.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 8 de junho de 2017

PELO BATISMO SOMOS INSERIDOS NA FAMÍLIA TRINITÁRIA! – Olivia Coutinho


SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE.
 
Dia 11 de Junho de 2017
 
Evangelho de Jo3,16-18
 
Neste Domingo, nos unimos no mesmo espírito de fé, para celebrarmos a Festa da Santíssima Trindade!
A Festa da Santíssima Trindade é a festa da Família, a Festa do amor, quando a Igreja nos convida a contemplar o Mistério inefável e insondável da Trindade Santa!
Mergulhar neste Mistério, é fazer a experiência do amor do Pai, que se doou por nós através do seu Filho que ao morrer na cruz, nos devolveu a vida no seu Espírito!
O Pai nos enviou o Filho, o Filho veio nos ensinar a sermos filhos solícitos, obedientes ao Pai como Ele! 
Ao Colocar esta festa, no domingo seguinte à Solenidade de Pentecostes, quando celebramos o envio do Espírito Santo sobre a Igreja nascente,  a Igreja vem nos lembrar de que cada domingo é uma festa da Santíssima Trindade, pois o domingo é o dia do Senhor, dia, em que contemplamos o Mistério do Deus Família, participando da Eucaristia, a comunhão Trinitária!
No antigo testamento, não se  fala da Família Trinitária, foi Jesus quem a revelou, entreabrindo o véu que encobria dos nossos olhos, o Deus amor, que para relacionar conosco, quis se fazer família: Como Pai, Ele nos criou, como Filho nos redimiu e como Espírito Santo nos santifica...
O Espírito Santo é o guia que nos remete ao coração do Pai, que nos faz entender com clareza, os ensinamentos do Filho, que pelo Batismo, nos inseriu na Família Trinitária! 
“O Espírito Santo não falará por si mesmo, mas dirá tudo que tiver ouvido...” Essas palavras de Jesus, vem confirmar,  que mesmo sendo distintas, nenhuma pessoa da Santíssima Trindade  age individualmente. Este exemplo,  deve ser seguido por cada um de nós!
O evangelho que a liturgia desta solenidade nos apresenta, vem nos falar da grandiosidade do amor de Deus, um amor tão grande, que ultrapassou todos os limites, que não levou em conta as nossas ingratidões!
A nossa felicidade está em Deus, é amando-nos, que Deus nos ensina a amar e é a nossa capacidade de amar, que nos identifica como filhos e filhas de Deus!
Quem tem o coração fechado, é incapaz de amar, por isto está longe de estabelecer um relacionamento íntimo com Deus!
A única condição que Deus estabelece para que tenhamos vida Nele, é crer Naquele que Ele enviou, é Crendo no Filho, que entramos em intimidade com o Pai!
É no seguimento a Jesus , que vamos respondendo ao amor ao amor de Deus!
Deus enviou Jesus ao mundo para nos ensinar o caminho da vida, quem não o acolhe,  escolheu a morte. A morte não está nos planos de Deus, o que Deus quer,  é a vida, vida em plenitude que só alcançamos,  no seguimento a Jesus!
O nosso  fim,  não é o fim da nossa  vida física, e sim, a nossa  ruína, que é consequência de nossas  más escolhas, e Deus não quer isso para nenhum de nós,  Ele não quer que nenhum de seus filhos, se perca.
O texto nos traz a certeza  de que a  realização plena do homem, é a prioridade de Deus, Ele provou isto, ao investir  alto no resgate  deste bem que lhe é precioso, permitindo  que o seu  Filho pagasse com a vida  o preço da nossa liberdade.
Podemos escolher, em dar a Deus, uma resposta de fé, ou de descrença. A fé e descrença já contêm o juízo de Deus: salvação, ou condenação.
A condenação não vem de Deus, não  é Deus  quem nos condena,  somos nós mesmos que nos condenamos quando não colocamos a verdade de Deus no nosso existir!
É o próprio Jesus quem diz: ”Quem crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado”... Quem não crê, já está condenado porque não irá viver de acordo com a vontade de Deus!
Crer em Jesus é continuar a sua presença atuante aqui na terra, não crer, é recusar a sua proposta de  vida nova, é rejeitar a luz!
O caminho da nossa salvação passa pela a cruz, foi pela cruz que Jesus abriu definitivamente as portas do céu para nós.
“A luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz porque suas ações eram más.”Jo3,19
Não rejeitemos a graça de Deus, busquemos Jesus, Ele é o respiro de Deus que soprou sobre nós o Espírito Santo, nos tornando novas criaturas! É o Espírito Santo que clareia a nossa mente, que nos faz enxergar com clareza, a vereda segura a qual  devemos seguir.
 A palavra  central, desta celebração que deve nortear a nossa vida,  é a “confiança”, a confiança na família Trinitária, onde encontramos o amparo do Pai, a segurança do Filho e a força iluminadora do Espírito Santo.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário