.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 27 de junho de 2017

-AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS-José Salviano

13º DOMINGO DO TEMPO COMUM
2 de Julho de 2017
Cor: Verde
Evangelho - Mt 10,37-42

Quem não toma a sua cruz não é digno de mim.
Quem vos recebe a mim recebe.

Naquele tempo, disse Jesus a seus apóstolos:
37Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim,
não é digno de mim.
Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim,
não é digno de mim.
38Quem não toma a sua cruz e não me segue,
não é digno de mim.
39Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la.
E quem perde a sua vida por causa de mim,
vai encontrá-la.
40Quem vos recebe, a mim recebe;
e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.
41Quem recebe um profeta, por ser profeta,
receberá a recompensa de profeta.
E quem recebe um justo, por ser justo,
receberá a recompensa de justo.
42Quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca,
a um desses pequeninos, por ser meu discípulo,
em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa.'
Palavra da Salvação.(CNBB).

Jesus disse que que ama seus pais e familiares mais do a Ele não é digno dele.  Isto por que devemos amar a Deus sobre todas as coisas, sobre todas as pessoas. Devemos amar a Deus mais do que amamos o celular, o computador, o videogame, a namorada, o namorado, até os nossos pais.
Jesus hoje está falando para todos nós, mas principalmente para os seminaristas. Eles deixarão o carinho e a companhia dos seus pais, para ingressar no pelotão dos soldados de Cristo, a serviço do Reino. Mais do mesmo modo, aqueles que não são seminaristas, também irão largar os pais quando se casam.
E como devem largar! Ai daquela jovem ou daquele jovem que não conseguindo viver sem os pais, depois de casados, continuarem permitindo a permanência e a intromissão dos pais principalmente da sogra nas suas vidas. A experiência tem mostrado que isso é causa de grandes problemas, inclusive de separações.

Largar tudo e seguir Jesus, não significa que devemos queimar nossas roupas, nossa casa, dar o carro, a moto para os pobres, etc.
É claro que precisamos de tudo isso além de outras coisas para nos movimentar, nos transportar, enfim, nos permanecer neste mundo.
O que que Jesus está querendo nos dizer é que tem gente que ama muito mais as pessoas e as coisas, do que o seguimento do Evangelho, ou seja, do que a Deus.
Podemos ter coisas, porém, o que não devemos, é substituir Deus por essas coisas. Não devemos preferir estar com os nossos bens materiais, no nosso conforto, em vez de buscar a Deus.
Deus acima de tudo. Podemos e devemos usar tudo o que Deus nos deu, para o serviço do Reino de Deus, para trabalhar na nossa missão de evangelizar.
Devemos usar os nossos bens materiais, como se não os estivéssemos usando. Isto é, não nos apegando a eles.
TOMAR A NOSSA CRUZ E SEGUIR JESUS – Quantas cruzes nós temos? Temos de carregar a cruz de tolerar um vizinho arrogante, abusado, ameaçador; temos de carregar a cruz de tolerar o cachorro de outro vizinho que não para de latir; temos de carregar a cruz de trabalhar tanto, suportando humilhações, para ganhar um mísero salário; temos de carregar a cruz dos nossos sofrimentos físicos, das nossas doenças; precisamos carregar a cruz de um marido que bebe, de uma esposa doente, de um filho que entrou nas drogas, de uma filha que  se engravidou de forma indesejada. São muitas cruzes que temos de carregar com paciência nesta vida passageira, entregar este sofrimento a Deus, para que um dia sejamos menos indignos de receber o prêmio eterno.
Temos outras grandes cruzes que não podemos nos livrar delas. São as cruzes políticas, são os que mandam nos destinos da nação e que só visam os seus interesses, prejudicando os miseráveis, os humildes, os que não têm para onde correr.
Temos de suportar todas estas cruzes, e muitas outras, e seguir a Jesus. Pois somente ele pode aliviar o peso de todas estas cruzes, e nos conduzir a uma vida futura na qual vamos desfrutar de todas maravilhas, prometidas por Ele!
QUEM PROCURA CONSERVAR A SUA VIDA VAI PERDÊ-LA. Infelizmente existem muitos de nós que não acreditando na existência de uma vida além da morte, buscam de forma alucinada, desfrutar de tudo o que têm direito nesta vida terrena e passageira. Curtem o prazer carnal de forma pior que os animais, comem, bebem até cair, e como bebem!
Vivem o presente, sem se importar com as consequências, as quais não tardam a chegar. São os estragos causados à saúde pelo comer errado, e pela bebida, isso sem falar nas drogas.
Assim, eles morrem cedo, e o pior, morrem despreparados para merecer a glória eterna. ELES PERDEM AS SUAS VIDAS! Rezemos por eles.
Ao contrário, aqueles e aquelas como é o caso dos sacerdotes que perderam suas vidas terrenas, doando-se pela causa do Reino, estes VÃO GANHAR A VIDA! A VIDA ETERNA, COM TODA CERTEZA, POIS ISSO FOI UMA DAS PROMESSAS DE CRISTO!
QUEM VOS RECEBE, A MIM RECEBE – vamos receber bem o sacerdote em nossa casa, vamos acolher o nosso irmão necessitado, vamos ser educados e caridosos com todos aqueles que trabalham pelo Reino de Deus, e pelo bem de toda a comunidade, aqueles e aquelas que são sinceros, e comprometidos com o bem estar daqueles que passam necessidades, como por exemplos, os que se ingressam nas ONGs, para ajudar os irmãos que estão em situações de extrema necessidade.
“Quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa”.
Aqui, Jesus não só está falando dos pequeninos desabrigados e famintos seguidores do Evangelho, mas, acima de tudo, Ele está falando especialmente para os seus escolhidos, como é o caso dos sacerdotes, cujo sustento está por nossa conta.
Não sejamos mesquinhos na hora da coleta. Pensemos no sustento dos padres, e nas palavras de Jesus. Sejamos caridosos, e conscientes do nosso dever. Mas não só pensamos na recompensa prometida por Jesus. Pensemos e agimos de acordo com a nossa consciência cristã.
  






“Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, 
tome a sua cruz e me siga”.
Minhas irmãs, meus irmãos.  Vamos seguir Jesus. Porque ser cristão, é imitar, é seguir Jesus.

CRISTO NÃO VIVEU A SUA VIDA PARA SI, MAS SIM, PARA NÓS.  Cristo é um MODELO de vida a qual devemos seguir.
Naqueles tempos, os discípulos e muitos seguiam Jesus, para ouvir a sua palavra e para serem curados de seus males físicos. Hoje, nós seguimos a Jesus, copiando e repetindo a sua vida, o seu modo de viver.

A VIDA TODA DE JESUS FOI MISTÉRIO:
MISTÉRIO DA ENCARNAÇÃO – O Filho de  Deus escolheu uma virgem especial para por meio dela vir ao mundo.
MISTÉRIO DE REVELAÇÃO do poder do Pai na sua pessoa: e isso foi feito através dos sinais, ou dos milagres. “Quem me viu, viu o Pai”.
MISTÉRIO DA REDENÇÃO: Ou mistério da salvação da humanidade que veio ao mundo através de Jesus Cristo. Através da sua palavra que nos purifica, e através da Igreja criada por Ele onde encontramos tudo o que necessitamos para nos salvar.
Cristo é o nosso advogado junto ao Pai. E felizmente, é Ele que irá nos julgar.
Hoje, seguir Jesus, significa IMITAR JESUS. JESUS É O MODELO A SER SEGUIDO. O modelo perfeito, que nos convida a segui-lo sem restrições. Ele convida-nos a despojar de tudo para acompanhar os seus passos nesta caminhada terrestre, a fim de contribuir pela salvação da humanidade, e de conquistar a vida eterna. E fazendo isso, nós estamos servindo a Jesus. E servir Jesus é o mesmo que servir o Pai.
E por tudo isso seremos honrados pelo Pai.
Jesus Cristo foi e será sempre o NOSSO MODELO a ser imitado e seguido.
SUAS ORAÇÕES – Jesus orava para nos dar o exemplo. Vamos seguir Jesus!
SUA POBREZA – Jesus nasceu e morreu pobre. Sempre foi desapegado dos bens materiais. Não acumulou tesouros na Terra. Vamos imitá-lo!
Jesus não quer que sejamos miseráveis, mas sim, que tenhamos o necessário para uma vida digna, uma vida com abundância. 
O que não devemos ser, é apegados a esta vida e suas ilusões principalmente materiais, ao ponto de deixar Deus de lado.
Vamos nessa? Pois é a melhor escolha de vida.
Quem serve a Cristo será honrado pelo Pai Já pensou?



Por onde Jesus nadava, Ele era seguido, acompanhado por muita gente. Pessoas que buscavam principalmente o alívio dos seus sofrimentos através da cura. E depois de curados, muitos continuavam seguindo Jesus para ouvir suas belas palavras de conforto, e de esperança de vida. Jesus era manso e humilde, e se dirigia a todos com carinho e atenção.
Jesus não era como nós que muitas vezes tratamos os nossos irmãos com arrogância, com indiferença, e com falta de amor.
A nossa vida é um entrelaçamento de jogos de interesses. Somos gentis com quem nos interessa. Somos agradáveis com quem nos agrada, com quem nos atrai, com quem é do nosso nível social.
E por causa disso, não teremos nenhum mérito, segundo o que disse Jesus.  Se fores amáveis com quem vos são simpáticos, não tereis nenhuma recompensa. Os maus também agem assim.
O nosso mérito consiste em aturar os chatos, consiste em dar ouvidos e atenção aos que vivem na solidão e não têm com quem conversar. Nossa recompensa virá com certeza, pelo fato de ajudarmos aos que precisam da nossa força, da nossa atenção, da nossa contribuição, do nosso sorriso, da nossa AMIZADE DESINTERESSADA.
Como é bonito uma jovem, um jovem que tem pena de uma idosa, de um idoso, e os ajudam com os seus fardos, que os ajudam a carregar as compras, que os levantam quando caem, que os apoiam na hora do desequilíbrio dos seus corpos desgastados pelo tempo, etc.
Estes são jovens que sabem que um dia também ficarão velhos, e sem forças. São jovens que tiveram uma boa educação, e que veem nos idosos, as pessoas de seus pais, que veem nos idosos a sua própria pessoa envelhecida no futuro, e acima de tudo, são jovens bem intencionados, caridosos, sábios, inteligentes, prudentes, que veem nos velhos frágeis, a pessoa de Jesus Cristo.
Bem aventurados a todos que agem assim. Pois ao fazer isso, estão evangelizando através da ação, estão transformando este mundo em uma realidade melhor.
Felizes são todos os que se importam com os fracos, com os humildes, com os sem terras, sem tetos, sem médicos, sem comida, como o fez o Filho de Deus.
Feliz é aquele fazendeiro que, apesar dos protestos dos seus vizinhos, seus amigos ricos, entregou uma parte da sua fazenda para a construção de casas e para o plantio para os favelados. Essa foi uma grande caridade, uma grande ajuda para os pobres, e será também grande a sua recompensa nos Céus.
Todos nós devemos nos desapegar dos nossos bens materiais, e da família para que possamos seguir melhor a Jesus Cristo. Todavia, esse é um desapego parcial, isso porque precisamos de muitos bens para uma vida em abundância, assim como precisamos da esposa, do esposo, para a construção da família. É uma renúncia na qual usamos as coisas como se não as estivéssemos usando, ou seja, sem aquele apego insano, desenfreado, e IDOLATRADO.  Isso porque, muitos transformam certos bens como o carro, a mulher, o namorado, o cachorro, a moto, a casa em verdadeiros ídolos. LEMBRANDO QUE ÍDOLO É TUDO AQUILO QUE TOMA O LUGAR DE DEUS EM NOSSAS VIDAS.
Porém, no Evangelho de hoje, Jesus nos fala de UM DESAPEGO MAIOR, de UM DESAPEGO TOTAL E IRRESTRITO, Ele nos fala do desapego familiar e econômico em favor do Reino de Deus. Jesus está falando do SACERDÓCIO em si.
“ Qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!”
O sacerdote é aquele que largou tudo: família, bens materiais, e renunciou até a si mesmo. Ele renunciou o seu direito de ser pai, o seu direito ao prazer carnal, renunciou a tudo, para servir a Deus.
Por isso, o padre merece o nosso respeito, a nossa ajuda, o nosso carinho, a nossa companhia, a nossa atenção, o nosso apoio e principalmente, A NOSSA ORAÇÃO.
Lembremos que em toda ajuda que prestamos aos nossos irmãos, deve está  contida, incluída, a ORAÇÃO.  Precisamos não somente dar ajuda material, mas também, e principalmente rezar por ele, por ela.
Hoje seu amigo bateu à sua porta pedindo uma ajuda. Amanhã, poderá ser a sua vez de pedir a ajuda dele.
Ajude-o, mas não deixe de rezar por ele. Pois, com certeza a tribulação chega quando relaxamos na oração. Quando paramos de rezar o “bicho pega”. E esse bicho nada mais é do que o diabo!
Deus sabe de tudo o que precisamos. Porém, Ele fica esperando que nós lhe peçamos. Na oração o Pai Nosso tem os cinco pedidos das coisas principais que nós necessitamos pedir a Deus diariamente, a toda hora.
Deus está sempre disponível a nós, está sempre esperando os nossos pedidos, e acima de tudo, Deus está sempre esperando a nossa mudança de vida, a nossa conversão.

Vai! O que você está esperando?



Tenha um bom domingo.  José Salviano

Nenhum comentário:

Postar um comentário