.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 2 de junho de 2017

AUTENTICIDADE DOS ESCRITOS JOANINOS-Diácono José da Cruz

 03/06/2017
1ª Leitura: Atos 28, 16- 20.30-31

Salmo: 10  “Ó Senhor, Os Homens Retos Contemplarão A Sua Face”

Evangelho: João 21,20-25



                                                           " AUTENTICIDADE DOS ESCRITOS JOANINOS E ACEITAÇÃO DA COMUNIDADE"


Qualquer leitor do Novo Testamento percebe que o Evangelho de João é totalmente diferente dos sinóticos. Considerando-se que os evangelhos são frutos de uma experiência de vida das comunidades, conclui-se que a Comunidade Joanina era atípica e as desconfianças eram muitas. Falava-se em Gnosticismo, por causa do modo de João escrever sobre Jesus, usando uma alta Cristologia que realçava sua Divindade. O fato é que  este capítulo 21, que foi acrescentado ao Evangelho, quando João já tinha morrido, atesta a autenticidade do Evangelho, e aceita no seio da Igreja esta comunidade Joanina, que tinha captado na essência o que era o verdadeiro Cristianismo.
A pergunta de Pedro a Jesus: "Senhor, e este? O que será dele?", demonstrava a desconfiança que a Igreja Tradicional de Jerusalém tinha em relação àquela comunidade. Era como se perguntasse: "Podemos confiar nesta comunidade de João? O que será que vai acontecer com ela?".
A resposta de Jesus a Pedro:  "Que te importa se eu quero que ele fique até que eu venha?", pode ser vista como uma alusão à autenticidade da comunidade, que faz parte da Igreja e com ela permanecerá até a sua volta. Mas não é só isso. O próprio texto traz uma razão muito simples para confirmar a autenticidade do escrito Joanino: o autor era íntimo de Jesus e, na última ceia, estava com a cabeça recostada em seu peito (sinal de intimidade). Portanto quem viveu esta experiência tão íntima com Jesus, amando-O e sentindo-se amado, pode escrever com autoridade sobre Jesus, da mesma forma que Jesus fala do Pai, porque com Ele está intimamente unido pelo Amor. E uma afirmação joanina poderia concluir esta reflexão assim: "Deus é amor....Só quem ama pode dizer que conhece a Deus...."
Muito mais do que simplesmente comprovar a autenticidade do escrito joanino, este Evangelho ensina que a única forma de conhecer a Deus e viver em comunhão com Ele, para que possamos  falar dele com conhecimento de causa, é vivermos no Amor, exatamente como o evangelista João que fez esta experiência profunda da essência de Deus, que é o Amor. (Diácono José da Cruz – E-mail jotacruz3051@gmail.com)
Revisor: Prof. JCBarbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário