.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 22 de junho de 2017

“VINDE A MIM TODOS VÓS QUE ESTAIS CANSADOS SOB O PESO DOS VOSSOS FARDOS.” – Olívia Coutinho

 

Dia 23 de Junho de 2017
 
Evangelho de Mt 11,25-30
 
O anuncio do Reino, só encontra resposta naquele que se faz pequeno, naquele  que esvazia de si mesmo para se encher  de Deus!
Todos nós sabemos, que  os pequenos sempre foram os prediletos de Deus,  ser indiferentes a eles é ser indiferente a Deus!
Jesus se identifica  com os pequenos, e essa identificação vem desde o seu nascimento, o Filho de Deus, nasceu pobre, não tinha sequer uma roupinha  para vestir, seus  primeiros visitantes, foram os pobres, os  pastores, pessoas simples excluídas da sociedade.
Em toda a sua trajetória terrena, Jesus se mostrou íntimo dos pequenos, Ele sempre esteve do lado dos mais fracos, dos rejeitados. Seu jeito simples de falar do Reino era de fácil compreensão para os pequenos, e de difícil compreensão para os grandes, que na sua autossuficiência, não se sentiam necessitados de Deus como os pobres!
Por onde Jesus passava, Ele arrastava multidões, porém, conhecedor do coração humano, Jesus sabia que nem todos os que estavam à sua volta, tinha o coração aberto para acolher a sua mensagem! 
Junto com o povo simples, que gostava de ouvi-Lo, estava também os que queriam apenas confrontá-Lo, como os fariseus e os doutores da lei, a estes, Deus não se revelou através de Jesus.
Através das parábolas, Jesus falava do Reino de Deus para aqueles que queriam absorver a sua mensagem! Ele comparava o Reino, com as coisas  simples, presente no cotidiano dos pequenos. Com essa pedagogia, Jesus confundia  os grandes que  não tinham o  contato com essas coisas simples, como o plantio da  semente, o fermento na massa, peculiaridade dos pequenos!  
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus expressa a sua alegria, ao tomar conhecimento de que o Reino dos céus, começava a acontecer, através dos pequenos, dos 72 discípulos, enviados por Ele, com a missão de anunciar o Reino de Deus. “Eu te louvo, ó Pai, porque escondestes essas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos pequeninos.”
Os pequenos foram os primeiros a responderem positivamente a proposta do Reino: isto é: os discípulos, pessoas simples, sem nenhuma escolaridade. Foram esses, os primeiros a aderirem à proposta de Jesus, a absorverem a sua mensagem, não, pela inteligência, mas pela a abertura do coração à graça de Deus que os levou a fazer a experiência de Jesus em suas vidas e a propagar esta experiência! Já os fariseus e os doutores da lei, os chamados "grandes," perderam  a oportunidade  de experimentarem, na convivência com Jesus, a grandiosidade do amor do Pai.
Os critérios de Deus são diferentes dos critérios humanos, nós, temos a tendência de valorizar os “grandes,” gostamos de incensá-los, de colocá-los no pedestal, enquanto que Deus valoriza a essência humana, o que está oculto aos nossos olhos: a grandeza do coração! 
O que nos capacita a trabalhar em favor do Reino de Deus, não é o saber humano, e sim, o Espírito Santo de Deus em nós! Da nossa parte, basta apenas a abertura do coração e a disposição em servir! Não é pela inteligência, que vamos entender a palavra de Deus, e sim, pela a abertura do coração ao Espírito Santo! O Espírito Santo clareia a nossa mente, nos faz enxergar o que o mundo não quer enxergar, a entender o que nenhum professor consegue explicar!
grandiosidade do reino de Deus se faz através dos pequenos! Quem é pequeno aos olhos do mundo, é grande aos olhos de Deus!
Ao se revelar aos pequenos, por meio de Jesus, Deus assegurou que as suas palavras permanecessem  no mundo, pois os pequenos,  sãos os propagadores desta palavra de vida com o seu testemunho! E aos  que carregam fardos pesados, Jesus os conforta dizendo: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso.”

 

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

2 comentários:

  1. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir