.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 13 de junho de 2017

--Não vires as costas a quem te pede emprestado- José Salviano

19 de Junho de 2017
Cor: Verde
Evangelho - Mt 5,38-42

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
38Ouvistes o que foi dito:
'Olho por olho e dente por dente!'
39Eu, porém, vos digo:
Não enfrenteis quem é malvado!
Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita,
oferece-lhe também a esquerda!
40Se alguém quiser abrir um processo
para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto!
41Se alguém te forçar a andar um quilômetro,
caminha dois com ele!
42Dá a quem te pedir
e não vires as costas a quem te pede emprestado.
Palavra da Salvação. (CNBB).

Jesus hoje nos aconselha a não reagirmos na hora do assalto. Se bem que muitos morrem ou são feridos mesmo sem reagirem, e que muitos que reagiram já conseguiram se livrar do assaltante, é um grande perigo fazer movimentos bruscos, ou mesmo reagir na hora que somos abordados por um assaltante. É bom avisar em que bolso está o dinheiro que vamos pegar, para que ele não pense que vamos pegar uma arma.
“Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto!”
Em uma sociedade administrada de forma injusta, onde a autoridade defende os direitos dos mais fortes, é algo comum os mais fracos recorrerem a violência para conseguir a sua sobrevivência. A concentração da renda nas mãos de uma minoria, ocasiona uma reação dos injustiçados, que é maioria, contra os que ganham ou conseguem muito dinheiro fácil.
Jesus hoje no diz que não devemos enfrentar os malvados, não devemos enfrentar os nossos inimigos, usando a mesma arma que ele usa contra nós. Pois assim estaremos demonstrando que o estaremos imitando, que ele é o nosso mestre em violência, que ele é quem sabe das coisas.
O nosso Mestre é Jesus. E Ele nos diz para andar dois quilômetros, quando um malvado nos obrigar a andar um.
Jesus nos disse para dar a outra face, quando alguém nos bater na cara.  Porém, é verdade que que no dia em que o soldado bateu na sua face, Ele, Jesus, perguntou: por que me bates? Naquela ocasião, Jesus em vez de mostrar o outro lado para que o soldado batesse mais, Ele mostrou a outra face da moeda, dizendo mais ou menos assim: Se eu só fiz o bem, então porque me bates?
Às vezes ou quase sempre, precisamos mostrar a outra face da moeda aos nossos agressores, podemos dizer a eles, sem violência como eles o fazem, que o nosso agir não está errado. Então, porque eles nos agridem?
A nossa atitude de não violência, de não responder a uma agressão com a mesma moeda, do mesmo jeito que fomos atingidos, desarma os nossos agressores, de modo que num futuro bem próximo, eles poderão cair na realidade dos fatos, na crueldade do seu modo de agir, se arrepender, e até, quem sabe, chegar à conversão.
Vingança gera mais violência, e a coisa pode terminar em morte, incêndio, cadeia.
Aquele ou aquela que tomou a iniciativa de nos prejudicar, de nos maltratar, de nos perseguir ou mesmo de nos agredir fisicamente, não o fez por vingança, mas sim, por algum problema mental, por um impulso malvado, por uma grande tentação do demônio, ou por se sentir acuado, ou coisa desse tipo. Ao contrário, quando nós retribuímos com a mesma força, com as mesmas armas, estamos sim, agindo por VINGANÇA.
E, é claro, que o agressor não vai deixar por menos, e como não tem nada a perder, poderá nos agredir de forma fatal e terminal, causando a nossa morte. Em outras palavras, não enfrentemos os malvados pois eles não têm nada a perder. Nós temos. Temos a nossa família, a nossa vida, e principalmente, temos uma alma para ser salva.
Amemos uns aos outros, até os nossos inimigos. Foi Jesus quem disse isso. Ele recomenda para que rezemos pelos nossos inimigos. Isso não é fácil para muitos. Mas para Deus nada é impossível. E quando o seguimos, também conseguiremos fazer coisas incríveis!

Um outro ponto muito importante para reflexão do Evangelho de hoje, é o fato de que muitos fogem daqueles que possivelmente poderão lhe pedir algo, pois estão passando por necessidades.
“Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado.”
Ao nos dizer isso, Jesus está querendo nos avisar que a nossa salvação depende dos nossos irmãos. Ou seja, depende do modo pelo qual nós tratamos os demais, principalmente os necessitados. É comum, a gente se aproximar dos líderes, dos vencedores, dos importantes, e até oferecer-lhes os nossos talentos, colocar os nossos bens a sua disposição, pois sabemos que qualquer favor que lhes façamos, teremos um retorno. Dessa forma, tudo o que se faz pelos ricos se reverte em INVESTIMENTO SEGURO.
Por outro lado, quanto aos pobres, muitos acham que não se deve fazer nenhum tipo de favores, pois estaria desperdiçando recursos, pois eles não lhes retornariam.
ENGANAM-SE! Pois o melhor         INVESTIMENTO é a ajuda que fazemos àqueles que precisam. Pois “quem dá um na Terra receberá cem no Céu” .
Tenha um bom dia. José Salviano.




2 comentários:

  1. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir
  2. Sempre agi dessa maneira procurando aos menos favorecidos e tenho retorno divino em abundância.Dou d coração ñ espero nem o obrigado.Nice 19-7-2017 Aiquara-Ba

    ResponderExcluir