.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Por que temer os homens?-Helena Serpa


25/06/2017 - XII domingo do tempo comum  (ANO A)– 1ª. leitura Jeremias 20,10-13-  “O Senhor prova o homem justo”
Assim como o profeta perseguido, nós que estamos a serviço de Deus, também podemos passar pelo crivo das pessoas. Há momentos em que todos os amigos observam as nossas falhas para ver se cometemos algum engano. Isto é real e atual mesmo dentro da nossa casa, principalmente com as pessoas que ainda não encontraram o sentido maior da vida, pois não experimentaram a força e o amor de Deus. Consequentemente, elas confundem o desejo de que essas coisas também possam acontecer na sua vida, com sentimentos de inveja. Na verdade, elas nos “admiram” e querem também fazer tal experiência. Como ainda não conseguiram e não nos entendem, nos acusam. Inadvertidamente, porém, nós caímos na tentação e nos angustiamos porque achamos que somos perseguidos. “Mas o Senhor está ao meu lado como forte guerreiro”, diz o profeta. Esta tem que ser a nossa certeza. Ele está do nosso lado e combate por nós, portanto, somos mais que vencedores. O Senhor prova o homem justo e vê o seu coração. Ele salva a vida do homem que é perseguido por causa da justiça, por isso, não precisamos cair no laço dos inimigos que espalham o medo em nosso redor. Eles se cobrirão de vergonha. – Você costuma discutir religião? – Qual é a sua reação quando nota que alguém está vigiando as suas ações para vê-lo (a) cair em contradição? – Você confia nas sugestões do Espírito Santo?

Salmo 68 – “Atendei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor!”
O salmista eleva a Deus sua oração pedindo proteção por causa da perseguição que ele sofre. O tempo em que somos perseguidos e atribulados é um tempo favorável a que procuremos o Senhor Deus. O nosso coração quando é acrisolado, isto é, purificado, é também renovado e reestruturado. Pois nosso Deus atende às preces dos seus pobres e não despreza o clamor dos que sofrem. Quando servimos ao Senhor com zelo e amor pela sua causa Ele opera em nós uma obra  de reconstrução.

2ª. leitura - Romanos 5, 12-15 – “ o dom de Deus se derrama em abundância sobre nós”
A graça de Deus é muito maior que o pecado que entrou no mundo trazendo a morte como consequência pela desobediência de um homem, Adão. Com muito mais largueza, através da obediência de um só homem, Jesus Cristo, o dom gratuito de Deus nos foi concedido. Com o pecado entrou a morte que passou para todos os homens; com a graça de Deus, entrou a vida eterna, que consiste em estar constantemente na presença do Senhor. O dom da graça de Deus concedido através de um só homem, Jesus Cristo, se derramou sobre todos nós e é muito maior que a falta de Adão. Isso para nós é motivo de muita alegria! Portanto, não podemos parar no pecado nem na morte, mas precisamos nos fixar na graça e na salvação que Deus planejou para nós. Mesmo conscientes de que somos pecadores, nós temos a vantagem de termos sido justificados pelo próprio Filho de Deus. Por isso, todas as vezes em que caímos em tentação, nós sabemos que temos um justo juiz o qual não nos julga segundo as nossas faltas, mas nos acolhe com o Seu coração clemente. A Lei do Senhor é o amor e a Sua justiça é a Sua misericórdia. – Você tem consciência de que não pode morrer nos seus pecados? – Você costuma se instalar nos seus vícios achando que não há saída?  - Você entende o plano de salvação de Deus? – Isso  (a) deixa mais confortável?

Evangelho – Mateus 10, 26-33 – “Por que temer os homens?”
Os homens matam o corpo, mas não podem fazer nada com a nossa alma, pois só o Pai que conhece tudo a nosso respeito tem poder para nos condenar. Neste Evangelho Jesus nos ensina a enfrentar os desafios da nossa caminhada, sem ter medo do que poderá nos acontecer. O Pai, que nos fez e sabe até o número dos nossos cabelos está vendo todas as coisas e nos revelará os Seus planos contra as nações, isto é, contra os nossos pecados, nossos medos, nossas iniquidades e até mesmo as pessoas. Dependemos de Deus, pois, na Sua onisciência, é o único que tem capacidade para nos julgar. Tudo, um dia irá ser revelado e a verdade é vencedora, por isso, por mais que tentemos não podemos fugir de Deus. Ao contrário, confiando na Sua misericórdia devemos cada vez mais nos expor a Ele, nos abrir, nos revelar e dar testemunho Dele diante dos homens. Se estivermos firmes nesta verdade, não poderemos mais ter vergonha de declarar diante dos homens o testemunho do que se passa na nossa vida, de como somos libertados do mal e de como nos sentimos felizes apesar de todas as tribulações. Negar a Deus diante dos homens é envergonhar-se de ser filho do Pai, é recolher-se, é omitir-se, é colocar os interesses acima dos interesses de Deus. Se negarmos a Jesus diante dos homens com as nossas contradições de vida, com o nosso contra testemunho, ai de nós, seremos também negados diante do Pai que está nos céus. - O seu testemunho é coerente com o que Jesus prega no Evangelho? - Você tem consciência de que Deus vê tudo o que faz, conhece o que você pensa e escuta o que você fala? - Diante dos homens você tem negado Jesus ou tem  se declarado a seu favor?  – Você tem vergonha de falar em nome de Jesus? – Você acha que pode esconder-se de Deus? – O que você teme?



Nenhum comentário:

Postar um comentário