.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 6 de junho de 2017

-Vós sois a luz do mundo-José Salviano

13 de Junho de 2017

Cor: Branco
Evangelho - Mt 5,13-16


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
13Vós sois o sal da terra.
Ora, se o sal se tornar insosso,
com que salgaremos?
Ele não servirá para mais nada,
senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.
14Vós sois a luz do mundo.
Não pode ficar escondida uma cidade
construída sobre um monte.
15Ninguém acende uma lâmpada, e a coloca
debaixo de uma vasilha, mas sim, num candeeiro,
onde brilha para todos que estão na casa.
16Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens,
para que vejam as vossas boas obras
e louvem o vosso Pai que está nos céus.
Palavra da Salvação. (CNBB).

Jesus disse que somos a luz do mundo. Isso significa que  podemos refletir a sua luz ao mundo. Porém, nem todos podem realizar esta proeza! Somente os que estiverem na amizade de Jesus, em estado de graça, ou seja, sem pecado e de preferência, depois de receber Jesus Eucarístico, pela comunhão. Nós não somos luz, como Jesus o foi e é. O que acontece é que quando estamos com Cristo e em Cristo, a sua Luz bate em nós, e ela é refletida nas pessoas, refletida no mundo por meio de nós.
Para que a nossa luz, ou seja, a luz de Cristo refletida em nossa pessoa atinja a todos, precisamos estar em um lugar alto, de destaque, para que todos nos vejam.
Assim acontece com os leitores, com os catequistas, com os ministros da palavra, da Eucaristia,  com todo cristão autêntico, e principalmente com os sacerdotes.
Não se trata de fazer as coisas com o intuito de aparecer. Porém, alguém tem de subir no altar para que Deus realize a sua obra por meio de nós.
Jesus nos comparou com o sal que tempera a comida. Já imaginou um churrasco sem sal? Não tem a menor graça.
Apesar de que toda a culpa pela subida da pressão arterial é colocada no sal, na verdade existem outras causas muito mais fortes da hipertensão, as quais são ignoradas, ou negligenciadas. São elas:
1-   Resistência à insulina;
2-   Deficiência de Magnésio;
3-   Deficiência de vitamina D3;
4-   Aumento do Ácido Úrico;
5-   Hipotireoidismo;
6-   Colesterol alto;
7-   Vida sedentária, ou falta de exercício;
8-   Excesso de sal;
Reparou que não é só o sal que aumenta a pressão? Mas infelizmente, todo mundo diz que precisamos nos abster do sal. E assim comemos comida sem gosto.
Jesus disse que devemos salgar a vida!  Somos o sal da terra. Somos aquelas e aqueles que devemos dar a vida um melhor gosto, um gosto colorido, pois estamos com Cristo, e podemos espelhar a sua Luz, a sua graça, sua alegria, seu otimismo, pois vivemos por Cristo e com Cristo, e podemos espelhar a sua Luz, a sua graça, sua alegria, seu otimismo real e não falso,  diante das pessoas com as quais nos relacionamos.
Vós sois o sal da terra, porém se este sal estiver estragado, não servirá para mais nada a não ser para se jogar fora e ser  pisado pelos homens.  O que estraga o poder que temos de salgar o mundo, é exatamente o pecado. O pecado nos tira o sabor, nos desfalece, nos enfraquece e tira totalmente a nossa alegria de viver. Assim, não temos mais  a qualidade de antes, de transformar o convívio social por onde andamos ou passamos. 

Jesus disse que somos a luz do mundo.  Na verdade, a nossa luz é fraca, para não dizer, nula. O que acontece, é que uma vez que estamos em estado de graça, vamos refletir a luz divina no mundo.
            
E da mesma forma que não se coloca uma luz embaixo  da mesa, mas sim no alto para que ela ilumine todo o ambiente, a nossa luz não deve ficar oculta, mas sim, deve ser vista por todos.   Jesus não está nos autorizando a fazer as coisas com o objetivo de aparecer.  Veja que Ele disse:  "...para que vejam as vossas boas obras  e louvem o vosso Pai que está nos céus.  Isso equivale a dizer, que por meio das nossas obras, acontecerá a conversão das pessoas que cruzam o nosso caminho.

Em outra oportunidade, Jesus disse que a fé sem obras é uma fé morta.  Sabemos que nem todos têm o dom da palavra para catequizar. Mas todos podem e devem dar bons exemplos, praticar boas obras principalmente de caridade, para modificar o ambiente  em que freqüenta.



Tenha um bom dia. José Salviano



Nenhum comentário:

Postar um comentário