.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 21 de junho de 2017

JESUS ENCORAJA SEUS APÓSTOLOS – Maria de Lourdes Cury Macedo.

JESUS ENCORAJA SEUS APÓSTOLOS – Maria de Lourdes Cury Macedo.
         Domingo, 25 de junho de 2017.
         Evangelho de Mt 10, 26-33.

         Jesus instrui seus apóstolos para que não tenham medo dos homens e pede que confiem nele.  Os apóstolos não devem temer as acusações falsas de seus perseguidores, pois a verdade e a justiça triunfam e se manifestam sempre. A verdade sempre aparece, sempre vem à tona, nunca fica escondida para sempre, um dia ela ressurge.
         Jesus sabia que eles seriam perseguidos, alguns mortos por causa do Reino, porque todos que assumem a missão de Cristo passam por incompreensões. E diante disso surge o medo como consequência. E o medo pode fazer a pessoa desistir da missão, daí Jesus dizer “não tenham medo”. Quem confia em Deus, quem tem fé, pode ser ameaçado, mas segue firme confiante porque está fazendo a vontade do Pai.
         Jesus recomenda que “Digam em plena luz, anunciem de cima dos telhados!” Os telhados das casas, na Palestina, tinham um terraço feito de argila batida ou de pedra. E, quando as casas eram baixas, era fácil e cômodo pregar dos telhados. Jesus recomenda que seus discípulos se apresentem com entusiasmo, preguem sua doutrina com ardor.
         Jesus recomenda não terem medo dos malvados, dos perseguidores, dos que exploram os outros, dos que praticam injustiças, dos que não querem ver o Reino acontecer, pois esses podem matar o corpo, mas não podem matar a alma e nem vencê-los. “Tenham medo, sim, daquele que pode fazer a alma e o corpo perecer no fogo infernal”. Encontramos em algumas traduções a palavra “Geena” para designar inferno. Geena era um vale perto de Jerusalém, uma grota, onde o fogo era permanente, pois lá jogavam lixo. Era considerado um lugar impuro e amaldiçoado. Por isso, usavam como figura do inferno, da condenação. Os apóstolos devem ter medo daquele que pode fazer a alma cair nesse vale, símbolos do fogo do inferno.
         Jesus usa uma comparação dizendo da insignificância dos pardais que não têm valor de compra e do cabelo da nossa cabeça, que não cai sem que Ele saiba ou permita. Se ele cuida dos passarinhos, cuidará muito mais dos Apóstolos que são seus filhos. “Vocês valem muito mais do que um bando de pardais”. É a Providência divina que se manifesta na vida dos homens. É “Deus conosco” para nos orientar, nos amparar e cuidar de tudo o que está relacionado com o ser humano.
         Jesus promete fidelidade a seus discípulos: “Se alguém se declarar a meu favor diante dos homens, eu me declararei a favor dele diante de meu Pai que está nos céus”. Jesus promete, Jesus cumpre, Ele é fiel as suas promessas, esse compromisso não será rompido por Jesus. Os apóstolos precisam é manter-se fieis em Jesus, porque “Aquele que me renegar diante dos homens, eu o renegarei diante de meu Pai que está nos céus”.
         Conhecemos o destino dos apóstolos do tempo de Jesus e da história da igreja. Sabemos que foram perseguidos, maltratados, injuriados, presos, mortos, martirizados. No entanto a doutrina de Jesus conquistou o mundo. Ele é a figura central da História da Humanidade.
         Diante de Jesus é impossível existir indiferença. Uns o odeiam, mas muitos o amam com grande amor e dão suas vidas por Ele. Quem conhece Jesus, O acolhe no seu coração com certeza vai dar sua vida por Ele. Por maior que seja a perseguição, os maus tratos, ninguém pode tirar a graça de Deus de nós, a amizade de Deus, a vida de Deus em nós, a graça santificante. Não há razão para temermos. Deus em sua Providência cuida de tudo.
Não precisamos ter medo de fazer o que Jesus nos pediu, anunciar a todos os povos o seu AMOR. Devemos sim anunciar, espalhar, propagar para o mundo todo saber que o nosso Deus nos ama e deu a vida por nós! Nossa missão é espalhar a Palavra, a esperança a todos, principalmente àqueles que vivem situações difíceis, de abandono, exploração e morte. São missões desafiadoras, mas os ensinamentos de Jesus devem ser repetidos de modo que todos ouçam, vejam e vivam. Nisto consiste a expressão de Jesus: “o que eu digo a vocês na escuridão, repitam à luz do dia, e o que vocês escutam em segredo, proclamem sobre os telhados”. O anúncio deve e precisa ser feito a todos os povos, raças e nações, ninguém pode ficar sem conhecer Jesus! Deus nos ama e se importa conosco, isso o mundo precisa saber. Se até os pardais são valorizados, quanto mais os seres humanos? Se até os fios de cabelo da nossa cabeça são conhecidos por Deus, quanto mais nossa vida e nosso coração? Deus nos conhece, nos ama e nos protege. Com essa certeza levemos adiante a nossa missão de evangelizar, Deus nos dará forças para enfrentarmos todos os obstáculos e situações que surjam para impedir que semeemos a semente do Reino nos corações dos irmãos. A confiança no amor de Deus é que nos fortalece e nos encoraja a seguir a missão que Jesus confiou aos seus apóstolos.
Somos hoje os apóstolos de Jesus, levemos com coragem e fé a mensagem de AMOR do Reino que ele veio estabelecer aqui na terra.

Abraços em Cristo!
Maria de Lourdes

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário