.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Deus é o Senhor do tempo e da história-Helena Serpa

24/06/2017 - sábado  - Natividade de São João Batista,
1ª Leitura – Isaías  49,1-6  – “chamados desde o Batismo”
A Palavra do Senhor é uma lâmpada que ilumina os passos da nossa caminhada aqui na terra e, por isso, devemos tomar posição dentro das diversas circunstâncias que os textos nos apresentam. Portanto, neste dia em que comemoramos a natividade de São João Batista a leitura de Isaías nos leva a tomar posse do nosso chamado e meditar sobre como podemos cumprir com a nossa missão a fim de, também, poder afirmar como o profeta:  “o Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome”.  Ele disse-me: “Tu és o meu servo”.  Somos, então, motivados a refletir sobre a convocação que Deus nos fez antes mesmo do nascimento, quando ainda estávamos no ventre da nossa mãe. Assim sendo, será mais compreensível perceber que o Senhor tem um plano para cada um de nós e que, para todos, há um alicerce único no projeto que Ele idealizou: sermos, Seus servos e Suas servas, cooperadores na construção do Seu reino. Todavia, muitas vezes, mesmo tendo acesso e lendo a Sagrada Escritura, nós nos pomos à margem e nos excluímos da Sua mensagem, porque entendemos que tudo aconteceu no passado.     O nosso chamado aconteceu no nosso Batismo, assim sendo, cada um de nós que somos batizados (as) em nome de Jesus fomos também escolhidos (as) para ser luz das nações e manifestar na terra a glória de Deus. Cada pessoa a quem encontramos é uma nação que precisa conhecer a salvação. E cada um de nós recebeu do Senhor o poder para extirpar e destruir, para construir e plantar, porque é Ele quem nos garante: “Eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até os confins da terra!” Somos, portanto, esses (as) servos (as), escolhidos, preparados e designados pelo Criador a fazer muito mais do que simplesmente existir. Todos nós temos um papel importante na obra de Deus no mundo e os confins da terra significam todos os lugares por onde nós passamos. – Você consegue se inserir nesse contexto? – Você assumiu o seu papel de servo (a) de Deus? – Você sabia que através das suas ações, do seu testemunho a glória de Deus se manifesta aqui na terra? –   Você tem medo de falar em Nome de Deus?


Salmo 138 – “Eu vos louvo e vos dou graças ó Senhor, porque de modo admirável me formastes!”
Este salmo canta a maravilha que é o homem, tecido por Deus no seio de sua mãe, de quem Ele não se afasta e que percebe todos os seus passos. É o reconhecimento da criatura à ação do Criador que o fez de modo maravilhoso. Quando nós rezamos com este salmo compreendemos a grandeza do amor de Deus por cada um de nós que é infinito e, por isso,  nos sentimos cada vez mais protegidos (as) e assistidos (as) por Ele. Assim, temos a certeza de que mesmo que passemos por situações de morte,  há Alguém que nos acompanha para nos conservar vivos (as).

2ª Leitura -   Atos 13, 22-26 – “o poder de Deus age em nós”

 Paulo pregava aos judeus uma mensagem de salvação que tinha como fundamento o testemunho de João Batista que veio ao mundo preparar o caminho para Jesus. Ele pregava um Batismo de conversão a fim de que as pessoas tivessem conhecimento pleno de que a Salvação estava próxima e consistia em que eles aceitassem a Jesus, da descendência de David  e enviado pelo Pai. João Batista, portanto, tinha inteira consciência do seu papel, por isso, esclarecia:  “depois de mim vem aquele do qual nem mereço desamarrar as sandálias”. A nossa missão aqui na terra, como cristãos convictos, é também abrir caminho para que todos conheçam a Jesus e encontrem a salvação e o sentido para suas vidas. Porém, precisamos ter consciência de que, pelo fato de estarmos a serviço de Deus, não podemos nos considerar mais importantes nem melhores do que os outros. Como João Batista, devemos reconhecer a nossa limitação e estar convencidos de que tudo o que possuímos e o que realizamos é uma decorrência do poder de Deus agindo em nós. -  Você também já assumiu a sua missão de precursor (a) de Jesus? -  Você tem aberto caminhos para Jesus entrar no coração de outras pessoas? – Você é um referencial dentro da sua família?

Evangelho -   Lucas 1, 57-66.80 – “ Deus é o Senhor do tempo e da história.”


Meditando no acontecimento do nascimento de João Batista, relatado por São Lucas, nós nos apossamos da verdade de que a nossa Salvação está próxima e que Deus é o Senhor do tempo e da história. Percebemos neste episódio a intervenção direta do Senhor na vida de Zacarias e Izabel que os instruiu  e formou para que Seu plano salvífico fosse realizado quando da chegada do Messias. João Batista, portanto, foi predestinado, desde a sua concepção, a vir ao mundo realizar a missão de precursor de Jesus. Por isso, fatos extraordinários aconteceram com seus pais, os quais já idosos experimentaram a grande manifestação do poder do alto. Percebia-se entre Isabel e Zacarias uma sintonia perfeita, por isso, quando ele nasceu o seu nome foi suscitado no coração dos dois, embora houvesse outras sugestões. Assim também o Senhor faz conosco. Ele pensa em todos os detalhes para que o Seu plano de Salvação se realize na nossa vida e nos prepara para que possamos acolher o Messias, Aquele que veio para nos salvar e dar vida plena. Assim como designou um nome para João Batista, Deus também pensou no nosso nome, que também pode designar a missão a que somos chamados a desempenhar.  O plano de Deus para nós também pode se revelar a partir do significado do nosso nome e mesmo que não tenhamos conhecimento o Senhor nos motiva, pois Ele sabe de tudo a nosso respeito.  No dia em que nascemos todos ficaram alegres com a nossa chegada, mas somente o Senhor sabia verdadeiramente qual seria a nossa missão aqui na terra.  O nome pelo qual somos evocados é muito importante, pois divulga a nossa identidade como pessoa humana, mas também como filho (a) de Deus batizados em Nome de Jesus.  Todos nós também podemos nos considerar um João Batista, alguém que é muito importante para o reino de Deus! - Você já pensou nisso? - Você sabe o que significa o seu nome? - Pergunte ao Senhor qual é a sua parte no plano Dele?  - Será que você já está vivendo dentro deste plano? - Você tem paz e serenidade em relação a quem você é e faz? - Você tem dúvidas? - Converse com Deus sobre isto!

5 comentários:

  1. Gosto muito dos seus comentários. Uso ele para meu programa de radio.

    ResponderExcluir
  2. Suas relexoes são muito boas, ajuda-me muito a organizar minhas pregações para as Celebraçoes que presido.

    ResponderExcluir
  3. NOSSO DEUS E NOSSO PAI PERDAO POR MEUS PECADOS E PELOS PECADOS DO MUNDO,OBRGADO POR TUDO QUE SOU POR TUDO QUE TENHO,IRMAOS E IRMAS QUE A PAZ ESTEJA COM TODOS AMEM

    ResponderExcluir
  4. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir
  5. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir