpretação que Ele faz dos mandamentos, mostra-nos claramente a intenção de Deus, que foi somente nos deixar mandamentos, como quis também, nos oferecer, por meio de Jesus, diretrizes precisas e importantes para a nossa caminhada de fé. O antigo Testamento diz: “Não matarás”, Jesus diz o mesmo com uma só palavra: "Amem-se.” “Não matarás” é uma ordem (lei) “amem-se” é uma proposta! 
O amor é a arma que bloqueia toda ocasião de pecado, pois quem ama não mata, não escandaliza o outro, preserva a família, perdoa, enfim, quem ama cumpre todos os demais mandamentos.
“Amem-se uns aos outros.” Com essas palavras, Jesus sintetiza todos os mandamentos, deixando claro, que a lei que deve nos reger,  é a lei do amor! 
Jesus enfatiza este mandamento, no sentido de destacar a importância do amor na vida da gente, o que não se trata de uma recomendação e muito menos de uma lei imposta por Ele, mas sim, de uma condição para que Ele possa estar em nós e nós Nele! 
O mandamento do amor é um mandamento sempre novo, pois o amor é atual, nunca entra em decadência.
O reino de Deus não se espalha através do cumprimento de leis, normas,  o Reino de Deus, se espalha pelo o “contagio” do amor, o amor é “contagioso”, pega de um para o outro! Aprende-se a  amar, sendo amado!
A nossa identidade, o que nos distingue como cristão, é a nossa vivencia no amor, onde há amor, há vida em plenitude!

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

3 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir
  2. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir